Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/08/2018
Começa amanhã (14), em Curitiba, Fórum SAE BRASIL de Tecnologias Diesel

Encontro reunirá lideranças de fabricantes, fornecedores e consultorias no Teatro Positivo, em Curitiba, nesta terça (14) e quarta-feira (15)

A indústria investe em novas tecnologias que aumentam a eficiência energética e reduzem as emissões. Promover discussões sobre novas soluções para o mercado diesel, que apoiem a definição de políticas automotivas, é o foco do 15º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada. O encontro será realizado dias 14 e 15 de agosto, no Teatro Positivo, em Curitiba, sob a direção de Gerson Fini, presidente regional da Bosch – Divisão Powertrain Solutions para América Latina.

Reconhecido como principal fórum de discussão sobre tecnologias diesel no Brasil, o encontro reunirá lideranças de fabricantes, fornecedores e consultorias em programação de dois dias, composta de seis painéis com palestras e sessões de debates. No encontro anual, especialistas do mercado irão discutir o futuro dos motores diesel, assim como atuais alternativas para os veículos comerciais leves, pesados, extrapesados e fora de estrada.

“A tendência em diversificação do powertrain na indústria automotiva almeja ganho de eficiência e consequente melhoria nos custos operacionais decisivos para o segmento. As tecnologias utilizadas em outros mercados ou desenvolvidas genuinamente nas engenharias da América Latina compõem vasto potencial de atendimento aos desafiadores requisitos ambientais e de competitividade da região”, avalia Gerson Fini.

PROGRAMAÇÃO – Com o tema “Inovação e Cenários Futuros”, o fórum terá início com painel que apresentará visão sobre o cenário econômico brasileiro, além de projeções do mercado para veículos pesados e fora de estrada. Em seguida, quatro painéis mostrarão novas soluções tecnológicas, que asseguram aumento de eficiência energética e redução de emissões em diferentes aplicações diesel. No sexto e último painel, haverá uma avaliação sobre as principais lições aprendidas durante o encontro (ver a programação do fórum).

O encontro é voltado a dirigentes e profissionais de empresas, acadêmicos e representantes de associações, que encontrarão ambiente para troca de informações e debate de ideias entre especialistas. Assim, a proposta do encontro é garantir a formação de opinião sobre os diversos assuntos abordados, que possa ser utilizada como apoio para definição de políticas automotivas e tomada de decisões sobre investimentos e lançamento de produtos.

“Os fóruns da SAE BRASIL são ferramentas eficazes para o acompanhamento de mudanças e de tendências tecnológicas na profundidade e na velocidade dos mercados”, afirma Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Organizado pela Seção Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, o 15º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada conta com o apoio e o patrocínio das seguintes empresas e instituições: ABIMAQ, Afeevas, AGCO, BorgWarner, Basf, Bosch, CBMM, CNH Industrial, Corning, Cummins, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Eberspächer, FIEP/ SESI/ SENAI/ IEL, FPT, IPT, IQA, Italocam, Mahle, Mercedes-Benz, MundoCoop, MWM, NTC & Logística, Petrobras, Plural, Setcepar, Sobratema, Tenneco, Texaco Lubrificantes e Volvo.



PROGRAMAÇÃO DO 15º FÓRUM SAE BRASIL DE TECNOLOGIAS DIESEL E ALTERNATIVAS PARA VEÍCULOS COMERCIAIS E FORA DE ESTRADA

14 DE AGOSTO – TERÇA-FEIRA

09h – Abertura
com Gerson Fini, presidente regional da Bosch – Divisão Powertrain Solutions para América Latina e chairperson do 15º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada.

PAINEL 1 – CENÁRIO ECONÔMICO E EXPECTATIVAS DE MERCADO

09h15 – Palestra
“Cenário Econômico Latino-americano e Global”, com Robson Rodrigues Pereira, economista sênior do Bradesco.

09h45 – Palestra “Veículos Comerciais e Fora de Estrada – Previsão de Mercado e Tendências Tecnológicas”, com Carlos Briganti, diretor da Power System Research para América do Sul.

10h15 – Debate moderado por José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo.

PAINEL 2 – INTEGRAÇÃO DO VEÍCULO/ POWERTRAIN E DIFERENTES APLICAÇÕES

10h40 – Palestra
“Aplicação de Veículos Comerciais em Condições Urbanas”, com Carlos Brevilieri, gerente de Desenvolvimento do Produto da Mercedes-Benz.

11h10 – Palestra “Euro VI: Tendências Tecnológicas para a Realidade do Mercado LATAM”, com Luiz Noronha, gerente de Projetos da FPT Industrial para América Latina.

11h40 – Palestra “Aplicações Fora de Estrada: Agricultura e Equipamentos de Construção”, com Ricardo Huhtala, diretor de Operações da AGCO.

12h10 – Debate moderado por Sergio Soares, diretor de Desenvolvimento de Produto e Engenharia Agrícola da CNH Industrial para América Latina.

PAINEL 3 – EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO POWERTRAIN: MOTORES E TRANSMISSÕES

14h05 – Palestra
“Tecnologias de Motores para Melhoria de Eficiência”, com Georges Glyniadakis, líder de Engenharia de Desenvolvimento de Motores Diesel da AVL.

14h35 – Palestra “Tecnologias de Transmissão para Melhoria de Eficiência”, com Carlos Henrique Coronado Sena, engenheiro líder de Desenvolvimento de Novos Produtos da EATON.

15h05 – Palestra “Programa Americano de Eficiência Energética”, com Adriano Rishi, diretor executivo de Pesquisa e Engenharia da CUMMINS.

15h35 – Palestra “Programa de Eficiência Energética para Pesados no Brasil e Perspectivas de Implementação”, com Alexandre Parker, diretor de Assuntos Governamentais do Grupo Volvo América Latina.

16h05 – Debate moderado por Ricardo Abreu, diretor de Tecnologia da MAHLE.

PAINEL 4 – TECNOLOGIAS E MATERIAIS PARA COMPONENTES DE POWERTRAIN

17h – Palestra
“PCU Aplicado para Próxima Geração de Motores Diesel Médios e Pesados em Mercados Emergentes”, com Eduardo Nocera, gerente de Tecnologia do Produto da MAHLE.

17h30 – Palestra “Novas Tecnologias de Componentes para Transmissões”, com Douglas Lemes, supervisor da Engenharia de Projetos da ZF.

18h – Palestra “Novos Materiais para Motores e Transmissões”, com Mariana Beatriz dos Reis, engenheira de Processos da CBMM.

18h30 – Debate moderado por Camilo Adas, gerente sênior para Testes e Validação do Produto da Mercedes-Benz.

15 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA

08h20 – Abertura
com Gerson Fini, presidente regional da Bosch – Divisão Powertrain Solutions para América Latina e chairperson do 15º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada.

PAINEL 5 – COMBUSTÃO, COMBUSTÍVEIS E TECNOLOGIAS PARA CONTROLE DE EMISSÕES

08h30 – Palestra
“Cenários Futuros da Legislação de Emissões e Soluções Tecnológicas para Atendimento dos Novos Limites”, com Julio Lodetti, engenheiro líder de Performance e Calibração da VOLVO.

09h – Palestra “Tecnologias de Combustão para Atendimento dos Novos Limites de Emissões”, com Gustavo Castagna, gerente de Engenharia da Robert Bosch.

09h30 – Palestra “Sistema de Pós-tratamento para Aplicações EUVI no Mercado Brasileiro”, com Eduardo Nogueira, engenheiro de Aplicação da BASF.

10h – Palestra “Especificações de Combustíveis para Atendimento aos Limites de Emissões Futuros”, com Frederico Kremer, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Petrobras.

10h30 – Palestra “Combustíveis Gasosos em Aplicações Comerciais e Fora de Estrada”, com Fabio Nicora, gerente de Inovação da CNHInd.

11h – Debate moderado por Celso Argachoy, gerente de Consultoria Técnica – Engenharia da CUMMINS.

PAINEL 6 – DESENHANDO O FUTURO

11h50 – Debate
com representantes de cada painel do fórum, moderado por Pedro Kutney, editor da Automotive Business.

12h50 – Encerramento com Alessandro Silva, gerente de Homologação, Métodos e Processos da CNH Industrial e gerente do 15º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada.



15º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada
Data: 14 e 15 de agosto de 2018
Local: Teatro Positivo – rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba/ PR.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Encontro tem direção de Gerson Fini, presidente regional da Bosch – Divisão Powertrain Solutions para América Latina
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308