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 Release
21/02/2018
Quatorze equipes do Sul estão inscritas na 24ª Competição Baja SAE BRASIL PETROBRAS

Alunos de 14 instituições de ensino superior do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão inscritos na prova, de 22 a 25 de fevereiro, em São Paulo

São Paulo – Estudantes universitários do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina construíram 14 carros para disputar a 24ª Competição Baja SAE BRASIL, que este ano somou 84 equipes inscritas de 80 instituições de ensino superior de Norte a Sul do País.

A competição será realizada de 22 a 25 de fevereiro, em São José dos Campos, SP. As três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas da competição poderão representar o Brasil na Baja SAE Kansas, que será realizada de 25 a 28 de maio, em Pittsburgh, EUA.

Das 14 equipes inscritas que representarão a região Sul, seis são do Rio Grande do Sul, cinco do Paraná, e três de Santa Catarina.

Paraná – A equipe UFPR Baja SAE, da Universidade Federal do Paraná, adotou a telemetria para acompanhar o desempenho do carro e inovou na carenagem, fabricada em PET, e no painel, com display LCD. Apostou ainda na redução da espessura dos tubos que formam a estrutura do Baja e alterou a geometria com adição de alívios, para tornar o veículo mais leve. “Para a maioria dos estudantes, a motivação para participar de um projeto como o Baja é o ganho de conhecimento, mas bater os resultados anteriores é a meta”, diz Thatiane Caroline Alves da Silva, capitã da equipe.

A Pato Baja, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco, que participou pela primeira vez da competição em 2017, conquistando a 18ª posição e o título de melhor equipe novata, volta este ano com um protótipo focado na redução de massa, melhor ergonomia, comportamento dinâmico e tração.

Formada por 40 estudantes de engenharia mecânica, elétrica e civil, a equipe adotou tecnologias inovadoras na construção do carro, como a impressão 3D de gabaritos para a confecção de peças complexas e no monitoramento do desempenho do carro com sistema de recepção de dados via rádio repassados por placa telemétrica ao computador central e armazenados em backup de segurança.

Santa Catarina – Estreante na competição de âmbito nacional, a equipe Baja SATC, da Faculdade SATC é veterana na etapa regional Sul, onde participou em oito edições, a última no ano passado em que se classificou em 5º lugar. “Apesar de ser o primeiro ano da equipe na etapa nacional e concorrer com as melhores do País, temos um carro forte e robusto com grandes possibilidades de conseguir uma excelente colocação no enduro” diz Lais Marcos Lopes, capitã da Baja SATC.

Além da robustez equipe investiu em materiais para a redução de peso do protótipo, como alumínio aeronáutico, aplicado na caixa de redução, nos montantes dos cubos de roda e na caixa de direção, chapa corta-fogo e tampa do motor. No powertrain, a Baja SATC desenvolveu um sistema de refrigeração para o CVT para a maximização da eficiência térmica e redução do desgaste e do ruído na correia de transmissão, aumentando a vida útil do componente.

O Baja SAE – O Baja SAE é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capaz de transportar pilotos com até 1,90 m de altura e 109 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o chassi, são projetados e construídos pelas equipes, responsáveis pela viabilidade econômica do projeto.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL têm obtido sucesso entre os jovens e se mostrado celeiros de talento e inovação a ponto de cativar apoio e reconhecimento da indústria ao programa”, ressalta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.


24ª Competição Baja SAE BRASIL - PETROBRAS - 22 a 25 de fevereiro de 2018
Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da FATEC.

PROGRAMAÇÃO

Dia 22 (quinta-feira) - 9h10 às 14h30 Inspeções técnicas de segurança dos veículos
Dia 23 (sexta-feira) – 9h às 18h – Inspeções técnicas de segurança do veículo e apresentações de projetos.
Dia 24 (sábado) – 9h às 18h20 – Apresentações de projetos e provas dinâmicas.
Dia 25 de fevereiro (domingo) 10h – Formação do grid de largada e Enduro de resistência; 15h30 –Encerramento


EQUIPES INSCRITAS

NORTE (2 Estados /3 equipes/2 instituições)
Amazonas (2 equipes / 1 instituição)
Carro 54 – Equipe Baja UEA – Universidade do Estado do Amazonas
Carro 47 – Equipe Badó Baja – Universidade do Estado do Amazonas

Pará (1 equipe)
Carro 62 – Equipe Jambu Race – Faculdade Estácio de Belém

NORDESTE (6 Estados/ 15 equipes/13 instituições)
Bahia (3 equipes/3 instituições)
Carro 13 – Equipe Mandacaru Baja – Universidade Salvador
Carro 14 – Equipe Baajatinga – Universidade Federal do Vale do São Francisco
Carro 36 – Equipe Carpoeira Baja SAE – Universidade Federal da Bahia

Pernambuco (5 equipes/ 3 instituições)
Carro 11 - Equipe Mangue Baja 2 - Universidade Federal de Pernambuco
Carro 34 – Equipe Zabumbaja - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Carro 73 – Equipe Mangue Baja 1 - Universidade Federal de Pernambuco
Carro 79 – Equipe Corisco – Universidade de Pernambuco
Carro 81 – Equipe Bajagreste – Instituto Federal de Pernambuco

Rio Grande do Norte (4 equipes/ 3 instituições)
Carro 19 – Equipe Bajatron – Universidade Potiguar
Carro 43 – Equipe Cactus Baja – Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Carro 51 – Equipe Caraubaja SAE - Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Carro 75 – Equipe Car-kará Baja SAE – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Maranhão (1 equipe)
Carro 01– Equipe Bumba Meu Baja – Universidade Estadual do Maranhão

Paraíba (1 equipe)
Carro 57 – Equipe UFPBaja - Universidade Federal da Paraíba

Sergipe (1 equipe)
Carro 82 – Equipe Serbaja – Universidade Federal de Sergipe

SUDESTE (4 Estados/ 46 equipes/ 45 instituições)
Rio de Janeiro (11 equipes/ 10 instituições)
Carro 09 – Equipe Mud Runner 1 - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Carro 16 – Equipe Reptiles Baja PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica
Carro 30 – Equipe UFF Baja – Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
Carro 32 – Equipe Caledônia Racing Baja SAE – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Carro 38 – Equipe AEDBaja – Associação Educacional Dom Bosco
Carro 40 – Equipe Ali Babaja – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Macaé
Carro 49 - Equipe Bala dos Reis – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Angra dos Reis
Carro 50 - EquipeMudRunner 2 - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Carro 53 – Equipe Víbora – Instituto Militar de Engenharia
Carro 66 – Equipe Tuffão Baja SAE – Universidade Federal Fluminense
Carro 71 – Equipe Minerva Baja UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

São Paulo (20 equipes/ 19 instituições)
Grande São Paulo (12 equipes/11 instituições)
Carro 22 – Equipe FEI Baja 1 – Centro Universitário da FEI
Carro 31 – Equipe Baja Mauá – Instituto Mauá de Tecnologia
Carro 35 – Equipe Fatecnólogos – Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Carro 39 – Equipe Fox Baja – Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa
Carro 41 – Equipe PAC Baja – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Carro 58 – Equipe Baja SAE Clarengex – Centro Universitário Claretiano- Santo André
Carro 61 – Equipe FHOBaja – Fundação Hermínio Ometto
Carro 67 – Equipe Poli-USP Baja – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Carro 70 – Equipe USTJ Baja – Universidade são Judas Tadeu
Carro 77 – Equipe Mac Gear – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Carro 80 – Equipe Baja UFABC – Universidade Federal do ABC
Carro 84 - Equipe FEI Baja 2 - Centro Universitário da FEI

Interior (8 equipes/ 8 instituições)
Carro 07 – Equipe EESC USP – Escola de Engenharia São Carlos
Carro 10 – Equipe Unifeb Baja SAE – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
Carro 12 – Equipe Turuna Baja – FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Paulo– SJC
Carro 18 – Equipe EEP Baja – Escola de Engenharia de Piracicaba
Carro 24 – Equipe ITA Baja – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Carro 25 – Equipe Unicamp Baja SAE – Universidade Estadual e Campinas
Carro 48 – Equipe Baja Mud Racing – Faculdade de Engenharia de Sorocaba
Carro 78 – EquipeTec Ilha Baja – Universidade Estadual Paulista – Ilha Solteira

Minas Gerais (13 equipes/ 13 instituições)
Carro 04 – Equipe UFV Baja Pererecas – Universidade Federal de Viçosa
Carro 15 – Equipe Baja Espinhaço – Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri
Carro 20 – Equipe Inconfidentes Baja – Universidade Federal de Ouro Preto
Carro 28 – Equipe Komiketo Baja – Universidade Federal de São João del Rei
Carro 29 – Equipe Montain Baja – Universidade Federal de Itajubá – Itabira
Carro 33 – Equipe Camaleão – Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira
Carro 37 – Equipe Cefast Baja SAE – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Carro 42 – Equipe Zebu Baja UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Carro 44 – Equipe Cerrado – Universidade Federal de Uberlândia
Carro 52 – Equipe Rampage Baja UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
Carro 55 – Equipe Baja UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Carro 59 – Equipe Engemech – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Carro 63 – Equipe Saci - Universidade Federal de Itajubá – Itajubá

Espírito Santo (2 equipes/ 2 instituições)
Carro 5 – Equipe Vitória Baja – Universidade Federal do Espírito Santo
Carro 46 – Equipe Poca Baja – Sociedade Educacional do Espírito Santo

SUL (3 Estados/ 14 equipes/14 instituições)
Rio Grande do Sul (6 equipes/ 6 instituições)
Carro 2 – Equipe Sinuelo Fahor – Faculdade Horizontina
Carro 3 – Equipe Mas Baja Tchê – Universidade de Passo Fundo
Carro 21 – Equipe Bajaridade Tchê – IFRS Erechim – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Erechim
Carro 68 – Equipe Baja de Galpão-Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul
Carro 69 – Equipe Unijui – Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Carro 83 –Equipe Uri Baja- Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões.

Paraná (5 equipes/ 5 instituições)
Carro 6 – Equipe Imperador UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Curitiba
Carro 17 – Equipe UFPR Baja SAE – Universidade Federal do Paraná
Carro 27 – Equipe Gralha Azul – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa
Carro 56 – Londribaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
Carro 65 – Equipe Pato Baja – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco

Santa Catarina(3 equipes/ 3 instituições)
Carro 26 – Equipe Baja SATC – Faculdade SATC
Carro 72 – Equipe UFSC Baja SAE – Universidade Federal de Santa Catarina
Carro 76 – Equipe UdescVelociraptor Baja – Universidade do Estado de Santa Catarina

CENTRO-OESTE (3 Estados + DF/ 6 equipes/6 instituições)
Distrito Federal (1 equipe)
Carro 54 – Equipe Piratas do Cerrado - Universidade de Brasília

Goiás (1 equipe)
Carro 45 – Equipe Predadores Baja – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mato Grosso do Sul (3equipes/ 3 instituições)
Carro 23 – Equipe Javalis UCDB – Universidade Católica Dom Bosco
Carro 60 - Equipe BaGD – Universidade Federal da Grande Dourados
Carro 64 – Equipe Guaicurus – Fundação Universidade Federal da Grande Dourados

Mato Grosso(1 equipe)
Carro 8 – Equipe Bajacaré – Universidade Federal de Mato Grosso





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Carro da estreante na competição nacional, Baja SATC, no enduro da etapa regional Sul, em 2017
Carro da equipe UFPR Baja SAE na competição de 2017
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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