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 Release
16/10/2018
Regiões Nordeste e Centro-Oeste inscrevem 11 equipes na Competição Fórmula SAE BRASIL 2018

Com o total de 69 carros inscritos, competição reúne estudantes de engenharia de 11 Estados brasileiros, DF e de 4 países estrangeiros, em Piracicaba, SP

São Paulo - Estudantes de engenharia dos Estados da Bahia, Paraíba, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal trabalham os últimos detalhes dos carros de alto desempenho, que deverão representar a região Nordeste e Centro-Oeste na 15ª Competição Fórmula SAE BRASIL. A disputa será realizada de 28 de novembro a 2 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP.

Do total de 69 veículos inscritos na competição nacional, 52 são movidos a combustão e 17 elétricos, todos projetados e construídos por universitários dentro das instituições de ensino, sob orientação de professores. Os estudantes representam instituições de ensino superior das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste Sudeste e Sul do País, e de quatro países - Colômbia, Peru, Venezuela e México.

A região Nordeste inscreveu 6 equipes neste ano, 2 da Bahia, 3 da Paraíba e uma do Maranhão, e a região Centro-oeste inscreveu 5 equipes, 3 do Distrito Federal, uma de Mato Grosso e uma de Mato Grosso do Sul.

Distrito Federal – A equipe Apuama Racing, da Universidade de Brasília (UnB), que se classificou entre os Tops 10 da competição Fórmula na categoria combustão em 2016, apostou em quesitos como robustez, com a adição de componentes fabricados com materiais mais resistentes, confiabilidade, com a intensificação de validações e testes, e segurança, com chassi mais rígido e alterações na dinâmica do carro. “O protótipo AF18 tem motor CB600F, com potência de 86hp e acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4,5s, sua estrutura é um chassi tubular de aço SAE1020 e o pacote aerodinâmico tem asas traseiras e dianteiras, bico e capô fabricados em fibra de carbono; uma das principais inovações da equipe em 2018 foi o uso da otimização topológica” explica Ana Beatriz dos Santos Gonçalves, capitã organizacional da equipe, 24 anos, estudante do 12º semestre de Engenharia de Produção.

Ainda na categoria combustão, o Distrito Federal será representado pela equipe estreante Alpha Crucis Scuderia, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Bahia – A equipe Kamikaze Racing Team UFBA, da Universidade Federal da Bahia (UFB) construiu um carro a combustão totalmente novo para a competição de 2018, que foi projetado para ser de baixo custo e confiável. “O projeto foi norteado por parâmetros de segurança, estética e de facilidade de manutenção do carro. Optamos por materiais de baixo custo e fácil aquisição, como ligas de aço e fibra de vidro”, diz o capitão Adaltro Luiz Ribeiro Silva Filho, 22 anos, 6º semestre de Engenharia Mecânica. Segundo o estudante a principal inovação do projeto foi o uso de gabaritos 3D para fabricação de estrutura e componentes de suspensão. O carro diminuiu 10 kg em relação ao do ano passado, o que corresponde à redução de cerca de 3% no peso.

Paraíba – A equipe Fórmula E UFPB, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participa da competição pela terceira vez. “Nosso carro foi concebido levando como princípio básico a sustentabilidade e alta performance, é um dos primeiros a posicionar as baterias na parte inferior, layout que dá melhor distribuição do peso e baixa o centro de gravidade, melhorando parâmetros como estabilidade e dirigibilidade” destaca o capitão Sammuel Arruda Teixeira, 23 anos, aluno do 6º período Engenharia Elétrica. A estrutura do carro e o pack de baterias, feitos em aços de diversas especificações além de outros materiais como alumínio, fibra de carbono, fibra de vidro e vários tipos de polímeros aplicados em outros pontos do veículo, contribuíram para a redução de 30kg em relação a 2017.

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 300 volts, com autonomia de pelo menos 22 km. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.

História – Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. As competições de veículos a combustão são realizadas em diversos países, além de Brasil e Estados Unidos, como Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE INTERNATIONAL. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria nos Estados Unidos. Já as competições de veículos elétricos são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além de Brasil e Estados Unidos. O Brasil ingressou no circuito em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO

15ª Competição Fórmula SAE BRASIL - 28 de novembro a 2 de dezembro de 2018

Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – rodovia SP, km 13,5, Piracicaba – SP

Dia 28 (quarta-feira) – chegada das equipes
Dia 29 (quinta-feira) das 10h às 18h – inspeções técnicas de segurança
Dia 30 (sexta-feira) das 9h às 16h– Provas estáticas de segurança (inspeção técnica, frenagem, ruído e inclinação) e design (custo, projeto e negócios)
Dia 1 (sábado), das 9h às 16h – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade
e autocross).
Dia 2 (domingo), das 9h às 12h – Enduro de resistência.


Equipes inscritas na 15ª Competição Fórmula SAE BRASIL
Total de 69 equipes inscritas/11 Estados + DF/57 instituições de ensino (quatro estrangeiras)


NORDESTE (3 Estados/6 equipes)
Categoria Combustão
Bahia
Equipe KRT – UFBA
Equipe TEC Racing – Centro Universitário SENAI CIMATEC
Paraíba
Equipe Fórmula UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Equipe Scuderia UFCG - Universidade Federal de Campina Grande
Maranhão
Equipe Vortéx Racing – Universidade Estadual do Maranhão

Categoria Elétrico
Paraíba
Equipe E-UFPB – Universidade Federal da Paraíba


SUDESTE (3 Estados/41 equipes)
Categoria Combustão
Rio de Janeiro
Equipe Icarus UFRJ de Formula SAE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Equipe Buffalo de Formula SAE - Universidade Federal Fluminense
Equipe ALPHA - CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca)
Equipe Falcons UFFormula SAE - Universidade Federal Fluminense

São Paulo
Equipe Fórmula FEI - Centro Universitário FEI
Equipe Mauá Racing - Instituto Mauá de Tecnologia
Equipe Poli USP – Escola Politécnica da USP
Equipe Scuderia FSU - Universidade Paulista (UNIP)
Equipe Scuderia UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC
Equipe Formula UNIP - Universidade Paulista (UNIP)
Equipe V8 - FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba)
Equipe EESC-USP Formula SAE - Escola de Engenharia de São Carlos - USP
Equipe FSAE Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Equipe Fênix Racing - UNESP Ilha Solteira
Equipe FEB Racing - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Bauru
Equipe EEL Racing - Escola de Engenharia de Lorena - USP
Equipe Unesp Racing - Universidade Estadual Paulista Campus de Guaratinguetá
Equipe Fórmula Route UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
Equipe SALERACING - Centro Universitario Catolico Salesiano Auxilium
Equipe Formula ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA

Minas Gerais
Equipe Fórmula CEFAST - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Equipe Fórmula Del-Racing UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei
Equipe Cheetah Racing - Universidade Federal de Itajubá
Equipe Formula SAE UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Equipe Zeus Formula SAE - Universidade Federal de Lavras
Equipe UFU Racing Fórmula Team - Universidade Federal de Uberlândia
Equipe Irons Racers - Universidade Federal de Itajubá - campus Itabira
Equipe Taurus Racing FSAE – UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Equipe Gear Team Racing FSAE Team - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG
Equipe Fórmula Escola de Minas UFOP (FEMU) - Universidade Federal de Ouro Preto
Equipe Fórmula FIP SAE – Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros

Categoria Elétrico
Rio de Janeiro
Equipe Minerva eRacing - UFRJ


São Paulo
Equipe Unicamp E-Racing - Universidade Estadual de Campinas
Equipe B'Energy Racing – FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba)
Equipe Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário da FEI
Equipe USP Tupã – Escola de Engenharia de São Carlos
Equipe E12 – Fórmula E-Route UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos

Minas Gerais
Equipe Cheetah E-Racing - Universidade Federal de Itajubá
Equipe Fórmula Tesla - Universidade Federal de Minas Gerais
Equipe Fórmula UFV Majorados - Universidade Federal de Viçosa


SUL (3 Estados/16 equipes )
Categoria Combustão
Rio Grande do Sul
Equipe Formula UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
Equipe RS Racing UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Paraná
Equipe UFPR Fórmula (Combustão)- Universidade Federal do Paraná
Equipe Cataratas Formula SAE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Equipe Fórmula UTFPR-CP - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Equipe Fórmula UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Equipe UTFast F-SAE Racing - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Santa Catarina
Equipe Fórmula UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Equipe Formula UNO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Equipe Fórmula CEM - Universidade Federal de Santa Catarina

Categoria Elétrico
Santa Catarina
Equipe Ampera Racing - Universidade Federal de Santa Catarina
Equipe Fórmula CEM-EV - Universidade Federal de Santa Catarina
Equipe Floripa Eco Racing – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SC

Paraná
Equipe UTForce e-Racing - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Equipe UFPR Fórmula (Elétrico) - Universidade Federal do Paraná

Rio Grande do Sul
Equipe E-Power UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul


CENTRO-OESTE (2 Estados +DF/ 5 equipes)
Categoria Combustão
Distrito Federal
Equipe Apuama Racing - Universidade de Brasília (UnB)
Equipe Alpha Crucis Scuderia - Centro Universitário do Distrito Federal - UDF

Mato Grosso
Equipe Fórmula-UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Mato Grosso do Sul
Equipe Jacarés do Asfalto - Universidade Católica Dom Bosco


Distrito Federal
Equipe FGR - Universidade de Brasília


ESTRANGEIRAS (4 países/4 equipes)
Categoria Combustão

Colômbia
Equipe Colombia Racing Team – Universidad Tecnológica de Pereira
Peru
Equipe UTP Racing Team - Universidad Tecnológica Del Peru
Venezuela
Equipe FSAE UDO - Universidad de Oriente
México
Equipe Bura Force – Instituto Tecnológico de Hermosillo





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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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