Mais de 190 universitários de Minas Gerais fazem os últimos acertos em 17 aviões radiocontrolados, que foram projetados e construídos dentro de suas instituições de ensino superior. O objetivo é superar os desafios e voar alto na 18ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada entre 3 e 6 novembro, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP).
As 17 equipes mineiras integram as 95 inscritas nesta edição, sendo 88 brasileiras e sete estrangeiras. No total, mais de 1,3 mil participantes – entre estudantes, professores orientadores e pilotos – representarão 77 instituições de ensino superior do Brasil (18 Estados e Distrito Federal) e do Exterior (México, Polônia e Venezuela).
Ao todo se inscreveram 22 equipes de São Paulo, 17 de Minas Gerais e sete do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro e Paraná serão representados por seis cada. Santa Catarina possui cinco equipes. Rio Grande do Norte aparece com quatro. Pernambuco e Distrito Federal têm três equipes cada. Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso e Paraíba, com duas. Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Sergipe estão com uma equipe cada. Entre as estrangeiras, há quatro equipes da Venezuela, duas do México e uma da Polônia.
BELO HORIZONTE – 13ª colocada no ano passado, a equipe Cefast Aerodesign, formada por 15 estudantes do Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais (CEFET-MG), investiu em aeronave com elevada capacidade de carga. Inscrito na Classe Regular, o protótipo possui asa alta, empenagem horizontal móvel, empenagem vertical em configuração dupla, trem de pouso triciclo e motor ASP, capaz de transportar 15 kg em aço SAE 1020. “Utilizamos materiais compósitos como fibra de carbono e aramida, alumínio de alta resistência e madeira balsa em razão da alta relação resistência e massa”, diz Fabrício Augusto Santos, 23, estudante do 7º período de Engenharia Mecânica e capitão da equipe, que se sagrou campeã mundial na SAE Aerodesign East Competition, realizada no Texas, EUA, em 2010.
SÃO JOÃO DEL REI – Construir uma aeronave eficiente e de custo reduzido, capaz de cumprir as baterias de voo com segurança foi o objetivo da equipe Noizavua AeroDesign, composta por 10 estudantes da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), que obteve a 18ª posição no ano passado. Inscrita na Classe Micro, a equipe desenvolveu monoplano de asa alta e reto-trapezoidal, trem de pouso triciclo, motor tractor e empenagem de configuração considerada inovadora. “Utilizamos um estabilizador horizontal totalmente móvel sem uso de profundor e elevamos a empenagem para escoamento favorável nas superfícies”, conta Vitor Souto, 22, estudante do 10º período de Engenharia Mecatrônica e capitão da equipe. Capaz de atingir velocidade de 24 m/s e alijar carga de 1,5 kg em areia, a aeronave foi construída a partir de materiais como fibra de carbono, madeira balsa, resina epóxi e nylon em função de disponibilidade, baixo peso e resistência satisfatória.
ITAJUBÁ – Inscrita na Classe Regular, a equipe L.O.T.S. AeroDesign, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), focou em confiabilidade o desenvolvimento da aeronave, que possui asa reta, empenagem de dois lemes e trem de pouso triciclo, capaz de transportar 10 kg em chapas de aço e alcançar a velocidade de 35 m/s. “Optamos por um projeto mais confiável porque o nosso objetivo é adquirir mais experiência para os próximos anos”, diz Thalles Ribeiro, estudante do oitavo período de Engenharia Elétrica e capitão da equipe de 15 estudantes, que participa pela segunda vez da competição. Entre as inovações, Ribeiro destaca o design do avião, considerado mais robusto e resistente, que confere maior segurança ao compartimento de carga. “Utilizamos fibra de carbono por ser leve e resistente, além de madeira balsa, que é de comum uso na área”, conta o capitão da equipe, que ficou na 46ª posição em 2015.
De Minas Gerais ainda participarão as equipes Apollo, da Faculdade Pitágoras; Flying Priest, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Microraptor, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Uai, Sô! Fly!!! e Uai, Sô! Fly!!! Kids, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); 12 Bis, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Trem Ki Voa Micro, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Acauã e Skywards AeroDesign, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Aerovale, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Tucano e Tucano Micro, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); e Uirá e Uirá Micro, da UNIFEI.
Aeronaves – Para estimular a criatividade das equipes, o Comitê Técnico apresentou este ano novos desafios para as três categorias de aeronaves. Na Classe Regular, pela primeira vez, os aviões deverão ter dimensões compatíveis com o espaço definido por um cone com base de 2,5 metros de diâmetro e altura de 75 centímetros. Além disso, as aeronaves estão liberadas para transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. A categoria segue restrita a aeronaves monomotores.
Na Classe Advanced, os aviões deverão apresentar aumento do conteúdo de eletrônica embarcada. Além do tempo de voo, os sistemas a bordo deverão computar a velocidade. Cai por terra a restrição de peso vazio, mas, quando carregadas, as aeronaves não deverão exceder 35 Kg. Permanecem de livre escolha o tipo de propulsão (combustão ou elétrica) e o número de motores, assim como deixa de existir a limitação de máxima cilindrada para o grupo motopropulsor. Em contrapartida, a área total das hélices não poderá ultrapassar 0,052 m². Como na Classe Regular, as aeronaves também poderão transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo.
Na Classe Micro, bolas de tênis não são mais obrigatórias e as aeronaves poderão transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. Outra novidade é a possibilidade de alijar a carga durante os voos – ganharão pontuação adicional as equipes que conseguirem realizar alijamentos com sucesso. Nesta categoria não há restrição de geometria ou número de motores – todos elétricos – porém, a partir de agora, as equipes deverão ser capazes de desmontar o avião depois de voo, e transportá-lo desmontado em caixa de volume de 0,1 m³.
Provas – Na Competição SAE BRASIL AeroDesign, as avaliações são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme regulamento. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2017, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: oito primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.
Reconhecida pelo Ministério da Educação, a competição recebe o patrocínio do Grupo Airbus, Altair, Boeing, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce, Saab e United Technologies. Também conta com o apoio das instituições ADC Embraer, DCTA, ITA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Prefeitura de São José dos Campos. “As competições de engenharia dos programas estudantis da SAE BRASIL são um desafio e tanto para os futuros engenheiros, que passam pelo rigoroso crivo de especialistas em provas de resistência aplicadas a veículos criados por eles, e não raro são observados por olheiros de empresas interessadas em contratar talentos”, destaca Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
18ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
Dia 3 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) – Prédio de Eletrônica e Computação.
Dias 4, 5 e 6 – das 7h30 às 18h – Competição de voo no Aeroporto do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) – aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima, ao lado do MAB, em São José dos Campos/ SP.
18ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
3 a 6 de novembro
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – São José dos Campos/ SP
Total de equipes inscritas = 95
№ estrangeiras = 7
№ de equipes brasileiras: 88
№ de instituições de ensino: 77
№ médio de estudantes inscritos: 1.000
№ equipes: Classe Micro: 25 / Classe Regular: 60 / Classe Advanced: 10
SUL
Paraná (6 equipes / 6 instituições)
FAG – Fundação Assis Gurgacz – equipe Pegasus AeroDesign (avião 57)
PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – equipe Aerocária (avião 59)
UFPR – Universidade Federal do Paraná – equipe Burning Goose (avião 43)
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus Curitiba) – equipe Acalantis (avião 48)
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus Cornélio Procópio) – equipe Abutres (avião 221)
UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – equipe AeroCataratas (avião 41)
Rio Grande do Sul (7 equipes / 5 instituições)
Faculdade Horizontina – equipe MasBáh Aerodesign (equipe 49)
UPF – Fundação Universidade de Passo Fundo – equipe Aerocócus UPF (avião 32)
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – equipes Carancho AeroDesign (avião 30) e Carancho Micro (avião 208)
UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul – equipes Kamikase (avião 22) e Kamikase Micro (avião 207)
UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa – equipe Aeropampa Micro (avião 219)
Santa Catarina (5 equipes / 3 instituições)
FASATC – Faculdade SATC – equipe AeroSATC (avião 34)
UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina – equipes Albatroz AeroDesign (avião 17) e Albatroz Aerodesign Micro (avião 203)
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – equipes Céu Azul Regular (avião 19) e Céu Azul Advanced (avião 103)
SUDESTE
Espírito Santo (2 equipes / 2 instituições)
UFES – Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Aero Vitória Espírito Santo (avião 8)
IFES – Instituto Federal do Espírito Santo – equipe Fam AeroDesign (avião 46)
Minas Gerais (17 equipes / 13 instituições)
CEFET-MG – Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais – equipe Cefast Aerodesign (avião 12)
Faculdade Pitágoras (campus Uberlândia) – equipe Apollo (avião 50)
PUCMG – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – equipe Flying Priest (avião 60)
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – equipe Microraptor (avião 211)
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – equipes Uai, Sô! Fly!!! (avião 4) e Uai, Sô! Fly!!! Kids (avião 223)
UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – equipe 12 Bis (avião 37)
UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei (campus Santo Antonio) – equipe Trem Ki Voa Micro (avião 205)
UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei (campus Ouro Branco) – equipe Noizavua AeroDesign (avião 214)
UFV – Universidade Federal de Viçosa (campus Florestal) – equipes Acauã (avião 33)
UFV – Universidade Federal de Viçosa (campus Viçosa) – equipe Skywards AeroDesign (avião 38)
UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – equipe Aerovale (avião 54)
UFU – Universidade Federal de Uberlândia – equipes Tucano (avião 6) e Tucano Micro (avião 202)
UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá – equipes L.O.T.S. AeroDesign (avião 36), Uirá (avião 5) e Uirá Micro (avião 206)
Rio de Janeiro (6 equipes / 5 instituições)
CEFET-RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – equipe Venturi AeroDesign (avião 105)
IME – Instituto Militar de Engenharia – equipe Zéfiro (avião 21)
PUC-RIO – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – equipes AeroRio Regular (avião 15) e AeroRio Advanced (avião 104)
UFF – Universidade Federal Fluminense – equipe Blackbird (avião 13)
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Minerva AeroDesign (avião 16)
São Paulo (22 equipes / 18 instituições)
Grande São Paulo (7 equipes / 6 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Regular (avião 3) e FEI Micro (225)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Obelix (avião 106)
POLI USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – equipe Keep Flying (avião 7)
UAM – Universidade Anhembi Morumbi – equipe Aeroduca (avião 35)
UFABC – Universidade Federal do ABC – equipe Harpia AeroDesign UFABC (avião 31)
UNINOVE – Universidade Nove de Julho – equipe Ícaro (avião 42)
Interior de São Paulo (15 equipes / 12 instituições)
ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe Leviatã (avião 101)
EEL USP – Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo – equipe AeroEEL (avião 53)
EESC USP – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – equipes EESC-USP Alpha (avião 1), EESC-USP Bravo (avião 201) e EESC-USP Charlie (avião 108)
FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Falcons AeroDesign (avião 47)
FATEC – Faculdade de Tecnologia (campus São José dos Campos) – equipe Fatecnautas (avião 55)
IFSP – Instituto Federal de São Paulo (campus Salto) – equipe Taperá Baby (avião 210)
UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – equipe UFSCar Dragão Branco (avião 25)
UNESP – Universidade Estadual Paulista (campus Bauru) – equipe Canarinho Advanced (avião 109)
UNESP – Universidade Estadual Paulista (campus Guaratinguetá) – equipe Aerofeg (avião 2)
UNIARARAS – Centro Universitário Hermínio Ometto – equipe Iuna AeroDesign (avião 44)
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – equipes Urubus AeroDesign (avião 20) e Urubus Micro (avião 218)
UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – equipe AeroUnisal (avião 29)
CENTRO-OESTE
Distrito Federal (3 equipes / 2 instituições)
UnB – Universidade de Brasília – equipes Draco Volans (avião 14) e Mamutes do Cerrado (avião 217)
UNIP-DF – Universidade Paulista do Distrito Federal – equipe Antonov (avião 209)
Goiás (1 equipe / 1 instituição)
UFGO – Universidade Federal de Goiás – equipe Aerodactyl (avião 52)
Mato Grosso (2 equipes / 1 instituição)
UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso – equipes AeroDesign UFMT Regular (avião 10) e AeroDesign UFMT Micro (avião 213)
Mato Grosso do Sul (1 equipe / 1 instituição)
UCDB – Universidade Católica Dom Bosco – equipe Tuiuiú (avião 58)
NORDESTE
Bahia (2 equipes / 2 instituições)
UFB – Universidade Federal da Bahia – equipe Axé Fly (avião 9)
UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco – equipe F-Carranca (avião 11)
Maranhão (2 equipes / 2 instituições)
Faculdade Pitágoras – equipe AeroBeetle (avião 51)
UEMA – Universidade Estadual do Maranhão – equipe Zeus (avião 24)
Paraíba (2 equipes / 1 instituição)
UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – equipes Parahyasas (avião 23) e Parahyasas Micro (avião 212)
Pernambuco (3 equipes / 3 instituições)
IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – equipe Hórus AeroDesign (avião 56)
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – equipe Mandacaru AeroDesign (avião 107)
UPE – Universidade de Pernambuco – equipe Tenpest Aerodesign UPE (avião 216)
Piauí (1 equipe / 1 instituição)
IFPI – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – equipe Sol do Equador (avião 28)
Rio Grande do Norte (4 equipes / 3 instituições)
Faculdade Maurício de Nassau – equipe MNAF AeroDesign (avião 224)
UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido – equipe Acceptor AeroDesign (avião 26)
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipes Car-Kará Advanced (avião 102) e Car-Kará Micro (avião 204)
Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
UFS – Universidade Federal de Sergipe – equipe Araras AeroDesign (avião 215)
NORTE
Pará (1 equipe / 1 instituição)
UFPA – Universidade Federal do Pará – equipe Uirapuru (avião 220)
EXTERIOR
Polônia (1 equipe / 1 instituição)
Wroclaw University of Technology – equipe JetStream (avião 110)
México (2 equipes / 2 instituições)
ESIME UP Ticomán – equipe Kukulcán (avião 27)
Universidad Aeronautica en Queretaro – equipe U-Fly AeroDesign (avião 45)
Venezuela (4 equipes / 3 instituições)
TBD – equipe AeroVenezuela (avião 40)
USB – Universidad Simón Bolívar – equipes AeroDesign SAE USB (avião 18) e AeroDesign SAE USB Micro (avião 222)
UCV – Universidad Central de Venezuela – equipe AeroUCV (avião 39)
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