Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
CREDENCIE-SE até o dia 03 de março.
Acesse: https://icongresso.newsae.itarget.com.br/estacao/index/index/evento/2291

Preencha o cadastro ou faça o login se já tiver dados de acesso. O cadastro é individual, um por participante.
Em “INSCRIÇÕES” aceite o Termo e confirme.
No 3º passo, escolha a categoria NÃO ASSOCIADO.
No 4º passo, na aba “ADESÃO”, selecione a opção: INSCRIÇÃO INDIVIDUAL
Clique na caixa “VOUCHER CONVIDADOS / PATROCINADORES”
Insira o código “IMPRENSA” no campo indicado, que isenta de pagamento.
Clique em “APLICAR” e o valor será zerado.
Clique em “FINALIZAR COMPRA” e confirme os dados.
Aparecerá uma caixa de dialogo, que confirma o aceite da inscrição.

 Release
28/02/2023
Simpósio SAE BRASIL debate futuro da Dinâmica Veicular no mundo do metaverso

Encontro será realizado no dia 8 de março no Circuito Panamericano em Elias Fausto, no Interior paulista

São Paulo – Qual será o futuro da Dinâmica Veicular e sua relação com a área experimental no contexto tecnológico virtual, interativo e imersivo do desenvolvimento de produto?

Esse é o foco do debate no 5º Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular, organizado pela Seção Regional São Paulo-Interior da SAE BRASIL, no próximo dia 8 março, no Circuito Panamericano, considerado o maior complexo multipistas da América Latina.

“Queremos mostrar a realidade da evolução da tecnologia digital e sua importância cada vez maior no desenvolvimento do produto, sem prescindir dos testes de campo, essa é uma tendência mundial”, destaca Renato Mastrobuono, chairperson do 5º Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular e consultor de Engenharia do Produto.

O encontro reunirá expoentes da indústria, representantes de empresas como Idiada, Siemens Digital, VI-Grade, VirtualCAE, Stellantis e Pirelli, além da jovem e premiada MegaRide, startup italiana dedicada à pesquisa em dinâmica veicular, focada na análise e modelagem da interação entre pneu e estrada. Os especialistas apresentarão avanços tecnológicos como simuladores de direção, a sofisticação de modelos matemáticos de veículos e pneus, e a sensibilidade humana na interação com sistemas virtuais.

Na programação do simpósio destaca-se, pela primeira vez, a demonstração de testes físicos de AEB (Frenagem Automática de Emergência na sigla em inglês) e de pneu em pista molhada, para avaliação do comportamento dinâmico de um veículo (handling), instrumentado para aferição de dados.

Argemiro Costa, da equipe organizadora do simpósio, coordenador da Comissão Técnica de Dinâmica Veicular da SAE BRASIL, e também gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos na Prometeon, divisão industrial spin-off da Pirelli, destaca a importância incontestável dos testes físicos: “Não podemos esquecer os investimentos milionários em campos de prova mundo afora, que comprovam a necessidade da validação final do produto em pista”, aponta o engenheiro.

Outras novidades do simpósio são o Fórum Motorsport mediado pelo piloto Cesar Urnhani, em que convidados ilustres do segmento vão contar experiências a partir de avanços tecnológicos; e o Painel Competições Estudantis da SAE BRASIL, que trará inovações e desafios dos universitários para o desenvolvimento de protótipos e incluirá exposição e apresentação dos carros Baja elétrico movido à célula de hidrogênio (Unicamp), Fórmula SAE (Instituto Mauá de Tecnologia) e Fórmula Elétrico (FEI).

A programação inclui ainda duas Mesas Redondas para o debate sobre os desafios dos campos de provas, simuladores de direção e realidade virtual no desenvolvimento de veículos (conheça quem são os experts convidados na programação completa abaixo).

“A transição na mobilidade aponta para a realidade virtual e imersiva, aplicada ao desenvolvimento de produtos com mais eficiência em prazos, custos, segurança e qualidade, momento ideal para o debate sobre os desafios do futuro da Dinâmica Veicular”, diz André Gasparotti, presidente da SAE BRASIL.

5º Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular – 8 de março de 2023
Local: Circuito Panamericano, Estrada Municipal Giovanni Battista Pirelli, 5400 - Elias Fausto, SP
Patrocínio IVECO Group, CTVI (Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis), Edag, Idiada, Multittech, Prometeon, Trytests, VirtualCae, Carsim e Exagon. Apoio Circuito Panamericano, Instituto Mauá de Tecnologia, Centro Universitário e Facens.
Inscreva-se: https://lnkd.in/dTy2f32C

PROGRAMAÇÃO

8h Credenciamento/ Welcome Coffee
9h Abertura
9h20 PISTA
GIRO NO CIRCUITO PANAMERICANO com volta de ônibus pelo Campo de Provas;

DEMONSTRAÇÃO IDIADA + STELLANTIS de frenagem autônoma de emergência AEB (Frenagem Automática de Emergência na sigla em inglês) em veículo de mercado dotado do sistema, evitando a colisão. Por Ricardo Lima, IDIADA e Ricardo Cavalcanti, STELLANTIS;

DEMONSTRAÇÃO PIRELLI, prática de teste de pneu em pista molhada para avaliação do comportamento dinâmico do veículo, conhecido como Handling, por piloto profissional, com veículo instrumentado para aferição de dados de velocidade, acelerações, ângulo de volante etc. Com Marcelo Moreno, coordenador Campo de Provas - PIRELLI PNEUS.


11h30 PAINEL INOVAÇÃO E DESAFIOS DAS FÓRMULAS SAE NAS UNIVERSIDADES
Exposição e apresentação – Competições Estudantis

CONTRIBUIÇÃO DA FAPESP PARA A PESQUISA PARA INOVAÇÃO no Estado de São Paulo, por prof. Douglas Zampieri, coordenador adjunto de Pesquisa para Inovação, FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo);

JUPITER - Baja elétrico movido à célula de hidrogênio, por Luiz Henrique, diretor de projetos da Equipe Baja SAE, UNICAMP;

FÓRMULA SAE – por Willian Kurilov de Moraes, auxiliar de coordenação, Instituto Mauá de Tecnologia;

FÓRMULA E (Elétrico) por Fabio Delatore, professor, FEI

Mediador prof. Douglas Zampieri, coordenador adjunto de Pesquisa para Inovação, FAPESP.


12h10 MESA REDONDA 01 - DESAFIOS DOS CAMPOS DE PROVAS
Convidados: Marcelo Moreno, coordenador Campo de Provas PIRELLI PNEUS; Eduardo Martins Luiz, gerente sênior de Desenvolvimento do Produto GM; Vagner do Nascimento, líder da Engenharia de CAE Centro de Tecnologia Randon; Geraldo José Gardinalli, CTVI (Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis), Bosch e Marcos Argentino, gerente sênior Mercedes-Benz; Mediação: Marinna Silva, gerente do Campo de Provas Ford.

12h55 ALMOÇO

14h MESA REDONDA 02 - SIMULADORES DE DIREÇÃO E A REALIDADE VIRTUAL NO DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS
Convidados: prof. Álvaro Costa Neto, VI-Grade - live “Simuladores de direção no desenvolvimento de veículos elétricos”;

Rodrigo Oliveira, líder de Simulação Dinâmica IDIADA – “Uma nova era na dinâmica de condução da Mahindra: Alcançando performance dinâmica de primeira classe para o novo XUV700, reduzindo tempo e custo de desenvolvimento utilizando o simulador de direção”;

Renan Rodrigues Ozelo, Research & Development LATAM Modeling & Research coordinator – “Pirelli Modelagem de Pneus e suas aplicações para Simuladores de Direção”;

Rudinixon Moreira Bitencourt, Vehicle Dynamics Simulation responsible Stellantis – “Aplicação dos simuladores de direção no desenvolvimento de veículos”. Mediação: Bruno de Oliveira, jornalista Automotive Business

15h25 PAINEL NOVIDADES EM SOFTWARE PARA DINÂMICA VEICULAR

A SIMULAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS, por Paulo Ricardo de Oliveira, analista de Suporte, Modelagem e Simulação Virtual CAE;

AVANÇOS TECNOLÓGICOS EM MODELAGEM DE PNEUS PARA DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE DIREÇÃO, por Fabio Orefice, consultor técnico Siemens Digital;

VEHICLE DYNAMICS EVALUATION USING AVL - DRIVE™, por Lucas Monteiro Pandolpho, engenheiro de Vendas - AVL South America. Mediação: Estela Bueno, Mahle

16h25 Coffee Brake
16h55 FÓRUM DE DEBATES MOTORSPORT E IMPRENSA ESPECIALIZADA
APRESENTAÇÃO TÉCNICA MegaRide – "ADVANCES IN TIRE CHARACTERIZATION FROM VEHICLE DATA AND MULTI-PHYSICAL MODELS IMPLEMENTATION IN SIMULATIVE SCENARIOS", por prof. Flavio Farroni, MegaRide. Mediador técnico: Jean Tavares Horcaio, Ford.

17h05 - DEBATE

Chefe de equipe Enzo Bortolleto, Chefe de equipe e CEO Equipe KTF

Piloto Sergio Jimenez, campeão mundial na Pace, 1ª categoria de turismo elétrico do mundo, Jaguar

Participação especial Erika Prado, fundadora do projeto Girls Like Racing

Mediador: Cesar Urnhani, piloto de testes da indústria automobilística

17h55 ENCERRAMENTO

Sobre a SAE BRASIL - Associação sem fins lucrativos que congrega profissionais unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos, num grande ecossistema da mobilidade. A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 9 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.A SAE BRASIL é filiada à SAE International, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308