A SAE BRASIL anunciou neste dia 15 de agosto os 10 vencedores do 10º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo nas categorias mídia Impressa e Internet, que teve o patrocínio Mercedes-Benz e copatrocínio Bosch. A cerimônia de entrega foi realizada no hotel Grand Mercure, em São Paulo.
Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL, ressaltou o valor da imprensa especializada no fomento da engenharia pela divulgação dos avanços da mobilidade e elogiou o rigor na apuração de informações que compõem as reportagens inscritas do 10º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo.
“Quero destacar que este prêmio é muito especial para nós, não só pelos 10 anos de sua realização, mas porque este é o ano do Jubileu de Prata da associação e do Congresso SAE BRASIL”, destacou Sowade.
Em 2016 foram inscritas 254 matérias nas categorias Mídia Impressa e Internet. Os primeiros colocados receberam R$ 3 mil em dinheiro. As menções honrosas, duas em cada categoria, receberam R$ 1 mil cada uma, e os quatro destaques – dois em cada categoria - receberam certificados.
PRIMEIROS COLOCADOS
Categoria Impressa – Yuri Vasconcelos, da revista Pesquisa Fapesp, com a reportagem “Berçário de aviões”.
Categoria Internet – Gustavo Henrique Ruffo, do portal Portal Flat Out!, pela reportagem “Diesel, Atkinson e Miller – Conheça os ciclos mais econômicos de motor”.
MENÇÕES HONROSAS
Categoria Impressa – Giovanna Riato, da revista Automotive Business, pela matéria “Especial – Tendências e Indústria 4.0”, também elaborada por Paulo Ricardo Braga, Sueli Reis, Pedro Kutney, Mário Curcio. A outra menção foi para o jornalista Pedro Henrique de Carvalho, da Revista Época Negócios, pela reportagem “Foi dada a largada”.
Categoria Internet – George Guimarães, da revista Autodata pela matéria “Megatendências”, também elaborada por Alzira Rodrigues, Vicente Alessi Filho, S. Stefani, Marcos Rozen, Decio Costa, Viviane Biondo e Michele Loureiro. Adair Santos do Grupo Sinos (RS) também recebeu menção pela reportagem “Manual de sobrevivência no trânsito”.
DESTAQUES
Categoria Impressa– Guilherme Blanco Muniz, revista Autoesporte pela matéria “Radiografia do perigo”, também elaborada por Giulia Pagliarini. Na categoria, Eduardo Sodré e Rodrigo Mora, do jornal Folha de S. Paulo, também foram destaques com a matéria “A velocidade da luz”.
Categoria Internet – André Antonio Dantas, do AutoEntusiastas, pela matéria “Pesquisando o fluxo”; e Luciana Paiva da revista digital Cana Online, com a reportagem “Etanol a jato!”, também elaborada por Leonardo Ruiz.
O PRÊMIO – Concorreram ao 10º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo reportagens inscritas sobre tecnologia da mobilidade nos modais automotivo, aeroespacial, ferroviário e naval, publicadas em jornais, revistas e sites com sede no Brasil, entre 01 de março de 2015 a 20 de março de 2016.
Os trabalhos foram selecionados por comissão julgadora formada pelos jornalistas Valdir dos Santos, colaboradora em diversos veículos de imprensa, especialmente no segmento de veículos pesados, Wagner Gonzalez, editor da Folha do Carro, e da Folha de Alphaville; e o engenheiro Ricardo Simões de Abreu, conselheiro da SAE BRASIL.
O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo foi criado em 2005, com objetivo de estimular a cobertura jornalística da imprensa escrita geral e especializada em todas as redações do País, com pautas sobre a tecnologia da mobilidade brasileira e que contribuam para o desenvolvimento humano e social no Brasil e no mundo.
FOTOS: Alexandre Andrade |