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 Release
17/08/2023
Unicamp vence 2º SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge

Protótipos movidos a célula a combustível construídos por estudantes enfrentaram o desafio de 03 a 06/08, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (SP

São Paulo, agosto de 2023 – A equipe Unicamp Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas (SP), conquistou o primeiro lugar no 2º SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge na classificação geral, seguida Mauá Racing H2 (Baja), do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), segunda colocada, e TEC H2 Racing, do Senai Cimatec (BA), que ficou em terceiro lugar entre as equipes Sênior (que competem desde 2020), com um Fórmula.

Entre as equipes Júnior inscritas a 1ª colocada foi a Hybrid Fórmula, da Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG), que venceu as equipes apresentando projetos aprovados em cinco etapas classificatórias, ganhou também o prêmio de equipe com a maior porcentagem de mulheres - 50% dos membros.

Com essa conquista a Unicamp Baja SAE faz o bicampeonato na SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge. A equipe foi primeira colocada ano passado na classificação geral por ter desenvolvido, construído e rodado o primeiro Baja movido a célula a combustível hidrogênio (H2) do mundo. Igualmente a Mauá Racing, vice-campeã este ano, foi segunda colocada no desafio 2022 pelo projeto Baja H2.

Segundo Monica Saraiva Panik, mentora de Energia a Hidrogênio da SAE BRASIL e coordenadora do desafio, as equipes vencedoras da categoria sênior (Unicamp, Mauá e Senai-Cimatec) participaram de todas as provas e demostraram maturidade tecnológica em todas as etapas. Ela destaca a Mauá Racing, que desenvolveu seu próprio conversor DCDC (circuito eletrônico que converte uma tensão ou corrente contínua de determinada amplitude, em outra tensão ou corrente contínua com amplitude diferente).

A competição - Com dez equipes inscritas de cinco Estados brasileiros, quatro protótipos Fórmula SAE e seis Bajas, movidos a célula a combustível a 2ª Competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge foi realizada de 03 a 06 de agosto no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em paralelo à tradicional 19ª Competição Fórmula SAE BRASIL, mas em pistas separadas.

Estrearam este ano quatro equipes: Kariri, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), LHMT da Universidade Federal do Ceará (UFC), Kratos H2, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Sertãozinho e Hybrid Fórmula, da Universidade Federal de Lavras (MG), classificadas como categoria Junior, que apresentaram seus projetos após passarem por cinco etapas classificatórias.

Foram seis as equipes da categoria Sênior, que participaram de todas as provas: Unicamp Baja SAE (Universidade Federal de Campinas), Mauá Racing H2 (Instituto Mauá de Tecnologia) e UFABC Challenger Racing Team (Universidade Federal do ABC), respectivamente vencedoras em 1º e 2º e 3º lugar em 2022, além da Minerva Baja (Universidade Federal do Rio de Janeiro – Politécnica UFRJ), TEC H2-Racing (Senai-Cimatec) e Cheetah H2 Racing (Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Superação - O SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge foi lançado em nível nacional em 2020, com 15 universidades inscritas que participaram de cursos de capacitação online gratuitos organizados pela SAE BRASIL. Durante a pandemia em 2020 e 2021 foram realizadas as etapas virtuais e oito equipes se classificaram para construir seus veículos para a etapa presencial de 2022 com Bajas e Fórmulas SAE submetidos a provas estáticas e dinâmicas. Quatro dessas equipes estavam prontas para rodar os carros na pista do ECPA, mas a campeã Unicamp Baja SAE foi a única a cumprir a prova de Enduro, o que garantiu o maior número de pontos no computo geral.

Pontuação - Além do Enduro, a pontuação geral classificatória é composta de provas estáticas e apresentação dos projetos de engenharia veicular pelas equipes, em que são demonstradas as capacidades técnicas e de organização para a concretização do protótipo final.

Entram para a contagem de pontos relatórios de design e empacotamento dos componentes, organização e layout do box e exibição estática do veículo e habilidades técnicas da equipe. Apresentação de projeto (desenhos CAD), descrição e justificativa da arquitetura do fluxo de energia do powertrain, integração de motor e transmissão, escolha de relações de transmissão, velocidade máxima em pista de corrida, entre outros quesitos, como sistemas básicos do veículo, de alimentação de H2 e refrigeração.

2ºSAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge - 02 a 06 de agosto
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Rodovia SP, 135, Km 13,5 – Tupi, Piracicaba – SP

Empresas Apoiadoras (doadoras de componentes): Ballard Power Systems, Air Products, WEG, SEG Automotive, Siemens Automotive e Valeo. Patrocinadoras: Embraer e Hytron/Grupo Nea.

Equipes inscritas 2023

Fórmula H2
Cheetah H2 Racing - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) - Sênior
Hybrid Formula - Universidade Federal de Lavras (MG) - Junior
TEC H2-Racing - SENAI CIMATEC (Salvador – BA) - Sênior
UFABC Challenger Racing Team - Universidade Federal do ABC (SP) - Sênior

Baja H2
Kariri - Universidade Estadual do Ceará (UFC) - Junior
LHMT - Universidade Federal do Ceará (UFC) - Junior
Kratos H2 IFSP - Campus Sertãozinho (SP) - Junior
Mauá Racing H2 - Instituto Mauá de Tecnologia (SP) - Sênior
Minerva Baja - Politécnica UFRJ (RJ) - Sênior
Unicamp Baja SAE - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (SP) - Sênior




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A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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