Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/10/2018
Oficina de Guarulhos investe em certificação para validar qualidade de serviços

Ricmil participou da fase piloto do Programa de Incentivo à Qualidade (PIQ), uma parceria entre o IQA e o Sindirepa Nacional

Validar a qualidade dos serviços, com a padronização dos processos de funilaria, pintura e mecânica, foi o objetivo da Ricmil ao investir na certificação de qualidade emitida pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). Com 2 mil m² de área instalada em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, a oficina atende mensalmente cerca de 100 veículos, entre particulares, seguradoras e frotas.

Certificada desde maio de 2017, a Ricmil figura entre os seis centros automotivos que participaram da fase piloto do Programa de Incentivo à Qualidade, resultado de uma parceria entre o IQA e o Sindirepa Nacional. O foco desta iniciativa é disseminar o conceito da qualidade, além de intensificar a certificação de oficinas independentes no Brasil.

De acordo com André Canha, sócio-proprietário da Ricmil, a principal medida adotada durante o processo de certificação foi a documentação de procedimentos, que eram realizados apenas de forma empírica. “Após as avaliações realizadas pelo IQA, nós tivemos a oportunidade de padronizar os processos, o que trouxe resultados positivos em todos os setores”, aponta.

Na opinião do empresário, houve um fortalecimento da marca após a certificação de qualidade emitida pelo IQA, organismo oficial de avaliação da conformidade. “A certificação tem um ‘peso’ diferente quando nos apresentamos para um novo parceiro ou cliente”, conta.

Conforme Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA, o Programa de Incentivo à Qualidade representa uma oportunidade para os empresários da reparação, que podem revisitar os negócios com base nos pilares que sustentam um sistema de gestão orientado para a qualidade. “Os gestores que investem em qualidade possuem todos os requisitos para desenvolver negócios sustentáveis”, afirma o engenheiro.

Os empresários da reparação automotiva, interessados em participar deste programa, devem preencher o formulário que está disponível no site www.projetopiq.com.br.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefone: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308