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 Release
28/03/2016
Estudantes do RJ, MG e ES participam da Baja SAE BRASIL-PETROBRAS nesta quinta, 31 de março

Competição será realizada de 31 de março a 3 de abril em São José dos Campos, SP, e reunirá quase 1,5 mil universitários de engenharia de quase todo o País

São Paulo – Falta pouco para a 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada de 31 de março a 3 de abril, em São José dos Campos-SP. São 74 equipes inscritas, de 68 instituições de ensino superior, num total de 1.460 estudantes de engenharia das cinco regiões brasileiras, que, assistidos por professores, desenvolveram e construíram carros off-road (Baja SAE) – todos já em testes finais -, exclusivamente para disputar a tradicional competição nacional de engenharia.

Na competição, além das apresentações do projeto feito pela equipes, os veículos são submetidos a rigorosas avaliações estáticas e dinâmicas. As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o País na Baja SAE Tennessee Tech, de 14 a 17 de abril de 2017 em Cookeville, Tennessee, EUA, onde o Brasil já venceu quatro vezes.

Espírito Santo – três equipes representarão o Estado capixaba, uma delas a SamaBaja, do Instituto Federal do Espírito Santo. A equipe tem 19 integrantes e corre com os testes finais do carro. O veículo ganhou várias inovações, como sistema de medição do nível de combustível. Duas chaves magnéticas alocadas na parte externa do tanque são acionadas com a passagem de uma boia, à medida que o nível de gasolina abaixa. “Também instalamos uma plataforma de telemetria embarcada para monitoramento dos sensores instalados no veículo”, diz Lucas Marins Souza, aluno de Engenharia Mecânica e capitão da equipe, que obteve a 38ª colocação em 2015 e disputará a competição pelo terceiro ano consecutivo.

Minas Gerais – segundo Estado em participação, após São Paulo (22), Minas Gerais possui 10 equipes inscritas. A Baja UFMG, da Universidade Federal, volta à competição, onde venceu em 2015. Para buscar novamente o pódio, a equipe investiu no carro, que pesa 156 kg e utiliza ligas de alumínio aeronáutico e fibras de carbono e de vidro. “O sistema eletroeletrônico do veículo traz novidades que proporcionam o aumento da sua capacidade de processamento e confiabilidade”, afirma Clara Braz Iplinsky, aluna de Engenharia de Produção e capitã da equipe. O novo protótipo também possui evoluções significativas no sistema de transmissão e freios. Muitas das peças obtidas do mercado foram substituídas por outras projetadas e fabricadas pela própria equipe, com 24 integrantes.

Rio de Janeiro – oito equipes de sete instituições cariocas estão inscritas. A Ali Babaja, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé, trabalha no carro dentro da instituição. Breno Silva, capitão da equipe, com 23 integrantes, conta que o veículo ganhou reforços estruturais em locais sujeitos a altas tensões, novas peças fabricadas em aço-liga e emprego de eletrônica para medir velocidade e rotação do motor. “Também utilizaremos um sistema eletrônico com velocímetro e tacômetro (conta-giros) pela primeira vez”, diz o estudante. A expectativa, diz, é concluir todas as provas e ter boa pontuação.

O Baja – O Baja SAE é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capaz de transportar pilotos com até 1,90 m de altura e até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, responsáveis pela viabilidade econômica do projeto.

Este ano a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS traz mudanças no regulamento. As principais alterações são relacionadas à segurança da prova. Entre elas está o abastecimento dos carros, que agora deve ser feito antes da inspeção de segurança, além de novas regras para o sistema elétrico do veículo e controle de configuração do motor. O espaço destinado ao abastecimento também muda com a obrigatoriedade do uso de contêineres para o combustível, sistema de reabastecimento, funil e extintor, reforçando a segurança e organização do local.

“As competições estudantis da SAE BRASIL são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a praticar conhecimento técnico com ousadia e criatividade, além de fazer com que tomem contato com a gestão de projeto em todos os seus aspectos, inclusive o financeiro. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro”, analisa Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.


22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
31 de março a 03 de abril de 2016

Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
31 de março
8h30 às 9h30 – Briefing da competição. 12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios.

1º de abril
9h às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.

02 de abril
9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 19h – Briefing com pilotos.

03 de abril
9h15 – Formação da largada. 10h às 14h – Enduro de resistência. 15h – Encerramento

Equipes na 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Total: 74 equipes inscritas • 19 Estados mais DF • 68 instituições de ensino
(em 2015 foram 76 equipes inscritas • 16 Estados mais DF e EUA • 70 instituições de ensino)


CENTRO-OESTE (1 estado + DF – 3 equipes – 3 instituições)

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 30)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) – equipe UFMTBaja SAE (carro 48)

Mato Grosso do Sul (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – equipe Baja Guaicurus (carro 69)



NORDESTE (7 Estados – 13 equipes – 11 instituições)

Alagoas (1 equipe / 1 instituição)
Faculdade Pitágoras Maceió – equipe Bode Guerreiro Baja (carro 68)

Bahia (1 equipe /1 instituição)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira Baja (carro 63)

Paraíba (4 equipes / 3 instituições)
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 73)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – equipes UFPBaja Inebriável (carro 42) e UFPBaja Inobliterável (carro 43)
Universidade Federal Campina Grande (UFCG) – equipe ParahyBaja (carro 72)

Pernambuco (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Fed. de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 (carro 2) e Mangue Baja 2 (carro 3)
Universidade de Pernambuco (UPE) – equipe Corisco (carro 17)

Rio Grande do Norte (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – equipe Car-Kará (carro 10)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – equipe Cactus Baja (carro 14)

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – equipe Bumba Meu Baja (carro 57)

Piauí (1 equipe / 1 instituição)
Instituto Federal do Piauí (IFPI) – equipe IFPI Baja SAE (carro 55)


NORTE (2 Estados – 3 equipes – 3 instituições)

Amazonas (1 equipe / 1 instituição)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – equipe Baja UEA (carro 56)

Pará ( 2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – equipe Bajara UFOPA (carro 70)
Universidade Federal do Pará (UFPA) – equipe Baja Tucuruí (carro 71)



SUDESTE (4 Estados – 44 equipes – 40 instituições)

São Paulo
Grande São Paulo – (12 equipes / 10 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 (carro 4) e FEI Baja 2 (carro 5)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 - MLR (carro 12) e Mauá STR (carro 13)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe ITA Baja (carro 18)
Instituto Presbiteriano Mackenzie – equipe Mack Gear (carro 53)
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP)– equipe Poli Atlas (carro 16)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo – equipe Fatecnólogos (carro 49)
Universidade Estadual Paulista – Unesp – equipe Pac Baja (carro 34)
Universidade Federal do ABC (UFABC) – equipe Baja UFABC (carro 37)
Universidade Paulista (UNIP) – equipe Gulin (carro 65)
Universidade São Judas Tadeu (USJT) – equipe Bajiganga (carro 59)


São Paulo / Interior – (11 equipes / 10 instituições)
Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) – equipe EEP Baja (carro 50)
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESCUSP) – equipes EESC USP 1 (carro 7) e EESC USP 2 (carro 8)
Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Facens Baja Mud Racing (carro 62)
Fundação Hermínio Ometto – equipe FhoBaja (carro 61)
Universidade Estadual Paulista – Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 11)
Universidade Estadual de Campinas - Campinas – equipe Unicamp Baja SAE (carro 15)
Universidade Estadual de Campinas – Limeira – equipe Torque Baja (carro 52)
Universidade Estadual Paulista - Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha Baja (carro 35)
Universidade Federal de São Carlos – equipe Genau Baja UFSCar (carro 46)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 33)


Minas Gerais – (10 equipes / 10 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFAST) – equipe Cefast Baja (carro 9)
Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG) – equipe Baja-Unifeg (carro 66)
Centro Universitário Newton Paiva – equipe camaleão (54)
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Juiz de Fora – equipe Corsários (carro 47)
Universidade Federal de Itajubá – equipe Saci (carro 26)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 1)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – equipe Inconfidentes Baja (carro 51)
Universidade Federal de São João del Rei ( UFSJ) – equipe Komiketo Baja UFSJ (carro 20)
Universidade Federal de Viçosa (UFV) – equipe UFVbaja-Pererecas (carro 64)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Zebu Baja – UFTM (carro 36)


Espírito Santo – (3 equipes / 3 instituições)
Faculdades Integradas Espírito Santenses – equipe Faesa Baja (carro 45)
Instituto Federal do Espírito Santo (IFEP) – equipe SamaBaja (carro 39)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – equipe Vitória Baja (carro 21)




Rio de Janeiro (8 equipes /7 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CFETRJ) – equipes Mud Runner 1 (carro 40) e Mud Runner 2 (carro 41)
Instituto Politécnico UERJ – equipe Caledônia Racing (carro 74)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – equipe Reptiles Baja (carro 25)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Minerva Baja UFRJ (carro 32)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Macaé – equipe Ali Babaja (carro 58)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – equipe Tuffão Baja SAE (carro 23)
Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda – equipe UFF Baja (carro 44)


SUL (3 Estados – 11 equipes – 11 instituições)

Santa Catarina (2 equipes / 2 instituições)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipe Udesc Velociraptor (carro 6)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – equipe UFSC Baja SAE (carro 24)


Rio Grande do Sul (6 equipes / 6 instituições)
Centro Universitário Univates – equipe Baja Univates Team (carro 38)
Faculdade Horizontina – equipe Sinuelo Fahor (carro 28)
Universidade de Passo Fundo (UPF) – equipe Mas Baja Tchê (carro 31)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 19)
Universidade Federal do Rio Grande (UFRG) – equipe Baja Furg (carro 67)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – equipe Bombaja UFSM (carro 27)

Paraná (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – equipe UFPR Baja SAE (carro 22)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Curitiba (UTFPR) – equipe Imperador UTFPR (carro 29)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Campus Cornélio Procópio) – equipe Procobaja (carro 60)






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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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