Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/11/2017
Equipe de São Paulo vence Torneio de Acesso para 20ª Competição SAE BRASIL AeroDesign

Em segunda edição, o Torneio contou com a participação à distância de 43 equipes, oriundas de Norte a Sul do Brasil

A equipe paulista Keep Flying Jr., da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), venceu o Torneio de Acesso para participar da 20ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada no segundo semestre de 2018, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. Em segunda edição, o Torneio de Acesso contou com a participação à distância de 43 equipes, oriundas de Norte a Sul do Brasil, por meio do envio de plantas técnicas e vídeos de voos.

Em segundo lugar na disputa ficou a equipe gaúcha AeroMissões, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), seguida pela equipe mineira Flying Priest, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Em função da crescente procura dos universitários pela Competição SAE BRASIL AeroDesign, a SAE BRASIL realiza o Torneio de Acesso para facilitar a entrada de novas equipes. Todos os anos a competição alcança o limite de inscrições (95 equipes), que são parcialmente garantidas às equipes melhores colocadas na competição passada. Este número é fixado conforme a capacidade disponível em recursos humanos e infraestrutura para realização do evento com segurança e eficácia operacional.

As 43 equipes inscritas no Torneio de Acesso representaram 16 Estados. Líderes em participação, Minas Gerais e São Paulo contaram com nove equipes cada, seguidos por Rio Grande do Sul, com seis equipes. Pará inscreveu três equipes. Amazonas, Bahia, Espírito Santo e Pernambuco tiveram duas equipes cada. Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe foram representados por uma equipe cada.

Além das equipes Keep Flying Jr., AeroMissões e Flying Priest, são elegíveis a concorrer na 20ª Competição SAE BRASIL AeroDesign outras 29 equipes participantes do Torneio de Acesso, totalizando 32. O critério para a seleção das equipes que se qualificam para a competição do ano seguinte é baseado na ordem direta de classificação no Torneio de Acesso e na Competição SAE BRASIL AeroDesign. A prioridade é dada para as equipes melhores colocadas no Torneio de Acesso e as equipes que registraram voos válidos na edição de 2017 da Competição SAE BRASIL AeroDesign.

Encerrada no dia 29 de outubro, a 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign registrou a presença de 87 equipes, que representaram 72 instituições de ensino, de 16 Estados do País, além do Distrito Federal, Venezuela e México. Ao todo compareceram mais 900 participantes, de aproximadamente 1,3 mil inscritos. Para participarem da competição, as equipes foram estimuladas a projetar e construir aviões radiocontrolados, segundo o regulamento da SAE BRASIL, em três classes: Regular, Micro e Advanced.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é programa de fins educacionais que tem como objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade. A competição é realizada anualmente desde 1999.

“Nos programas estudantis promovidos pela SAE BRASIL os jovens descobrem como trabalhar em equipe e, dentro das regras do jogo, obtêm a qualificação que o mercado exigirá mais tarde como profissionais”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

A competição teve patrocínio das empresas Airbus, Altair, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce e United Technologies. Também contou com o apoio das instituições ADC Embraer, DCTA, ITA, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Prefeitura de São José dos Campos e São José dos Campos Convention & Visitors Bureau, além de parcerias com os hotéis Novotel e Nacional Inn, de São José dos Campos.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Julia Natulini – julia@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Realizado à distância, Torneio de Acesso inscreveu 43 equipes, de 16 Estados
Universitários enviaram plantas técnicas e vídeos de voos para avaliação
Competição desafia estudantes de engenharia a construírem aviões
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308