Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
11/02/2019
Região Norte tem três equipes inscritas na 25ª Competição Baja SAE BRASIL

Competição começa dia 20 em São José dos Campos (SP), e reúne cerca de 1,7 mil estudantes em 87 equipes inscritas, de 17 Estados do País

São Paulo – Cerca de 1,7 mil estudantes de cursos de engenharia de Norte a Sul do País participam da 25ª Competição Baja SAE BRASIL, de 20 a 24 de fevereiro, que será realizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, Interior paulista, em área próxima à Fatec (Faculdade de Tecnologia).

As equipes Baja UEA e Bodó Baja, da Universidade do Estado Amazonas, e Baja Tucuruí, da Universidade Federal do Pará, que representam a região Norte, fazem parte do total de 87 equipes, de 84 instituições de ensino superior de 17 Estados do País, mais do Distrito Federal, que estão inscritas na competição de engenharia.

“Esta é uma parceria entre SAE BRASIL, Urbam (Urbanizadora Municipal), Fatec e Prefeitura de São José dos Campos, que propicia aos alunos de engenharia de todo o Brasil apresentarem seus projetos inovadores na Competição BAJA SAE BRASIL em um parque tecnológico, berço de muitos empreendimentos empresariais de sucesso. Neste local, os alunos têm a oportunidade de mostrar as competências técnicas, lideranças e administração de projetos ao público e aos avaliadores dos projetos”, diz Otacílio Gomes, diretor geral da SAE BRASIL.

Com três equipes a mais que em 2018, a etapa nacional da Competição Baja SAE BRASIL qualificará as três que alcançarem as melhores pontuações na soma geral das provas a representar o País na competição mundial, Baja SAE Rochester (6 a 9 de junho, Rochester Institute of Technology, NY, EUA), promovida pela SAE International.

Os veículos Baja SAE são projetados e construídos pelos próprios estudantes nas instalações das universidades, sob orientação de professores. Além de projetar e construir os carros cabe aos alunos organizar e gerenciar as equipes responsáveis por todo o trabalho, que inclui a viabilidade econômica do projeto.

Outras regiões - A região Sudeste lidera em número de equipes com 52 inscritas, 23 do Estado de São Paulo, 14 de Minas Gerais, 11 do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo. A região Sul vem em seguida com o total de 15 equipes inscritas, sete do Paraná, quatro do Rio Grande do Sul, e quatro de Santa Catarina,

O Nordeste tem 14 equipes, quatro de Pernambuco, três da Bahia, três do Rio Grande do Norte, duas da Paraíba, uma de Sergipe e uma do Piauí. O Centro Oeste inscreveu duas equipes de Mato Grosso do Sul, uma de Mato Grosso e uma do Distrito Federal.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL têm obtido sucesso entre os jovens e se mostrado celeiros de talento e inovação a ponto de cativar apoio e reconhecimento da indústria ao programa”, ressalta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Os Baja – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg.

Histórico - O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e a primeira competição norte-americana realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e no ano seguinte, 1995, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, capital paulista. Em 1996 a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002 e depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde ficou até 2015, e passou para o endereço atual - São José dos Campos - em 2016.


Competição Baja SAE BRASIL
Quando: de 20 a 24 de fevereiro de 2019
Onde: Parque Tecnológico de São José dos Campos - Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, ao lado da Fatec.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Competição 2019 bate recorde de 87 equipes inscritas, de Norte a Sul do País
Bajeiro enfrenta desafio Enduro em 2018, prova mais esperada
Equipe Baja UEA, da Universidade do Estado do Amazonas foi a melhor da Região Norte em 2018
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308