Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Jornalista credencie-se antecipadamente até 25/08.
Acesse: https://icongresso.newsae.itarget.com.br/estacao/index/index/evento/2356 ou no local do Simpósio

 Release
25/08/2023
ARTIGO - Nacionalização é o caminho para vantagem competitiva

Por Leandro Pires*

Os resultados incontestáveis da produção agrícola no Brasil e os avanços tecnológicos para mais eficiência das máquinas nos levam ao debate sobre o desenvolvimento de estratégias de nacionalização para o aumento de competitividade da cadeia de suprimentos da indústria do agronegócio.

Nos últimos anos a participação do País na manufatura global foi reduzida, com resultados prejudiciais nos empregos, novas tecnologias e investimentos, além da própria atividade industrial e da economia brasileira, efeitos agravados pela pandemia e pela guerra no leste europeu, ameaça global à geração de produtos e comércio internacional de insumos.

Na tentativa de recompor cadeias de produção, setores mais afetados por falta de peças e de matérias-primas se vêm na corrida para reduzir a dependência do fornecimento de componentes importados e da exposição cambial, que pressiona as compras internacionais.

Essa questão tem estimulado a volta da produção de produtos e componentes no País, assim como a busca de novas fontes de fornecimentos de tecnologia. No pós-pandemia as nações desenvolvidas foram as primeiras a levar a indústria de volta a seus territórios, na percepção da importância de manter fábricas perto dos consumidores e depender menos da logística globalizada.

Nesse contexto, o potencial do Agronegócio brasileiro que conta também com capital intelectual e uma indústria estabelecida mostra-se como uma oportunidade para o fortalecer nossa cadeia de suprimentos, fomentar inovação e por em prática projetos que incentivem fornecedores locais e gerem o ambiente propício para a competitividade e para um futuro com exportações não apenas de commodities, mas também de tecnologia.

Acreditamos que a oportunidade de mercado e a escala de crescimento são grandes o suficiente para desenvolvermos tecnologias, ganharmos competitividade e gerarmos valor.

Não por acaso destacamos esse tema no 15º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, a partir da visão de especialistas, da expectativa das montadoras e da experiência bem-sucedida de fornecedores sobre a ideia de nacionalização maior de componentes, que enxergamos como meio para o salto de qualidade e competitividade da nossa indústria em nível internacional.

*Leandro Pires é diretor da SAE BRASIL Seção Regional Porto Alegre

15º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas – 30/08/2023
Centro de Convenções FIERGS - Av. Assis Brasil, n° 8787– Porto Alegre – RS
https://saebrasil.org.br/eventos/15o-simposio-sae-brasil-de-maquinas-agricolas-secao-porto-alegre

PROGRAMAÇÃO

7h45 - Credenciamento e café com networking na Mostra Tecnológica
8h45 – Solenidade de Abertura

Palestras
9h – Palestra de abertura: Localização e Competitividade: O próximo salto adiante, por Antonio Carrere – presidente da John Deere Brasil (Chairperson do evento)

9h35 - Cenários para o Agronegócio Brasileiro: Desafios e Oportunidades, por Carlos Cogo, sócio-diretor da consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio

10h25 – Q&A. Mediadora: Roseane Campos, Global Harvesting Brand Governance Director and Multi-brand Governance South America Region da AGCO América do Sul

10h50 – Debate: Tendências de produtos e soluções – A visão das montadoras

Convidados: Mauricio Menezes - Gerente de Marketing – LatAm da John Deere; Flávio Rielli Mazetto, diretor de Marketing de Produto da New Holland; Rafael Antonio, diretor Comercial da Valtra/AGCO; Alexandre Stucchi, diretor de Vendas da Massey Ferguson / AGCO; Wanderson Tosta, diretor de Marketing da Jacto; Lauro Rezende, gerente de Marketing de Produto Tratores Latam na CASE IH – CNH Industrial Brasil. Mediador: Daniel Zacher, diretor geral na Tekter Consultoria

11h55 - Almoço networking na Mostra Tecnológica

13h20 – Debate: Cadeia de suprimentos - Localização e competitividade

Convidados: Regis Tiecher, diretor de Suprimentos América do Sul da Jonh Deere; Carlo Martorano, VP de Compras América do Sul e Massey Ferguson Global na AGCO; Cláudio Brizon, diretor de Compras & SQE da CNH Industrial para América Latina (CNH); Henry Carlo, gerente de Suprimentos da Kuhn. Mediador: Fernando Bulcão, diretor de Vendas OEM América Latina na Danfoss Power Solutions

14h25 - Café networking na Mostra Tecnológica
15h – Palestra: Reindustrialização e a cadeia de suprimentos no Brasil, por Pedro Estevão Bastos de Oliveira, membro do Conselho de Administração e presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da ABIMAQ
15h25 - Debate: Desafios de Localização de Tecnologia

Convidados: Tiago Pirolli, diretor de Operações da Danfoss Power Solutions; Lucas Alexandre Mello Werner, gerente de PD&I da Bruning Tecnometal; Bruno Salmeron, diretor de Operações da Schulz. Mediador: Francisco Scartazzini, gerente Comercial da Janus & Pergher

16h30 - Encerramento



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
*Leandro Pires é diretor da SAE BRASIL Seção Regional Porto Alegre
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308