Um dos caminhos para o design automotivo atender as demandas por aumento de segurança e redução de emissões assim como os requisitos do programa Inovar-Auto – aliados às pressões por diminuição de custo – é o uso de tecnologia de estampagem a quente, segundo Frederico Hirota, gerente de Desenvolvimento de Estruturas da BENTELER, que participará do 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia. Com a presença de lideranças da indústria, da academia e do governo, o encontro será realizado no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), em São Paulo, dia 7 de junho.
Na palestra “Soluções Leves – Tecnologias e Tendências para o Mercado Brasileiro”, Hirota falará sobre tecnologia de estampagem a quente, capaz de conferir alta resistência mecânica a materiais que são utilizados nas carroçarias – em alguns casos por custos menores em relação às tecnologias de conformação a frio. “Um material de resistência de 500 MPa pode chegar a 1500 MPa. Como a tecnologia torna o material bem mais resistente, pode-se reduzir a espessura, eliminar componentes e manter a performance de segurança. É uma solução para quem está preocupado com segurança e emissão”, defende.
Segundo Hirota, a tecnologia de estampagem a quente é geralmente usada para fabricação de componentes anti intrusão (com deformações reduzidas) por entregar alta resistência mecânica, no entanto ainda pode ser utilizada em regiões que têm deformações programadas para a absorção de energia. “Esta aplicação é uma tendência mundial da tecnologia hot stamping”, afirma o engenheiro mecânico, que possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Desde 2014, é gerente da BENTELER Mercosul, responsável pela implementação de inovações na região.
A BENTELER Automotive é empresa especialista na tecnologia de estampagem a quente. Além disso, investe em inovações e trabalha com tecnologias de última geração.
“Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e preparam os profissionais da engenharia para os desafios competitivos atuais e futuros”, aponta Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
PROGRAMAÇÃO
08h – Abertura com Marco Colosio, chairperson do 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia.
Painel “Avanços das Tecnologias dos Materiais Ferrosos no Setor Automotivo”
08h30 – Palestra “Otimização da Conformação a Quente de Aços com Nanoprecipitados a Base de Nióbio”, com Hardy Mohrbacher, sócio-diretor da NiobelCon.
09h – Palestra “Avançados Aços de Alta Resistência – Próxima Geração”, com Alexandre Cortez, especialista em Desenvolvimento de Projetos Automotivos da ArcelorMittal.
09h20 – Palestra “Soluções Leves – Tecnologias e Tendências para o Mercado Brasileiro”, com Frederico Hirota, gerente de Desenvolvimento de Estruturas da Benteler.
09h40 – Palestra “Recentes Desenvolvimentos dos Aços AHSS e PHS para o Segmento Automotivo – Desafios e Estratégias”, com Augusto de Oliveira, coordenador da Engenharia de Aplicação de Produtos e Soluções Inovadoras da CSN.
Debate moderado por Mauro Paraiso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz.
Painel “Avanços das Tecnologias dos Não Ferrosos no Setor Automotivo”
10h55 – Palestra “Tecnologia em Estampagem de Alumínio para o Setor Automotivo”, com Fabio Meneghine, gerente da Área de Acabamento da Novelis.
11h15 – Palestra “FSW (Friction Stir Welding) em Aplicações Automotivas”, com Paulo Kaneji Kodama, supervisor de Contas da ALCOA.
11h35 – Palestra “Alumínio de Alta Resistência para Sistema de Absorção de Impacto em Veículos de Passeio”, com Carolina Sayuri Hattori, engenheira da Votorantim Metais.
Debate moderado por Roberto Garabosky, da Ford.
Painel “Novos Materiais na Soldagem Automotiva”
12h05 – Palestra “Sistemas de Exaustão : Soluções para Aumentar a Produtividade e Reduzir os Custos de Fabricação”, com Ronaldo Cardoso Junior, gerente de Produtos da ESAB.
12h25 – Poster Session: Soldagem Automotiva.
Debate moderado por José Castillo, assessor de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil.
Painel “Avanços das Tecnologias dos Materiais Poliméricos e Nanotecnologia no Setor Automotivo”
14h05 – Palestra “Overview da Nanotecnologia Automotiva”, com Adriano Marim, pesquisador do IPT.
14h35 – Palestra “Desenvolvimento de Aplicações de Materiais Poliméricos no Setor de Transporte”, com Gustavo Spina de Almeida, coordenador de Tecnologia do SENAI.
14h55 – Palestra “Estudo e Caracterização de um Compósito de Polipropileno e Pneu em Pó para Uso em Encapsulamento de Motor”, com Kelly Cristina Lixandrão, doutoranda em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC (Universidade Federal do ABC).
Debate moderado por Flavio Lemos, líder técnico da EDAG.
Painel “Materiais Avançados & Engenharia de Superfície”
15h20 – Palestra “Soldagem AHSS”, com Marcelo Carboni, gerente de Desenvolvimento da CBMM.
15h40 – Palestra “Efeitos Tribológicos da Qualidade Superficial de Chapas na Vida Útil de Ferramentas de Estapagem”, com João Henrique Souza, supervisor de Pesquisa & Desenvolvimento da Brunning.
16h – Palestra “Soluções em Revestimento de Matrizes para Conformações em Aços de Alta Resistência (Cold Forming/ Hot Forming)”, com Marcos Lima, gerente de Contas da Oerlikon.
16h20 – Palestra “O Laser na Manufatura Aditiva e no Tratamento Térmico”, com Diogo Corazza, engenheiro de Aplicação da Trumpf.
16h40 – Palestra “Novos Materiais para Arames”, com Vincent Vermeersch, gerente de Mercado Global da Belgo Bekaert Arames.
Debate moderado por Jesse Paegle, sócio-diretor da JWP Engineering & Consulting.
17h – Encerramento com Plínio Cabral Jr., diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.
9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia
Data: 7 de junho, das 8h às 17h.
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT (Auditório do Prédio 50) – av. Profº Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo.
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