Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
24/08/2016
IQA lança manual CQI 23, sobre avaliação de sistema de moldagem

Já disponível em português, publicação apoia o desenvolvimento de sistemas de gestão de moldagem com foco em melhoria contínua

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro, anuncia o lançamento do manual CQI 23 – Processo Especial: Avaliação do Sistema de Moldagem, desenvolvido pelo comitê AIAG (Automotive Industry Action Group).

Em primeira edição, o manual define os requisitos fundamentais para o sistema de gestão de moldagem para prevenção de defeitos e redução de desperdícios na cadeia de abastecimento. “Tem o objetivo de fornecer uma abordagem comum para os sistemas de gestão de moldagem das organizações de produção automotiva e prestação de serviços”, diz Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA.

Juntamente com sistema de gestão da qualidade e demandas específicas dos clientes, o manual CQI 23 define os requisitos fundamentais para os sistemas de gestão de moldagem. “Essa publicação especifica requisitos complementares às normas dos clientes e dos produtos em apoio à abordagem do processo automotivo, conforme descrito na norma ISO/TS 16949”, afirma Lopes.

Entre os processos avaliados estão moldagem por injeção, sopro, vácuo, compressão e transferência, extrusão e controle de processos, além de inspeção e teste de peça. “Esta avaliação, que deve ser realizada anualmente para reexame da conformidade, pode ser utilizada tanto pela própria organização para autoavaliação como entre organização e seus fornecedores”, destaca o coordenador de Marketing do IQA.

Para realizar a avaliação, o profissional precisa ter experiência como auditor interno do sistema de gestão da qualidade, possuir conhecimentos do processo de moldagem e estar familiarizado com aplicação de ferramentas essenciais da qualidade automotiva, como controle estatístico de processo, análise dos sistemas de medição, aprovação de peças, análise de modos e efeitos de falha e planejamento avançado da qualidade.

Mais informações sobre essas e outras publicações relacionadas à qualidade no setor automotivo podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail manuais@iqa.org.br.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefone: (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308