Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/11/2017
Sábado é dia de provas dinâmicas na competição Baja SAE BRASIL Nordeste em Salvador (BA)

Universitários de seis Estados do Nordeste e Distrito Federal participam da competição regional de engenharia

Bahia – Sábado,11/11, é dia de provas dinâmicas (testes de suspensão, tração, aceleração e dirigibilidade) e avaliações (segurança, conforto e motorização) na Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste 2017, que vai até domingo,12 de novembro, no Senai Cimatec (avenida Orlando Gomes, 1845, Piatã), em Salvador, Bahia. Universitários da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal, aceleram os motores de 18 veículos off-road.

Agrupados em 18 equipes, os mais de 300 inscritos participam de provas com veículos denominados Baja SAE, projetados e construídos por estudantes sob a supervisão de professores, dentro de suas respectivas instituições de ensino. Os carros serão avaliados por juízes, todos engenheiros da mobilidade.

A programação começou hoje, dia 10, com apresentações orais dos projetos. Domingo, último dia, será previsto o enduro de resistência, prova mais esperada da competição com três horas de duração.

A equipe Cactus Baja SAE, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), foi a vencedora da competição regional no ano passado, disputada pelas 17 equipes inscritas.

Etapa Nordeste – Como as demais competições regionais da SAE BRASIL, a Etapa Nordeste é preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL, de âmbito nacional, que é realizada anualmente no primeiro semestre do ano, no Interior de São Paulo, com a participação equipes de todas as regiões do Brasil.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

PROGRAMAÇÃO
Dia 10 (sexta-feira), das 8h às 16h – Apresentações orais dos projetos.

Dia 11 (sábado), das 7h às 18h – Avaliações (segurança, conforto e motorização) e provas dinâmicas (suspensão, tração, aceleração e dirigibilidade) – Todas as atividades são simultâneas.

Dia 12 (domingo), das 9h às 12h – Enduro de resistência. Das 13h30 às 14h30 – Premiação.
Toda a programação do fim de semana é aberta ao público.

Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste 2017
Data: 10 a 12 de novembro de 2017
Local: Senai Cimatec – avenida Orlando Gomes, 1845, Piatã, Salvador – BA

INSTITUIÇÕES E EQUIPES INSCRITAS:

BAHIA – 4 equipes de 4 instituições
Universidade Estácio de Sá – Equipe Piratas da Engenharia
Senai Cimatec – Equipe Calango Tec Baja
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Equipe Carpoeira
Universidade Salvador (UNIFACS) – Equipe Mandacaru Baja SAE

CEARÁ – 1 equipe de 1 instituição
Universidade Federal do Ceará (UFC) – Equipe Siará Baja

DISTRITO FEDERAL – 1 equipe de 1 instituição
Universidade de Brasília (UnB) – Equipe UnBaja

PARAÍBA – 3 equipes de 2 instituições
Universidade Federal Campina Grande (UFCG) – Equipe ParahyBaja
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Equipes UFPBaja e Baja da Peste

PERNAMBUCO – 5 equipes de 5 instituições
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Equipe Bajagreste
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Equipe Mangue Baja
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Equipe Zabumbaja
Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – Equipe Baajatinga
Universidade de Pernambuco (UPE) – Equipe Corisco

PIAUÍ – 1 equipe de 1 instituição
Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Equipe IFPI Baja SAE

RIO GRANDE DO NORTE – 3 equipes de 2 instituições
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Equipe Kar-Cará
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Equipes Cactus Baja e Caraubaja SAE



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar - sara@companhiadeimprensa.com.br
Julia Natulini – julia@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308