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 Release
16/11/2020
Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários abre nesta quarta com presidentes

Em formato digital, o Colloquium será realizado de 18 a 20 de novembro, e apresentará trabalhos técnicos, palestras, painéis, minicursos e mostra de engenharia

Rio Grande do Sul – Perspectivas da indústria da mobilidade até 2025 é o tema do painel de presidentes que abrirá o 11º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia, protagonizado por Camilo Adas, presidente SAE BRASIL, Daniel Randon, presidente e CEO das Empresas Randon, e Paulo Herrmann, presidente da John Deere.

Organizado pela Seção Regional Caxias do Sul, o Colloquium 2020 traz ainda, em três dias de programação, 20 apresentações de trabalhos técnicos, painéis, e mostra de engenharia com networking virtual, além de minicursos. No painel de encerramento, líderes da indústria debatem o tema Os impactos das megatendências na mobilidade, sob a perspectiva das diversas áreas em que atuam (veja programação abaixo).

“Haverá todo um ambiente virtual de relacionamento com os principais fornecedores da engenharia, essencial à atualização do conhecimento e à consolidação da retomada dos negócios”, afirma Joel Boaretto, chairperson do Colloquium e gerente de Tecnologia & Inovação do Centro Tecnológico Randon.

Participam da Mostra de Engenharia as empresas Altair, Aspock do Brasil, Bosch, Braslux, CBA, CBMM, Empresas Randon, Hyva do Brasil, Lord, Marcopolo, MCZ Indústria Metalúrgica, Mercedes-Benz, MSC Software Corporation, PCP Produtos Siderúrgicos, PPG, Rassini-NHK,SKF, Timken, UCS, Virtual CAE / Try Testes / Car Sim e Wabco.

“O 11º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários confirma a tradição automotiva da região sul do Brasil ao levantar o debate sobre perspectivas da indústria da mobilidade até 2025, compartilhando conhecimento altamente qualificado e gerando insights criativos para o atendimento e planejamento do futuro da mobilidade brasileira”, destaca Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.


11º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia –
De 18 a 20 de novembro

PROGRAMAÇÃO
Dia 18 de novembro- quarta-feira
09h às 09h15 – Solenidade de Abertura

PAINEL DOS PRESIDENTES: PERSPECTIVAS DA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE ATÉ 2025

09h15– Daniel Randon, Presidente e CEO das Empresas Randon;
09h30– Paulo Herrmann, Presidente da John Deere;
09h45– Camilo Adas, presidente do Conselho da SAE BRASIL;
10h– Debate e Sessão de Perguntas. Mediador: Sérgio Carvalho, vice-presidente executivo e COO das Empresas Randon e CEO da Fras-le.


1º Bloco: Apresentações de papers
10h50– Avaliação Estrutural da Carroceria de um Ônibus Através do Método de Elementos Finitos, por Cesar Ramos Broliato, Marcopolo;
11h10– Melhorando a eficiência do combustível para caminhões por meio de simulação CFD, por Lucas Fázecas Bueno de Lima, MSC Software;
11h30– Desenvolvimento de uma Célula de Sobrevivência em uma Estrutura de Ônibus Rodoviário Submetida à Impacto Frontal, Alexsandro Sordi, Marcopolo;
11h50– Sessão de Perguntas. Mediador: Cleiton Lima Boeno, engenheiro de testes do Centro Tecnológico Randon.

12h10 às 13h30 – Intervalo

2º Bloco: Apresentações de Papers
13h30– Bushing for suspension springs – Virtual Tools for Design, Simulation and Validation, por Jaime Galvan, Bypasa SA de C V
13h50– Método de compensação matemática crosstalk para obtenção de inputs de forças e momentos na suspensão veicular, por Cleiton Lima Boeno,Centro Tecnológico Randon
14h10– Road freight transport by double-deck trailers, por Francois Bronckers, TRIDEC
14h30– Sessão de Perguntas. Mediador: Carlos Eduardo Michelin Beraldo, coordenador de engenharia da Suspensys Sistemas Automotivos

14h50 às 15h10 – Intervalo

3º Bloco: Apresentações de Papers
15h10– Utilização das cargas G na definição do Design de Buchas de Borracha de suspensão traseira, por Fernando Gossler, Ford Motor Company;
15h30– Análise de durabilidade acelerada e criação de procedimento de ensaio utilizando pistas especiais em Campo de Provas, por Rui Gustavo Lippert Schwanke,Centro Tecnológico Randon (CTR);
15h50– Customização de testes de bancada para molas de suspensão por meio de cálculos de fadiga, por Vangelo Manenti e Gustavo Amorim, Volkswagen Caminhões e Ônibus;
16h10–Sessão de Perguntas. Mediador: Rodrigo Struck, coordenador da engenharia de Desenvolvimento do Produto da Suspensys.

16h30 às 16h50 – Intervalo

4º Bloco: Apresentações dePapers
16h50– Avaliação da Eficácia de Suspensão Regenerativas em Veículos Comerciais, por Rodrigo Struck da Rosa,Suspensys;
17h10– Aumento da eficiência energética e segurança na área florestal Norte Americana usando aços de alta resistência, por Roberto de Antoni, Unylaser;
17h30– Sessão de Perguntas. Mediador: Roberto Poloni, engenheiro e designer de Produto da Poloni Engenharia & Design.
17h50 – Encerramento

19 de novembro – Quinta-feira

5º Bloco: Apresentações de Papers
09h30– Avaliação de Estabilidade e Performance de Semirreboque Bitola Larga, por Carlos Eduardo Henke Viganico, Randon Implementos;
09h50– Furgões estruturados e suas vantagens para o chassi, por Edson Farias, Joinville Implementos Rodoviários;
10h10– Estudo de Revitalização Tecnológica do Rodotrem Basculante, por Fábio Cavalcanti e Matheus Bilessimo, Librelato Implementos Rodoviários;
10h30– Sessão de Perguntas. Mediador: Cicero Castagna, engenheiro de testes da JOST Brasil.

10h50 às 11h10 – Intervalo

6º Bloco: Apresentações de Papers
11h10– IBP (Plataforma de Freio Inteligente para Trailers), por Jonas Mussatto,ZF (CVCS);
11h30– The emergence of an active security system – From birth to mature demand, por Frank Bordes, Aspöck Systems;
11h50 – Sessão de perguntas-Mediador: Pedro Orlando, gerente de Engenharia e Qualidade da Freios Master.

12h10 às 13h40 – Intervalo

7º Bloco: Apresentações de Papers

13h40– Protection of the Edge and Beyond – Moving forward with rapidly changing Technologies, por Jim Gezo, PPG;
14h– Caracterização do material ferro fundido nodular austemperado grau IV para aplicação em placa de desgaste de uma suspensão 6×2 semipesada com eixo rígido em tandem com balancim, por Mateus Menegazzi Müller, Jost Brasil Sistemas Automotivos;
14h20– Avaliação mecânica da substituição de madeira compensada por polímero reforçado por basalto para assoalho automotivo, por Felipe Vannucchi de Camargo, PPGE3M, Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
14h40– Sessão de Perguntas. Mediador: Diego Masotti, coordenador de P&D da Fras-le.

15h às 15h20 – Intervalo 20min

PAINEL ENCERRAMENTO: IMPACTOS DAS MEGATENDÊNCIAS NA MOBILIDADE
15h20– Marcus Kliewer, vice-presidente R&D da Daimler Trucks China
15h35– Luciano Resner, diretor de Operações Industriais, no Brasil e Coligadas Internacionais, responsável pelas áreas de Engenharia, Compras e Manufatura da Marcopolo;
15h50– Javier Pantoja, diretor de Engenharia para a América da ZF do Brasil – Commercial Vehicle Control System Division
16h05– Debate e Sessão de Perguntas. Mediador: César Augusto Ferreira, Diretor de Inovação e Tecnologia de Produto das Empresas Randon

16h35– Sessão de Encerramento
16h50 – Visita à Feira Virtual

20 de novembro – sexta-feira
Minicursos – Os minicursos fazem parte da programação do 11º Colloquium SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários, e acontecerão pela plataforma Zoom – fora da transmissão do evento.
*As inscrições são independentes da inscrição do Colloquium.
Mais informações: https://www.sympla.com.br/minicursos–11-colloquium-sae-brasil-de-suspensoes-e-implementos-rodoviarios__1022944



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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