Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
01/10/2020
12º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas traz a visão da indústria, tecnologia e desafios no campo

Tradicional evento do calendário do setor agrícola do País será realizado no próximo dia 7 de outubro, em formato digital

Porto Alegre – A visão dos fabricantes sobre o mercado de máquinas agrícolas, os avanços na agricultura digital e nas atividades agropecuárias, as perspectivas na cultura de grãos, mecanização da pecuária, evolução tecnológica nos setores de cana-de-açúcar, e mecanização na fruticultura, estão entre os temas do 12º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas organizado pela Seção Porto Alegre, em formato 100% digital.

Vilmar Fistarol, presidente da CNH Industrial para América do Sul, é o chairperson do simpósio e apresentará a primeira palestra, com o tema O futuro da Indústria de Máquinas Agrícolas na Pós-pandemia. Em seguida, Carlos Cogo, sócio-diretor na Cogo Inteligência em Agronegócio falará sobre Perspectivas Agroeconômicas para o próximo Ciclo Agrícola.

Na sequência da programação serão quatro os painéis de debates com a participação de executivos de organizações líderes no segmento. Entre os painéis serão concedidos intervalos para a visitação da feira virtual com tecnologias em produtos e serviços de última geração, apresentadas por empresas como Aperam, Braslux, CNHi, Hella Sinal Sul, Jacto, John Deere, Perkins, Produtare, e Timken.

Painéis - O primeiro painel “Perspectivas de Mercado de Máquinas Agrícolas – a visão do fabricante” levantará o debate sobre panorama do mercado brasileiro 2019 e 2020 sob o impacto da pandemia na indústria de máquinas, projeções de produção e vendas de máquinas agrícolas para o ciclo 2020/21 e oportunidades de exportação de máquinas e implementos agrícolas.

“Os avanços e desafios em agricultura digital” é o tema do segundo painel, em que serão discutidos os desafios da aquisição da base de dados e sua conversão em informações gerenciais ao agricultor; tendências em sistemas de gestão digital nas operações agrícolas; adoção de tecnologias digitais pela agricultura de pequena escala no Brasil e o desenvolvimento do Plano Nacional de IoT do governo federal para o setor agrícola.

No painel vocacionado “Avanços Tecnológicos nas atividades agropecuárias” dois debates temáticos estão em pauta:
Grãos – tendências tecnológicas para ganhos de produtividade na cultura de grãos; sistemas de manejo inovadores e seu impacto na mecanização; iniciativas em eletrificação de máquinas agrícolas e perspectivas em novos sistemas para redução de compactação. Pecuária - foco em novas tendências em sistemas de manejo e impacto na mecanização no segmento; desafios tecnológicos na intensificação via pastagem, suplementação, feno, pré-secado e forragem; avanços na Integração lavoura-pecuária-floresta e perspectivas da pecuária de precisão no Brasil.

No último painel, também vocacionado, “Os Avanços tecnológicos em Cana de Açúcar e Fruticultura” abordará:
Cana de açúcar – desafios tecnológicos na mecanização do plantio, pulverização, sensoriamento remoto e colheita de cana; tendências para ganhos de eficiência no transbordo e considerações sobre fontes alternativas de combustível para frota e usina. Fruticultura - novas tendências, tecnologias em tratos culturais e colheita de pomares; avanços em veículos autônomos para citricultura; tendência de tratores de montanha para culturas do café e uva no Brasil; agricultura de precisão para a pequena escala e iniciativas em eletrificação de máquinas e implementos agrícolas.

“É notório que o Agro é a riqueza do Brasil, mas não basta exportar commodities. Precisamos desenvolver tecnologias inovadoras que fortaleçam ainda mais nossa produção agrícola. A mobilidade rural é um meio fundamental para este desenvolvimento e o 12º Simpósio de SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas vai mostrar como fazer isso”, afima Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.

12º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas
Dia 7 de outubro, 8h30
Inscrições até o dia 04 de outubro, pelo site da SAE BRASIL: www.saebrasil.org.br

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Abertura do link de transmissão
8h40 – Solenidade de Abertura

8h50 – Palestra de abertura: O Futuro da Indústria de Máquinas Agrícolas Pós-Pandemia, por Vilmar Fistarol, presidente CNH Industrial para América do Sul;

9h25 – Perspectivas Agroeconômicas para o Próximo Ciclo Agrícola, por Carlos Cogo, sócio- diretor de consultoria na Cogo Inteligência em Agronegócio

10h10 – Sessão de perguntas. Mediadora: Joana Colussi, jornalista especializada em agronegócio

10h35 às 10h55 – Intervalo e visita à Feira Virtual

11h – PAINEL: PERSPECTIVAS DE MERCADO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS – A VISÃO DO FABRICANTE - com Marcelo Borges Lopes, diretor de Vendas da John Deere Brasil; Rodrigo Paez Junqueira, vice- presidente de Vendas na América Latina da AGCO; Eduardo Kerbauy de Freitas Luis, diretor Mercado Brasil da New Holland AG Brasil; Eduardo Penha, diretor de Marketing para América do Sul – Case IH. Mediador: Frederico Olivi, repórter do programa Marcas e Máquinas, Notícias Agrícolas.

12h às 13h30 – Intervalo e visita à Feira Virtual

13h30 – DEBATE DE TECNOLOGIA: OS AVANÇOS E DESAFIOS EM AGRICULTURA DIGITAL – com Gregory Riordan, diretor de Tecnologias Digitais da CNH América do Sul; Rodrigo Bonato, diretor de Tecnologia América Latina da John Deere; Niumar Dutra Aurélio - Supervisor de MKT do Produto Fuse da AGCO. Mediador: Lucas Rios do Amaral, professor da Faculdade de Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Campinas.

14h20 às 14h40 – Intervalo e visita à Feira Virtual

14h45 – DEBATES VOCACIONADOS: Os Avanços Tecnológicos nas atividades agropecuárias

Sala 01 Grãos – Novas Perspectivas tecnológicas na cultura de grãos: preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita - com José Henrique Salgado Galli, diretor da Fendt América do Sul–Fendt/AGCO; Carlos Eduardo Blume, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Kuhn; Fabio Dotto, gerente de Sistema de Produção de Grãos na América Latina da John Deere; Mediador: Amilcar Silva Centeno, sócio diretor da Centeno Consultoria.

Sala 02 Pecuária – Avanços na Mecanização da Pecuária com Foco em Confinamento, Pastagem, Suplementação, Pré-secado, Feno e Forragem – com Márcio Aguinsky, diretor MA Máquinas Agrícolas, Comércio, Importação e Exportação – Importador/Distribuidor da McHale no Brasil; José Carlos Bassetti, gerente de Marketing da Kuhn no Brasil, Thércio Stella de Freitas, gerente de contas estratégicas da John Deere. Mediador: Julio Barcelos, professor titular e coordenador do NESpro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15h40 – DEBATES VOCACIONADOS: Os Avanços tecnológicos em Cana de Açúcar e Fruticultura

Sala 01 Inovação e Tendências no Cultivo Mecanizado da Cana- de-Açúcar – com Gilberto José Ribeiro Alves, diretor de Engenharia e Desenvolvimento de Colhedora de Cana da CNH Industrial para América do Sul; Alexandre Vinícius de Assis, diretor de Vendas Valtra da AGCO; Alan Holzmann, diretor de Estratégia da Volvo Trucks Latin America. Mediador: Alfred Szwarc, diretor da ADS Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável.

Sala 02 Fruticultura: Avanços na Mecanização da Fruticultura (café, laranja, uva e outros) – com Paulo Henrique Machado Boeno, gerente de negócios da linha de pulverizadores tratorizados da Jacto; Raphael Antonio Ferreira Moreira, engenheiro de Produto da Landini; Jak Torreta Júnior, diretor geral de Operações da Mahindra do Brasil. Mediadora: Maria Flavia Tavares, diretora da MFT Consultoria em Agronegócio.

16h30 – Encerramento.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308