Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
21/06/2017
Começa amanhã (22), em Volta Redonda, o 6º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada

Lideranças da indústria e da academia participarão do encontro em Volta Redonda, RJ, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23)

Informações de tráfego, estilo de pilotagem e manutenção do veículo, que antes eram exclusivas de modelos top de linha, agora também são disponibilizadas em compactos, por meio de centrais multimídia. Conectividade é uma das tônicas do 6º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia, que será realizado nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), no Hotel Escola Bela Vista, em Volta Redonda, RJ.

Além de apresentar novas soluções em conectividade e veículos elétricos, o encontro bienal debaterá a infraestrutura para viabilização de tecnologias no Brasil, com mesas redondas, apresentações de trabalhos técnicos e mostra de engenharia, que irá expor os últimos lançamentos em eletroeletrônica automotiva. Em paralelo, o encontro oferecerá palestras para estudantes de engenharia, com o objetivo de despertar o interesse pela área (ver programação completa do colloquium).

“Quanto mais conectados forem os veículos, mais qualidade será necessária nas redes de telecom. Alguns desafios precisam ser vencidos para que seja possível a utilização das tecnologias em todo o território nacional como as ‘áreas de sombras’, encontradas em diversas regiões brasileiras, que geram instabilidade às redes”, afirma o engenheiro Ricardo Camargo, chairperson do colloquium, que reunirá lideranças do setor.

No primeiro dia, o assunto será debatido em mesa redonda por Claudio Smith, gerente de Produtos para Veículos Conectados da Here; Carlos Eduardo Pereira, gerente de Vendas & Marketing da Bosch Service Solutions; Iaran Gadotti, gerente de P&D da Continental; e Caio Mendes, desenvolvedor sênior da Semcon. A mediação ficará a cargo de Mithermayer Menabo Junior, gerente de Engenharia Elétrica da MAN Latin America e diretor da Seção Regional Rio de Janeiro da SAE BRASIL.

“Os eventos da SAE BRASIL abordam importantes temas para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, afirma o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Organizado pela Seção Regional Rio de Janeiro da SAE BRASIL, o 6º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia tem o patrocínio das empresas Continental, MAN, Mitutoyo, Semcon e Siemens.



PROGRAMAÇÃO

22 DE JUNHO

EVENTO PRINCIPAL

09h – Abertura
com Ricardo Camargo, engenheiro do Produto da MAN Latin America e chairperson do 6º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia.

09h30 – Palestra “Veículos Autônomos e Conectividade Automotiva na Pauta Mundial”, com Mithermayer Menabo Jr., gerente Engenharia Elétrica da MAN Latin América e diretor da Seção Regional Rio de Janeiro da SAE BRASIL.

11h – Paper “Aplicativo Monitor de Caminhão”, com Adriano dos Santos Ribeiro, analista do Produto da Semcon.

11h30 – Paper “Internet das Coisas e Computação em Nuvem: Aplicação no Campo Automóvel”, com João Marcos Silva Lins, analista de Desenvolvimento da IAV do Brasil.

12h – Paper “Segurança Funcional e Modelo Baseado em Design”, Taysa Millena Banik, estudante de Engenharia Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

14h – Paper “Sistema Embarcado para Direção Assistida, Baseado em Geolocalização de Precisão”, com Felipe Heuer, pesquisador dos Institutos Lactec.

14h30 – Paper “Integração de Dados GPS no Vector CANape por meio de Solução Baseada em Arduino”, com David Carvalho Andrade, pesquisador assistente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

15h – Paper “Gravação de Dados para o Desenvolvimento ADAS - Gravação Escalável de Dados de Sensor e ECU”, com Daniel Yamamoto, diretor de Vendas e Produtos da Vector.

16h30 – Mesa Redonda "Veículos Autônomos e Conectividade Automotiva na Pauta Mundial", com Claudio Smith, gerente de Produtos para Veículos Conectados da Here, Carlos Eduardo Pereira, gerente de Vendas & Marketing da Bosch Service Solutions, Iaran Gadotti, gerente de P&D da Continental, e Caio Mendes, desenvolvedor sênior da Semcon. Debate moderado por Mithermayer Menabo Junior, gerente de Engenharia Elétrica da MAN Latin América.

18h – Encerramento.


EVENTO ESTUDANTIL

11h – Palestra
"HERE: Desenvolvimento e Criação de Mapas”, com Carlos Alberto Direito Jose, desenvolvedor de Conteúdo da Here.

11h30 – Palestra "Ano 2030 – Veículos Comerciais e Sensores”, com Wilson Nogueira, coordenador de Marketing do Produto da TE Connectivity.

12h – Palestra "Veículos Autônomos e Sensores”, com Iaran Gadotti, gerente de P&D da Continental.

14h – Palestra "O Casamento do Século: O Lean Manufactoring e a Internet das Coisas”, com Wanderley do Prado, Marketing Corporativo da Opencadd.

14h30 – Palestra “Tecnologias, Tendências de Sensores e o Universo dos MEMS (Micro Electro Mechanical Systems)”, com Wilson Nogueira, coordenador de Marketing do Produto da TE Connectivity.

15h – Palestra "Evolução da Bateria de Chumbo-Ácido para Novas Demandas Automotivas”, com Maumi Tsurumaki, gerente de Eletroquímica da Johnson Controls.


23 DE JUNHO

EVENTO PRINCIPAL

08h30 – Palestra
“Veículos Elétricos e Direção Automatizada – Tendências e Perspectivas”, com Carlos Osorio, engenheiro de Aplicação da Mathworks (EUA).

10h – Paper “Investigação Detalhada sobre os Efeitos de Média e Alta Tensão em Cabos de Alimentação em Contato Direto com Veículos e Passageiros”, com Juliano Mologni, gerente técnico da ESSS.

10h30 – Paper “Sistema Avançado de Gestão para Baterias de Lítio em Inversores Híbridos Otimizado para Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede”, com Felipe Lima dos Reis Marques, engenheiro de P&D do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

11h – Paper “Tecnologias em Conectores”, com Natanael Marcondes dos Santos, engenheiro da TE Connectivity.

11h30 – Mesa Redonda “Veículos Elétricos – Tendência ou Modismo?”, com Oswaldo Cella, diretor de Engenharia da TE Connectivity para América do Sul; Wendell Willian Teixeira, analista de Inovação da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL); e Rogério Ferraz, analista de Vendas da WEG. Mediação de Rodrigo Lopes, engenheiro do Produto da MAN Latin America.

13h – Encerramento.


EVENTO ESTUDANTIL

10h – Palestra
"Introdução a Redes Automotivas: CAN na Prática”, com Jonatas Xavier, engenheiro de Aplicação da Vector.

10h30 – Palestra "Veículos Autônomos e a Indústria 4.0”, com Leandro Ayres, executivo de Vendas da Siemens.

11h – Palestra “Tecnologias AEC para o Mercado Automotivo”, com Oswaldo Machado, gerente da AEC; e Adson de Oliveira, gerente de Desenvolvimento de Negócios da AEC.


6º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia
Data: 22 e 23 de junho de 2017
Local: Hotel Escola Bela Vista – Rua 19A, 635, Bela Vista, Volta Redonda, RJ




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Ricardo Camargo, chairperson do colloquium
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308