Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/03/2017
DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Polo Petroquímico emprega água de reúso em prol do desenvolvimento sustentável

Fornecimento é realizado pelo Aquapolo, empreendimento associado do COFIP ABC

Fomentar o desenvolvimento sustentável do Polo Petroquímico é a prioridade do COFIP ABC (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC). Com foco no uso consciente da água, cujo dia é comemorado mundialmente em 22 de março, empresas do Polo empregam água de reúso industrial como fonte de abastecimento.

A iniciativa tem possibilitado o aumento da oferta de água potável para a Região Metropolitana de São Paulo, uma vez que o Polo deixa de usar mensalmente 900 milhões de litros de água tratada. “Ao adotar o reúso, as empresas deixam de consumir água potável em processos produtivos e passam a usar água de reúso da estação de tratamento de esgoto ETE ABC, da Sabesp, processada pelo Aquapolo, o que beneficia diretamente a população e dá um destino industrial para essa água”, diz Francisco Ruiz, gerente executivo do COFIP ABC”.

O abastecimento é realizado pelo Aquapolo, considerado o maior empreendimento do hemisfério sul para a produção de água de reúso industrial. O Aquapolo pode fornecer 650 litros por segundo, volume equivalente ao consumo de água potável de uma cidade com 300 mil moradores. Cerca de 85% deste volume são destinados ao Polo Petroquímico.

A água de reúso é produzida a partir do esgoto tratado. Esse efluente, que seria devolvido à natureza dentro das condições exigidas pela legislação, passa por novos tratamentos que tornam o produto próprio para uso industrial: filtração, ultrafiltração – para retenção de sólidos e bactérias, e osmose reversa – para redução de salinidade e outros elementos.

Para Ruiz, a associação do Aquapolo ao COFIP ABC é de grande importância para o desenvolvimento sustentável do Polo Petroquímico e vem ao encontro da crença da instituição. “O equilíbrio ambiental, a responsabilidade social e a efetividade econômica são fundamentais para a criação de valor, o que nós temos cada vez mais alcançado por meio de iniciativas como esta realizada pelo Aquapolo”, afirma.


Polo Industrial – O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros.
Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.


SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 10 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Abastecimento é realizado pelo Aquapolo, considerado o maior empreendimento do hemisfério sul para a produção de água de reúso industrial (Foto: Rogério Reis)
 Perfil da empresa

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 11 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308