Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/08/2016
Jornalistas da revista Fapesp e portal Flat Out! vencem Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo

Cerimônia de entrega do prêmio foi realizada neste dia 15 de agosto em São Paulo

A SAE BRASIL anunciou neste dia 15 de agosto os 10 vencedores do 10º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo nas categorias mídia Impressa e Internet, que teve o patrocínio Mercedes-Benz e copatrocínio Bosch. A cerimônia de entrega foi realizada no hotel Grand Mercure, em São Paulo.

Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL, ressaltou o valor da imprensa especializada no fomento da engenharia pela divulgação dos avanços da mobilidade e elogiou o rigor na apuração de informações que compõem as reportagens inscritas do 10º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo.

“Quero destacar que este prêmio é muito especial para nós, não só pelos 10 anos de sua realização, mas porque este é o ano do Jubileu de Prata da associação e do Congresso SAE BRASIL”, destacou Sowade.

Em 2016 foram inscritas 254 matérias nas categorias Mídia Impressa e Internet. Os primeiros colocados receberam R$ 3 mil em dinheiro. As menções honrosas, duas em cada categoria, receberam R$ 1 mil cada uma, e os quatro destaques – dois em cada categoria - receberam certificados.

PRIMEIROS COLOCADOS
Categoria Impressa – Yuri Vasconcelos, da revista Pesquisa Fapesp, com a reportagem “Berçário de aviões”.

Categoria Internet – Gustavo Henrique Ruffo, do portal Portal Flat Out!, pela reportagem “Diesel, Atkinson e Miller – Conheça os ciclos mais econômicos de motor”.

MENÇÕES HONROSAS
Categoria Impressa – Giovanna Riato, da revista Automotive Business, pela matéria “Especial – Tendências e Indústria 4.0”, também elaborada por Paulo Ricardo Braga, Sueli Reis, Pedro Kutney, Mário Curcio. A outra menção foi para o jornalista Pedro Henrique de Carvalho, da Revista Época Negócios, pela reportagem “Foi dada a largada”.

Categoria Internet – George Guimarães, da revista Autodata pela matéria “Megatendências”, também elaborada por Alzira Rodrigues, Vicente Alessi Filho, S. Stefani, Marcos Rozen, Decio Costa, Viviane Biondo e Michele Loureiro. Adair Santos do Grupo Sinos (RS) também recebeu menção pela reportagem “Manual de sobrevivência no trânsito”.

DESTAQUES
Categoria Impressa– Guilherme Blanco Muniz, revista Autoesporte pela matéria “Radiografia do perigo”, também elaborada por Giulia Pagliarini. Na categoria, Eduardo Sodré e Rodrigo Mora, do jornal Folha de S. Paulo, também foram destaques com a matéria “A velocidade da luz”.

Categoria Internet – André Antonio Dantas, do AutoEntusiastas, pela matéria “Pesquisando o fluxo”; e Luciana Paiva da revista digital Cana Online, com a reportagem “Etanol a jato!”, também elaborada por Leonardo Ruiz.

O PRÊMIO – Concorreram ao 10º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo reportagens inscritas sobre tecnologia da mobilidade nos modais automotivo, aeroespacial, ferroviário e naval, publicadas em jornais, revistas e sites com sede no Brasil, entre 01 de março de 2015 a 20 de março de 2016.

Os trabalhos foram selecionados por comissão julgadora formada pelos jornalistas Valdir dos Santos, colaboradora em diversos veículos de imprensa, especialmente no segmento de veículos pesados, Wagner Gonzalez, editor da Folha do Carro, e da Folha de Alphaville; e o engenheiro Ricardo Simões de Abreu, conselheiro da SAE BRASIL.

O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo foi criado em 2005, com objetivo de estimular a cobertura jornalística da imprensa escrita geral e especializada em todas as redações do País, com pautas sobre a tecnologia da mobilidade brasileira e que contribuam para o desenvolvimento humano e social no Brasil e no mundo.


FOTOS: Alexandre Andrade

Leia as matérias vencedoras do 10º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo. Acesse http://portal.saebrasil.org.br/reconhecimento/premio-jornalismo/premiados



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 94984-9581
www.companhiadeimprensa.com.br/assessoria

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Os vencedores (esq. p/ dir.): À frente Guilherme Blanco Muniz, Leonardo Ruiz, Luciana Paiva e André Antonio Dantas; atrás Pedro Henrique de Carvalho, George Guimarães, Gustavo Ruffo, Eduardo Sodré, Rodrigo Mora, Giovanna Riato e Marcos de Oliveira
À frente os jornalistas vencedores, atrás Luiz Carlos Moraes e Camilo Adas (Mercedes-Benz), Carlos Abdala (Bosch), presidência, membros do conselho executivo e superior da SAE BRASIL
Marcos de Oliveira, da revista Fapesp, 1º lugar na categoria Impressa
Sueli Reis, Mario Curcio, Giovanna Riato e OPedro Kutney, da Automotive Business - Menção honrosa na categoria Impressa
Pedro Henrique de Carvalho, da revista Época Negócios - Menção honrosa Impressa
Guilherme Blanco Muniz, da revista Autoesporte - Destaque Impressa
Rodrigo Mora e Eduardo Sodré, da Folha de S. Paulo - Destaque Impressa
Gustavo Henrique Ruffo, do Flat Out!, foi 1º lugar na categoria Internet
George Guimarães, da revista Autodata - Menção honrosa Internet
André Antonio Dantas, do AutoEntusiastas - Destaque Internet
Leonardo Ruiz e Luciana Paiva, do Cana Online, Ribeirão Preto (SP) - Destaque Internet
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308