Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
03/07/2018
IQA lança manuais VDA 6 e VDA 6.1

Já estão disponíveis os exemplares em português das normas alemãs

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) anuncia o lançamento de dois manuais: o VDA 6 (Requisitos de Certificação para VDA 6.1, VDA 6.2 e VDA 6.4) e o VDA 6.1 (Auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade: Produção em Série), ambos disponíveis em português. O Instituto é representante oficial da VDA-QMC, normalizadora alemã para a indústria automotiva.

Amplamente utilizadas na Alemanha, as normas técnicas VDA são destinadas aos fornecedores das filiais de empresas alemãs, como BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen. “São publicações que regem os padrões de qualidade de processos e produtos de montadoras e indústrias de autopeças alemãs”, conta Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA.

VDA 6 – Base e definição dos requisitos de auditoria e certificação, o manual VDA 6 permite que montadoras e fornecedores realizem uma avaliação consistente e comparável de seus sistemas, processos, produtos e serviços. “Essa avaliação é feita a partir do que a VDA define como gerenciamento integrado ao longo do setor automotivo, que possibilita enxergar a qualidade dos produtos e serviços como resultado geral de todos os processos da organização”, explica Lopes.

Com o objetivo de desenvolver e estender os sistemas de gestão da qualidade, o manual apresenta os requisitos para a certificação de VDA 6.1, destinada a organizações que fornecem produtos para a indústria automotiva; VDA 6.2, voltada para empresas que fornecem serviços dentro do ciclo de vida do produto; e VDA 6.4, dedicada a organizações que fabricam e/ou fornecem equipamentos de produção ou sistemas personalizados e de fabricação em série.

VDA 6.1 – Recomendado para a implantação de SGQ e preparação de auditores internos das empresas que fornecem para a indústria automotiva, o manual VDA 6.1 define os procedimentos gerais para a avaliação de sistema de gestão da qualidade. “A publicação ajuda a identificar os pontos fracos e aplicar as ações corretivas para a melhoria contínua da qualidade na organização”, conta Lopes.

Com treinamento já disponível no IQA, o manual permite melhor entendimento sobre a qualidade do produto e das tarefas associadas à gestão da qualidade a partir de tópicos que explicam como assegurar atividades multifuncionais e de interface; definir e monitorar custos; considerar a segurança do produto e sua responsabilidade; e envolver todos os trabalhadores na responsabilidade pela qualidade, entre outras ações necessárias para a avaliação do sistema de gestão da qualidade.

Disponíveis para uso geral na indústria automotiva, os dois manuais podem ser adquiridos por meio do site do IQA (www.iqa.org.br/loja). Mais informações sobre as publicações também podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail manuais@iqa.org.br.





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar –sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308