Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Imagem em alta resolução, clique aqui.

 Release
28/10/2011
CERTIFICAR SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE BENEFICIA A TODOS

Alexandre Xavier*

Como forma de assegurar à sociedade maior confiabilidade na reparação veicular, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) publicou recentemente a portaria nº 301, que obriga fabricantes de diversos componentes automotivos a certificar os produtos para a comercialização no mercado de reposição.

Muitos desconhecem, mas para que a certificação do produto seja realizada, o Inmetro exige também que a indústria tenha ou faça a implementação de um sistema de gestão da qualidade, baseado nas já conhecidas normas ISO 9000. A exigência faz sentido. Não é possível certificar uma autopeça sem que ela passe por processo produtivo padronizado e controlado, para facilitar a identificação de possíveis desvios na qualidade do produto.

Assim, possuir ou implementar sistema de gestão da qualidade é o primeiro passo para ter produto certificado. Porém, é possível fazer mais. Esta é excelente oportunidade para a empresa investir num robusto sistema de gestão da qualidade, certificado, que significa ir além das exigências do Inmetro.

Isso traz muitas vantagens para a sociedade, para o consumidor e para a indústria, pois certificar o sistema de gestão da qualidade é uma garantia a mais de que o processo, como um todo, funciona como um relógio aferido, pois periodicamente passa por auditorias de acompanhamento para conferir a conformidade.

Nós, do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, somos especialistas em certificação de produtos e sistemas no setor automotivo, pois fomos fundados pelos órgãos máximos do segmento: Anfavea, Sindipeças, Sindirepa, além de entidades da área automotiva e órgãos governamentais. Somos acreditados pelo Inmetro, o que significa dizer que fazemos o trabalho conforme suas exigências.

Assim, na hora de contratar a certificação do produto, o IQA recomenda também certificar o sistema de gestão da qualidade, pois ao realizar ambas certificações, a indústria ganha em tempo. Isso porque na maior parte dos processos de certificação do produto, a empresa passa inevitavelmente por auditoria no sistema de gestão da qualidade que, se for devidamente certificado, é apenas documental. Do contrário, existe todo procedimento a ser realizado, exigindo a realização de auditorias periódicas.

Além disso, se ambas as certificações forem realizados com o IQA, o processo de certificação do produto fica mais ágil ainda, pois é possível alinhar os procedimentos de auditoria de uma só vez, em prazos pré-estabelecidos. No final das contas, todos ganham: indústria, consumidor e sociedade. Pense nisso.

*Alexandre Xavier é gerente de Novos Negócios e Marketing do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 7672-7107

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Alexandre Xavier é gerente de Novos Negócios e Marketing do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308