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 Release
20/12/2019
Metodologia 5S aumenta competitividade do negócio

IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) oferece treinamento que propicia visão conceitual e prática da metodologia de origem japonesa

Assegurar a qualidade dos processos para aumentar a competitividade do negócio é o foco da metodologia 5S, baseada na aplicação dos sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. O método de origem japonesa é tema de treinamento oferecido pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).

De acordo com Sérgio Kina, gerente técnico do IQA, a aplicação da metodologia permite a organização dos processos, o que facilita operações, reduz desperdícios de materiais e otimiza o tempo empregado nas tarefas. “Se compreendido por todos os colaboradores, este método possibilita que a empresa avance vários passos em direção à excelência”, afirma.

O curso oferecido pelo IQA propicia aos participantes uma visão conceitual e prática da metodologia 5S com foco nos benefícios para o cliente. A última edição do treinamento, realizada em São Paulo, recebeu profissionais do aftermarket automotivo, como oficinas de reparação, retíficas de motores, varejistas e distribuidores de autopeças.

A neuropsicóloga Sandra Rangel, responsável por Gestão de Pessoas da oficina Dikar, de São Bernardo do Campo, SP, optou por fazer o curso em razão da oportunidade de aprimorar a aplicação dos princípios na empresa certificada. “Sempre que precisamos, recorremos à entidade que traz credibilidade. O IQA representa isso para nós”, declara.

Sandra destaca que a metodologia 5S não é um projeto, com início, meio e fim, mas uma filosofia da empresa, que precisa ser implementada pelo conjunto dos funcionários. “Agora vou dividir os conhecimentos com a equipe para que nós possamos aplicar com maior eficiência e gerar resultados positivos em todos os sentidos”, explica.

Já Kelly Paixão, proprietária da oficina SanCar Automotiva, de São Paulo, fez o curso em preparação para o processo de certificação da qualidade da empresa. “Nós trabalhamos com a SulAmérica e atingimos a Oficina Diamante, que é a categoria mais elevada, então a seguradora indicou o IQA para fazermos a certificação da oficina”, destaca.

De acordo com Kelly, a aplicação da metodologia 5S é um degrau para a conquista do selo da qualidade. “No treinamento, nós aprendemos o passo a passo de como podemos iniciar e manter a metodologia da melhor forma possível. Ter este processo aplicado é de suma importância para acompanhamento da evolução do mercado”, afirma.





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IQA oferece treinamentos para fomentar a qualidade no setor automotivo(Foto: Divulgação)
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O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

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