Passo Fundo – Com 652,46 pontos, a equipe UDESC Velociraptor Baja SAE, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vice-campeã em 2016, foi a 1ª colocada na 15ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul, realizada de 17 a 19 de novembro, na Universidade de Passo Fundo (rodovia BR 285, km 292,7 - São José, Passo Fundo - RS).
Em 2º lugar na competição ficou a equipe UFSC Baja SAE, da Universidade Federal de Santa Catarina, que obteve 624,31 pontos; e em 3º lugar a equipe Baja de Galpão, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), do Rio Grande do Sul, com 613,39 pontos.
As equipes Mas Baja Tchê, da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF-RS), e Baja SATC, da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), foram respectivamente 4ª e 5ª colocadas, com 593,36 e 583,23 pontos.
Inscreveram-se na competição 22 equipes, 11 do Rio Grande do Sul, seis do Paraná e cinco de Santa Catarina, que somaram cerca de 400 estudantes.
A 15ª Baja SAE BRASIL - Etapa Sul destacou ainda as melhores equipes nas provas estáticas e dinâmicas, aplicadas por juízes, engenheiros da indústria da mobilidade. Entre as provas está o Enduro de Resistência, realizado em pista severa e que é a prova mais esperada da competição.
As melhores classificadas por prova:
Projeto – equipe UDESC Velociraptor Baja SAE, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC);
Conforto – equipe UFSC BAJA SAE, da Universidade Federal de Santa Catarina;
Aceleração – equipe Cataratas BAJA SAE, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste);
Velocidade – equipe UFSC BAJA SAE;
Manobrabilidade – equipe UDESC Velociraptor Baja SAE;
Suspension & Traction – equipe Baja SATC Carvoeiro, da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC);
Enduro – equipe Baja SATC Carvoeiro, da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC).
ABaja SAE BRASIL é uma competição de carros off road projetados e construídos por estudantes de engenharia. As Etapas Regionais Sul, Sudeste e Nordeste são preparatórias para a competição nacional, que reúne equipes de estudantes de todas as regiões brasileiras. As melhores poderão representar o Brasil na competição da SAE International, nos Estados Unidos.
CARROS – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
“Os programas estudantis da SAE BRASIL têm obtido sucesso entre os jovens e se mostrado celeiros de talento e inovação a ponto de cativar apoio e reconhecimento da indústria ao programa”, ressalta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.
|