Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
21/11/2017
Estudantes catarinenses dominam o pódio na 15ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul

Equipes catarinenses ficaram com os 1º e 2º lugares na classificação geral da competição, encerrada domingo em Passo Fundo (RS)

Passo Fundo – Com 652,46 pontos, a equipe UDESC Velociraptor Baja SAE, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vice-campeã em 2016, foi a 1ª colocada na 15ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul, realizada de 17 a 19 de novembro, na Universidade de Passo Fundo (rodovia BR 285, km 292,7 - São José, Passo Fundo - RS).

Em 2º lugar na competição ficou a equipe UFSC Baja SAE, da Universidade Federal de Santa Catarina, que obteve 624,31 pontos; e em 3º lugar a equipe Baja de Galpão, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), do Rio Grande do Sul, com 613,39 pontos.

As equipes Mas Baja Tchê, da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF-RS), e Baja SATC, da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), foram respectivamente 4ª e 5ª colocadas, com 593,36 e 583,23 pontos.

Inscreveram-se na competição 22 equipes, 11 do Rio Grande do Sul, seis do Paraná e cinco de Santa Catarina, que somaram cerca de 400 estudantes.

A 15ª Baja SAE BRASIL - Etapa Sul destacou ainda as melhores equipes nas provas estáticas e dinâmicas, aplicadas por juízes, engenheiros da indústria da mobilidade. Entre as provas está o Enduro de Resistência, realizado em pista severa e que é a prova mais esperada da competição.

As melhores classificadas por prova:

Projeto – equipe UDESC Velociraptor Baja SAE, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC);

Conforto – equipe UFSC BAJA SAE, da Universidade Federal de Santa Catarina;

Aceleração – equipe Cataratas BAJA SAE, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste);

Velocidade – equipe UFSC BAJA SAE;

Manobrabilidade – equipe UDESC Velociraptor Baja SAE;

Suspension & Traction – equipe Baja SATC Carvoeiro, da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC);

Enduro – equipe Baja SATC Carvoeiro, da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC).

ABaja SAE BRASIL é uma competição de carros off road projetados e construídos por estudantes de engenharia. As Etapas Regionais Sul, Sudeste e Nordeste são preparatórias para a competição nacional, que reúne equipes de estudantes de todas as regiões brasileiras. As melhores poderão representar o Brasil na competição da SAE International, nos Estados Unidos.

CARROS – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL têm obtido sucesso entre os jovens e se mostrado celeiros de talento e inovação a ponto de cativar apoio e reconhecimento da indústria ao programa”, ressalta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Bajas perfilados para a competição
Equipe UDESC Velociraptor da Universidade do Estado de Santa Catarina, foi a campeã
A também catarinense UFSC Baja SAE, da Federal de Santa Catarina, foi 2º lugar
Equipe Baja de Galpão, da UNISC, foi 3º lugar
Equipe SATC Carvoeiro (SC), carro 3 foi a 1ª no Enduro de Resistência
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308