Em São Paulo, oficinas mecânicas têm autorização do governo estadual para seguir em funcionamento durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) porque oferecem serviços considerados essenciais à população, considerando a manutenção da frota de veículos, inclusive ambulâncias e viaturas de polícia. Outras regiões do País possuem definições similares, e as dicas abaixo são válidas para oficinas e lojas abertas em qualquer uma delas.
As oficinas não são atingidas pela restrição de fechamento, conforme o decreto estadual nº 64881, de 22 de março de 2020, que decreta quarentena no Estado de São Paulo no contexto da pandemia do Covid-19, enquanto as lojas de autopeças como outros estabelecimentos podem funcionar somente em regime de entrega e sem atendimento ao público no balcão.
Diante deste contexto, o IQA – Instituto da Qualidade Automotivo faz algumas recomendações a empresários e profissionais do pós-vendas automotivo para que possam trabalhar mais tranquilos e manter a operação dos serviços, assim como os respectivos empregos.
Recomendações para oficinas mecânicas:
- Tentar não receber o cliente na oficina, isto é, implementar o serviço ‘leva e traz’;
- Ao receber o veículo, fazer a higienização de maçanetas externas, volante, manopla, forração lateral, alavanca de câmbio e acessórios internos que possam ser manuseados pelo mecânico;
- Fazer a proteção dos bancos, volante e manoplas do veículo;
- Ao finalizar os trabalhos, realizar a higienização de acessórios internos e externos;
- Evitar pagamentos em dinheiro; receber com cartão e higienizar a máquina a cada cliente;
- Manter a limpeza da oficina e a higienização das mãos por parte dos profissionais;
- Divulgar internamente as recomendações das entidades sanitárias para a prevenção do vírus;
- Estabelecer política interna para prevenção e controle da saúde dos colaboradores.
Recomendações para lojas de autopeças:
- Ao manusear peças do estoque, realizar novamente a higienização das mãos;
- Evitar contato físico com os colegas;
- Evitar pagamentos em dinheiro; receber com cartão e higienizar a máquina a cada cliente;
- Na loja, manter a limpeza e a higienização dos balcões de aparelhos telefônicos;
- Divulgar internamente as recomendações das entidades sanitárias para a prevenção do vírus.
- Estabelecer política interna para prevenção e controle da saúde dos colaboradores.
O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro. Acesse o site www.iqa.org.br.
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