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04/08/2022
Competição Fórmula SAE BRASIL 2022 volta a ser presencial com 63 equipes inscritas de 50 universidades brasileiras

A competição será realizada de 10 a 14 de agosto no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA - SP)

São Paulo, 01 de agosto de 2022 – Mais de mil estudantes que representam 50 universidades de 11 Estados brasileiros e Distrito Federal estão inscritos na 18ª Competição Fórmula SAE BRASIL-TotalEnergies, que terá sua primeira edição presencial após dois anos no formato virtual em razão da pandemia da Covid-19.

Os carros, do tipo Fórmula (52 a combustão e 25 elétricos), são projetados e construídos pelos estudantes sob a orientação de professores, e preparados para disputar provas estáticas e dinâmicas.

Os alunos são também responsáveis pela viabilidade econômica do projeto e organização da equipe para a conclusão do protótipo, e aquelas obtiverem as melhores pontuações na etapa brasileira poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos pela SAE International.

Segundo Renato Kazuo, diretor geral do Comitê Técnico da competição, o regulamento está mais flexível em 2022 por causa dos efeitos da pandemia no desenvolvimento dos projetos. Deixará por exemplo de aplicar penalidade para carros de segundo uso e também permitirá que as equipes participem apenas com o projeto, sem o carro físico. “Resolvemos focar na reconstrução da dinâmica do conhecimento interrompida pela pandemia. Os alunos que participaram presencialmente em 2019 se formaram e os que estão chegando não têm histórico da prática do aprendizado em sala de aula”, aponta o engenheiro.

Cases

Capibarib-E Racing (PE) - Oitavo lugar no computo geral da virtual 17ª edição da Fórmula SAE BRASIL, a novata Capibarib-E Racing, da Universidade Federal de Pernambuco, faz sua estreia em competições presenciais em 2022 e está entre as equipes que participarão só com o projeto. “O carro está em construção e, por sermos uma equipe nova e ter a pandemia no meio do processo, não conseguiremos apresentar o carro este ano”, diz a capitã da equipe, Alane Vieira Gomes, 22 anos, 10º período de Engenharia Mecânica. O projeto que materializará o primeiro carro da Capibarib-E Racing combina conceitos de eficiência comprovada na experiência de outros competidores, adaptados à realidade da própria equipe. “Diria que o ponto forte do carro é a força de vontade em construir um carro do zero e com pouco orçamento” destaca Alane.

Fórmula UFSC (SC) - A veterana Fórmula UFSC, uma das três equipes da Universidade Federal de Santa Catarina a se inscrever na competição, começou a trabalhar o projeto em 2020, mas conseguiu finalizar a construção do novo carro somente em abril deste ano. Com motor a combustão XT660R sem diferencial, característica apontada como pontos fortes do carro, as principais diretrizes de projeto são alta performance, manufaturabilidade, mantenabilidade e confiabilidade. “Descreveríamos nosso projeto como minimalista, pois no carro há apenas o necessário”, define Francisco Hickel Gamba, 21 anos, aluno do curso de Engenharia Mecânica, capitão da equipe. Segundo ele a prioridade foi dada à performance com um motor bem equalizado que entrega alto desempenho, e também à dinâmica, adaptada para dar agilidade nas curvas, mesmo sem o uso do diferencial.

FSAE Unicamp (Campinas-SP) - Para João Roberto Tatagiba Luz, 19 anos, estudante do 5º semestre de Engenharia Mecânica e capitão da equipe FSAE Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas (SP), campeã na categoria combustão em 2019, o maior desafio para a viabilidade do projeto foi a queda de investimentos na equipe neste retorno à competição presencial após dois anos de isolamento pela pandemia. “Isso dificultou a execução do planejamento em vista dos gastos intensivos de um período de testes e também da manufatura do protótipo” destaca.

Caracterizado como “Second Year Car” o protótipo construído pela FSAE Unicamp exibe projetos de melhoria da confiabilidade. A equipe começou a trabalhar em novembro de 2021, e o contato com o protótipo físico só foi possível em janeiro de 2022. Entre as principais inovações do protótipo se destacam a bomba elétrica, a primeira aplicada no Brasil, para melhoria do arrefecimento, chassi de aço nióbio para reduzir a massa e shifter eletromecânico para menor tempo em troca de marcha. No pacote aerodinâmico, mudança dos perfis, adição do flap invertido, alteração da asa dianteira, e fixações da asa traseira.

FEB Racing (Bauru-SP) – A FEB Racing, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Bauru) conseguiu usar o período da pandemia para desenvolver um projeto novo e garantir a confiabilidade do protótipo. Adotou um pacote aerodinâmico composto por side pods (dispositivos laterais dos F1 que servem de equilíbrio no fluxo de ar entre a dianteira e traseira) e um motor mais potente. Desenvolveu manufatura de diversos componentes em fibra de carbono e um projeto próprio de quick shifter (aprimora a troca de marchas). Para Fernando Carvalho Lauria, 21, aluno do 9º semestre de Engenharia Mecânica, e capitão da FEB Racing, os pontos fortes do protótipo derivam de um projeto focado na robustez do carro e de seu potente motor. Entre as principais inovações tecnológicas do veículo, Fernando destaca o painel digital com informações do carro no volante, para que o piloto identifique problemas durante as provas e conheça melhor as condições do carro.

Scuderia UFABC (ABC-SP) – Em sua terceira experiência na Fórmula SAE a Scuderia UFABC, da Universidade Federal do ABC (região metropolitana de São Paulo) se inscreveu com um projeto novo, concebido depois da última participação em 2019. O desenvolvimento do protótipo a combustão se deu majoritariamente nos últimos dois anos e a fase de construção se estendeu a 2022. Criado a partir de um modelo anterior e aperfeiçoado, o projeto tem por diferencial o uso de impressão 3D em diversas peças, o que melhorou a relação custo-benefício, reduziu o peso e aumentou a fidelidade ao modelo criado. “A principal meta para esse projeto foi confiabilidade”, afirma a capitã Leticia Cipriano de Siqueira, 25 anos, aluna do último semestre do curso de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica.

Apesar da dificuldade que a equipe enfrenta este ano, como os altos custos da manufatura e a disponibilidade dos membros da equipe em conciliar as tarefas da competição com a vida acadêmica e profissional, Letícia reforça a importância do projeto Fórmula para a carreira que abraçará. “No Fórmula adquirimos e aplicamos habilidades técnicas e comportamentais com intensidade única ainda na universidade, é a oportunidade que temos de lidar com problemas e soluções reais, somos motivados por uma junção de desafios pessoais, sentimento de coletividade e amor pelo projeto”, afirma a estudante.

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.

História – Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL atuam na construção de futuros profissionais mais preparados para as novas demandas de mercado e estimulam os jovens à carreira de engenharia com desafios muito além do conhecimento acadêmico adquirido em sala de aula”, destaca Camilo Adas, presidente do conselho da SAE BRASIL.

18ª Competição Fórmula SAE BRASIL-TotalEnergies
De 10 a 14 de agosto
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Rodovia SP, 135, Km 13,5 – Tupi, Piracicaba - SP

PROGRAMAÇÃO

Quarta Feira 10/08
• Check in, inscrições das equipes e distribuição dos boxes

Quinta feira 11/08
• Prova de Segurança 8:00 às 17:00
• Cerimônia de abertura 17:00

Sexta feira 12/08
• Prova de Segurança 8:00 às 17:00
• Prova de Custos e Manufatura 9:00 às 17:00
• Prova de Design e Projeto 9:00 às 17:00
• Liberação de Hot Zone para teste de protótipos aprovados em segurança

Sábado 13/08
• Prova de Segurança 8:00 às 17:00
• Prova de Business (apresentação viabilidade econômica de projeto) 9:00 às 17:00
• Prova Dinâmica (Skid Pad e Aceleração) 8:00 às 12:00
• Prova Dinâmica (AutoCross) 13:00 às 17:00
• Prova final de Design e Projeto 17:00 às 19:00

Domingo 14/08
• Prova Dinâmica (Enduro e eficiência Energética) 9:00 às 15:00
• Premiação e encerramento 16:00

18ª Competição Fórmula SAE BRASIL-TotalEnergies
Equipes inscritas (2022)
Total 63 equipes inscritas/11 Estados mais DF/50 Instituições de Ensino

REGIÃO NORDESTE (5 Estados/ 8 equipes/8 instituições)
Bahia (2 equipes/ 2 instituições)
Carro 14 – Equipe KRT UFBA - Combustão - Universidade Federal da Bahia
Carro 25 – Equipe TEC Racing FSAE - Combustão - Senai Cimatec

Pernambuco (3 equipes/ 3 instituições)
Carro 42 – Equipe FSAE Carcará - Combustão- Universidade Federal do Vale do São Francisco
Carro E8 – Equipe Capibarib-ERacing – Elétrico - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Carro E16 – Equipe EVolt Racing – Elétrico - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Piauí (1 equipe/ 1 instituição)
Carro 32 – Equipe Bull Racing Fórmula SAE-UFPI - Combustão - Universidade Federal do Piauí

Sergipe (1 equipe/ 1 instituição)
Carro 36 – Equipe Escuderia UFSAE - Combustão - Universidade Federal de Sergipe

Paraíba (1 equipe/ 1 instituição)
Carro 40 - Equipe Fórmula UFPB – Combustão - Universidade Federal da Paraíba


REGIÃO CENTRO-OESTE (DF/2 equipes/1 instituição)
Brasília - Distrito Federal (2 equipes/ 1instituições)
Carro 24 – Equipe Apuama Racing – Combustão - Universidade de Brasília (UNB)
Carro E20 – Equipe FGR – Elétrico - Universidade de Brasília (UNB)

SUDESTE (3 Estados/ 36 equipes/ 24 instituições)
Minas Gerais (13 equipes/ 11 instituições)
Carro 01 - Equipe Fórmula Cefast - Combustão - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Carro 09 – Equipe Fórmula Del-Racing UFSJ – Combustão - Universidade Federal de São João Del Rei
Carro 11 - Equipe Zeus Fórmula SAE - Combustão - Universidade Federal de Lavras
Carro 17 - Equipe Iron Racers - Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira
Carro 20 – Equipe Cheetah Racing – Combustão - Universidade Federal de Itajubá
Carro 23 - Equipe Fórmula SAE UFMG - Combustão - Universidade Federal de Minas Gerais
Carro 27 - Equipe UFU Racing - Combustão - Universidade Federal de Uberlândia
Carro 37 - Equipe Escuderia UFJF – Combustão - Universidade Federal de Juiz de Fora
Carro 39 - Equipe Fórmula Escola de Minas UFOP – Combustão - Universidade Federal de Ouro Preto
Carro E6 - Equipe Fórmula Tesla UFMG – Elétrico - Universidade Federal de Minas
Carro E9 – Equipe Cheetah E-Racing – Elétrico - Universidade Federal de Itajubá
Carro E11 – Equipe Hybrid Fórmula E-Team – Elétrico - Universidade Federal de Lavras
Carro E17 – Equipe Fórmula UFVolts Majorados – Elétrico - Universidade Federal de Viçosa

Rio de Janeiro (6 equipes/ 2 instituições)
Carro XX - Equipe Falcons UFFormula SAE - Combustão - Universidade Federal Fluminense (UFF)
Carro 31 – Equipe Buffalo De Fórmula SAE - Combustão - Universidade Federal Fluminense (UFF)
Carro 35 - Equipe Pegasus - Combustão - Faculdades Católicas
Carro 45 – Equipe Icarus UFRJ De Formula SAE – Combustão - Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ)
Carro E18 – Equipe Faraday E-Racing – Elétrico - Universidade Federal Fluminense (UFF)
Carro E21 – Equipe Minerva E-Racing UFRJ – Elétrico - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

São Paulo (17 equipes/11 instituições)
Carro 2 - Equipe EESC USP Fórmula SAE – Combustão – Escola de Engenharia São Carlos da Universidade de São Paulo (USP)
Carro 4 – Equipe POLI Racing – Combustão - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)
Carro 5 - Equipe MAUA Racing – Combustão - Instituto Mauá De Tecnologia
Carro 6 - V8 Racing – Combustão - FACENS
Carro 8 - Equipe FSAE Unicamp – Combustão - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Carro 10 – Equipe FEB Racing – Combustão - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FEB) Campus Bauru
Carro 13 – Equipe Fênix Racing – Combustão - Universidade Estadual Paulista - Campus Ilha Solteira
Carro 19 – Equipe Fórmula FEI – Combustão - Centro Universitário FEI
Carro 34 – Equipe EEL Racing – Combustão - Escola de Engenharia de Lorena (USP)
Carro 47 – Equipe SALE Racing – Combustão - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium
Carro 49 – Equipe Scuderia UFABC – Combustão - Universidade Federal do ABC
Carro 51 – Equipe UNESP Racing – Combustão - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Carro E1 – Equipe EESC-USP Tupã – Elétrico - Escola de Engenharia de São Carlos
(USP)
Carro E10 – Equipe B'Energy Racing – Elétrico - Centro Universitário FACENS
Carro E14 – Equipe Unicamp E-Racing – Elétrico - Unicamp
Carro E15 – Equipe Dínamo E-Racing – Elétrico - Universidade Federal de São Carlos
Carro E24 – Equipe Fórmula FEI Elétrico - Centro Universitário FEI

SUL (3 Estados/ 17 equipes/17 instituições)
Paraná (8 equipes/6 instituições)
Carro 7 - Equipe UFPR Fórmula -Combustão - Universidade Federal do Paraná
Carro 12 – Equipe Fórmula UTFPR – Combustão - Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba
Carro 21 – Equipe Fórmula CP - Combustão - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio
Carro 26 – Equipe UTFAST F-SAE Racing – Combustão - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa
Carro 33 – Equipe Champagnat PUCPR Racing - Combustão - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Carro E2 - UFPR Fórmula SAE Ev – Elétrico - Universidade Federal do Paraná
Carro E19 – Equipe Horse Racing – Elétrico - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio
Carro E25 – Equipe UTForce E-Racing – Elétrico - Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Ponta Grossa

Rio Grande do Sul (4 equipes/ 3 instituições)
Carro 3 – Equipe Fórmula UFSM – Combustão - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Carro 19 - RS Racing UFRGS - Combustão - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Carro E4 – Equipe E-Power UFRGS – Elétrico - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Carro E13 - Fahor E-Racing – Elétrico - Faculdade Horizontina – Fahor

Santa Catarina (5 equipes/ 2 instituições)
Carro 16 – Equipe Fórmula CEM IC – Combustão - Universidade Federal de Santa Catarina
Carro 22 – Equipe Fórmula UFSC - Combustão Universidade Federal de Santa Catarina
Carro E3 - Equipe Fórmula CEM EV – Elétrico - Universidade Federal de Santa Catarina
Carro E5 – Equipe Fórmula Ampera Racing – Elétrico - Universidade Federal de Santa Catarina
Carro E7 – Equipe E-Force – Elétrico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - CCT)




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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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