Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/10/2020
Senai PR e SAE BRASIL anunciam parceria para mobilidade sustentável

Curitiba – José Antônio Fares, diretor regional do Senai do Paraná,e Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL, anunciaram parceria entre as duas instituições para a construção da mobilidade sustentável durante a live Indústria em Pauta (Canal da Indústria do Sistema Fiep). Com foco na educação, a parceria prevê cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação para profissionais do segmento, com dupla certificação SAE-Senai/PR, e ações conjuntas ligadas às atividades de ambas as instituições, como o 17º Fórum SAE BRASIL Mobilidade, promovido pela Seção Paraná-Santa Catarina da SAE, e cursos MBI (Master of Business Innovation) do Senai, entre outros projetos.

Camilo Adas destacou da importância do Senai na formação de jovens para o mercado de trabalho e exemplificou como isso influenciou sua própria carreira profissional.

Com o tema “Desafios da Mobilidade Sustentável”, a live foi apresentada por Kleber Canuto, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Senai Paraná. Ao falar sobre a parceria, José Antônio Fares destacou a estrutura do Senai PR como forma de contribuir para a construção da nova mobilidade. “Temos uma tecnologia consolidada no Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, no Hub de Inteligência Artificial e no Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente. O Senai, portanto, está estruturado para ajudar nessa missão de orientar as empresas e de disseminar tecnologia com foco namobilidade”, afirmou.

O tema principal do Indústria em Pauta tratou da influência da mobilidade sustentável. Camilo Adas mostrou a escalada do aquecimento da atmosfera em níveis perigosos, de acordo com dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e da Organização Meteorológica Mundial, e a evolução das exigências legais para redução de gases de efeito estufa.

O presidente da SAE BRASIL falou dos impactos perceptíveis do aumento da temperatura atmosférica e dos avanços da indústria na área de emissões de gases de efeito estufa. Exemplificou as continuadas ações realizadas para minimizar estes impactos, com ênfase para a legislação Proconve P8.

Camilo Adas confirmou forte tendência de o mercado caminhar para a eletrificação em suas diversas formas, e destacou a utilização do hidrogênio, apontado mundialmente como importante solução para a questão de emissões para veículos comerciais. Ele ressaltou a importância de uma análise do impacto da obtenção e uso de energia em toda a cadeia e as emissões de CO2 no ciclo completo, do poço à roda, e para as diferentes tecnologias. Disse que o convívio com um maior número de alternativas em propulsões deve ser cada vez mais constante, o que requer uma discussão sem paixões, com pragmatismo e visão macroeconômica, além de estratégia para fazer para com que oconhecimento chegue às novas gerações no Brasil, e para o mercado brasileiro, objetivo do programa de formação do Senai.

Camilo evidenciou a importância do foco em soluções locais de eficiência energética, como os biocombustíveis, que estão ao alcance, e citou o exemplo do uso dos óleos vegetais hidrogenados (HVO) como combustível, que trazem benefícios imediatos na redução de CO2 sem impactos na infraestrutura existente de distribuição.

“A contribuição da SAE para a parceria com o Senai se baseia na nossa matriz de conhecimento que inclui todos os modais, inclusive mobilidade humana e segmentos como o agro e mineração, que trazem a riqueza do Brasil, e têm capital intelectual no País. A sustentabilidade e a educação são fundamentais para a preparação das novas gerações para as tecnologias do futuro. Acreditamos no equilíbrio da visão feminina e masculina, e no olhar de forma integrada da mobilidade dentro do território nacional, que pode fazer a grande diferença na linha desta ação que tomamos com a parceria entre o Senai e a SAE BRASIL”, finalizou.

Zeno Nadal, coordenador do curso de Pós Graduação em Mobilidade Sustentável nas Faculdades da Indústria, destacou o MBI e deu uma aula inaugural do curso. “Ele tem o objetivo de formar profissionais para análise de gestão dos cenários relacionados à mobilidade sustentável, como demandas de mercado, desafios do segmento, transportes ecossistemas urbanos, rodoviário, agrícola, de construção, florestal, marítimo e aéreo”, afirmou.

Kleber Canuto discorreu sobre mobilidade inteligente no contexto de cidades inteligentes, que definiu como aquelas nas quais se oferecem múltiplos serviços públicos interconectados pela ciência de dados, por meio de plataforma digital. Ele citou iniciativa em prática na Inglaterra onde múltiplos atores ligados à mobilidade urbana, instituições privadas e departamentos de Estado criaram uma big data para compartilhamento de dados com definições técnicas, privacidade assegurada, e forma de acesso, com o objetivo da geração de modelos próprios de negócio para uma cidade inteligente. “Um ponto muito interessante de quando você começa a trabalhar nessa perspectiva de dados abertos entre as instituições é que você não só modifica o modelo de negócio, mas cria inúmeros novos negócios dentro de uma cidade”, completou.

“A cada projeto que realizamos e atingimos objetivos profissionais, podemos refletir sobre a importância do aprendizado e do conhecimento que pudemos desenvolver ao longo das nossas carreiras. Isso nos faz perceber a importância de compartilhar esse conhecimento em prol do crescimento tecnológico e econômico do nosso País. A nossa parceria com o Senai no Paraná consolidará mais um avanço relevante neste sentido”, acrescentou Camilo Adas.



Sobre o Sistema Fiep – O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto EuvaldoLodi(IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.


Sobre a SAE BRASIL - Associação sem fins lucrativos que congrega profissionais unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos, num grande ecossistema da mobilidade. A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período.
Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.



Mais informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa SAE BRASIL
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo –Tel.: 11 99658.5828
msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – Telefone 11 99157-6727
susete@companhiadeimprensa.com.br


 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308