Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
28/06/2017
Estudantes brasileiros sobem ao pódio na competição Fórmula SAE em Lincoln

Equipes Unicamp E-Racing e V8 Racing Facens foram respectivamente 3ª na categoria Elétrica e 15ª na categoria Combustão da competição em Lincoln (EUA)

São Paulo – A equipe Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas, foi a terceira colocada entre as 26 equipes inscritas na categoria Elétrica da Fórmula SAE, em Lincoln, Nebraska EUA. A equipe V8 Racing Facens, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, foi a 15ª entre as 76 equipes inscritas na categoria Combustão. A competição Formula SAE tem âmbito mundial e foi realizada no Lincoln Airpark, em Nebraska, de 21 a 24 de junho.

Mesmo sem chegar ao final do Enduro (a prova que entre todas atribui mais pontos) por uma falha elétrica, a Unicamp E-Racing garantiu o 3º lugar na competição com 666.5 pontos, ao disputar com universitários dos Estados Unidos, Canadá, México e Paquistão. A equipe levou o 1º lugar na prova Skid Pad (que avalia a capacidade de veículo percorrer trajetórias curvilíneas) e 2º lugar nas provas de Design, Aceleração e Autocross (que define o grid do Enduro).

A V8 Racing Facens completou todas as provas e obteve a 15ª posição na classificação geral disputando a categoria Combustão com equipes dos Estados Unidos, Canadá, México, Paquistão, Japão, Coréia do Sul e Índia. Esta foi a melhor colocação no mundial em 12 anos de equipe e seis participações internacionais da história da V8 Racing Facens.

Conquistas - A Unicamp E-Racing venceu na Categoria Elétrica e a V8 Racing Facens foi vice-campeã na Categoria Combustão da 13ª Competição Fórmula SAE BRASIL, realizada ano passado em Piracicaba, SP. E foram essas conquistas que garantiram a ambas o direito de representar o País na competição mundial, em que o Brasil tem pontuado entre os Top Ten.

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para atingir velocidade superior a 100 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. A recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.

História - Os carros Fórmula SAE surgiram nos EUA em 1978. O projeto e a construção dos veículos são feitos por alunos sob orientação de professores e devem obedecer às regras e normas do regulamento SAE da competição, disponíveis no site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br).

Além do Brasil, que entrou no circuito em 2004, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão também são países-sede das competições Fórmula SAE Combustão. Na categoria Elétrica fazem parte das competições os EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, desde 2013, o Brasil.

“A introdução de novas tecnologias e sua aplicação sistêmica em benefício da sociedade é a filosofia que norteia os programas estudantis da SAE BRASIL, como o Fórmula, criados para estimular estudantes à inovação e para ajudá-los na qualificação exigida pela indústria”, afirma o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – Susete@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Natulini – Julia@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 11 94984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Carro da Unicamp E-Racing, 3ª da Categoria Elétrica na mundial Fórmula SAE em Lincoln. FOTO: Caio Lang
Carro da Equipe V8 Racing Facens, 15ª entre 76 equipes da Categoria Combustão na Fórmula SAE em Lincoln
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308