Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
08/05/2018
Polo na Comunidade orienta sobre uso seguro do botijão de gás

Programa de palestras interativas, organizado pelo COFIP ABC, teve início neste sábado (5) com ação realizada pela Ultragaz no Parque São Rafael, em São Paulo

Vazamentos de gás e incêndios são riscos que podem ser evitados mediante o uso seguro do botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha. A informação é da Ultragaz, que neste sábado (dia 5) ministrou palestra para grupo de moradores do Parque São Rafael, em São Paulo, a convite do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC).

O encontro marcou o início do programa de palestras Polo na Comunidade, organizado pelo COFIP ABC, por meio do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), com o foco de conscientizar a população do entorno para a adoção de boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente. O CCC é um fórum de relacionamento formado pelas indústrias associadas e comunidades vizinhas ao Polo, com o objetivo de ampliar as oportunidades de diálogo.

Na palestra, Ismar Oliveira, técnico da Ultragaz, utilizou botijão em corte e fez demonstrações práticas em painel simulador de gás para orientar sobre cuidados necessários ao transportar, armazenar, manusear e instalar o botijão de GLP, bem como seus componentes. “Quase 100% das ocorrências envolvendo gás de cozinha são causadas por uso inadequado”, alertou.

O grupo pode esclarecer uma série de dúvidas e observar a demonstração de uma ocorrência de acidente, por meio de um aparelho simulador de explosão em ambiente doméstico. “Caso haja desconfiança de vazamento de gás, nunca se deve acender a luz ou ligar qualquer equipamento que produza faísca, sob o risco de acontecer uma explosão”, orientou Oliveira.

Marco Molina, gerente de Produção da Ultragaz, considera o trabalho de conscientização um papel fundamental da empresa. “Para a Ultragaz, que possui mais de 80 anos de mercado, é importante conversar diretamente com o usuário final sobre o GLP, um recurso excelente para a saúde e o bem-estar da população, mas que precisa ser utilizado com segurança”, afirmou.

Polo na Comunidade – Por meio do CCC, o COFIP ABC organizará até outubro mais palestras da primeira edição do programa de relacionamento, destinado à população do entorno do complexo industrial, nos municípios de Mauá (Jardim Silvia Maria e Jardim Sonia Maria), Santo André (Capuava e Santo Alberto) e São Paulo (Parque São Rafael).

“A proposta é fomentar o compartilhamento de informações sobre medidas adotadas pelas empresas associadas, com foco no tripé saúde, segurança e meio ambiente, que possam ser aplicadas ao cotidiano da população, sejam nos domicílios, equipamentos públicos ou locais de trabalho, e gerar resultados positivos”, explica Francisco Ruiz, gerente técnico do COFIP ABC.


SOBRE A ULTRAGAZ
Com mais de 80 anos, a Ultragaz foi a primeira empresa de GLP engarrafado e de venda a granel no País. Hoje a companhia possui 18 bases de engarrafamento e outras 25 de estocagem e distribuição no território nacional. A Ultragaz fornece mais de 1,7 milhão de toneladas de GLP para mais de 11 milhões de domicílios e cerca de 52 mil clientes empresariais. Sua rede de revendedores parceiros conta com cerca de 5,8 mil lojas. Com mais de 3,6 mil funcionários, seu faturamento em 2016 foi de R$ 5,37 bilhões.


SOBRE O POLO INDUSTRIAL
O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 12 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 11 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308