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 Release
24/03/2016
Universitários do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se preparam para a Competição Baja SAE BRASIL-Petrobras

Alunos de 68 instituições de ensino superior de 19 Estados e Distrito Federal participam da competição, de 31 de março a 03 de abril, em São José dos Campos

São Paulo – A 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS vem com mudanças este ano, que incluem mais requisitos relacionados à segurança das operações e um novo local para sua realização na cidade paulista de São José dos Campos, em área ao lado da Fatec.

As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Tennessee Tech, de 14 a 17 de abril de 2017 em Cookeville, Tennessee, EUA.

Das 11 equipes inscritas que representam a região Sul, seis são do Rio Grande do Sul, três do Paraná e duas de Santa Catarina. A região é a terceira em número de equipes inscritas este ano, depois do Sudeste e do Nordeste, 1º e 2º colocados nesse ranking com 44 e 13 times inscritos, respectivamente.

O aumento da aplicação de materiais como fibra de carbono e alumínio aeronáutico se configura como tendência este ano entre as equipes do Sul, para tornar os carros mais leves e ao mesmo tempo garantir a resistência nos testes mais severos. Algumas introduziram recursos como redução de tubos na estrutura do veículo, outras inovaram com o uso do aço cromo molibdênio, liga permite a produção de peças tão resistentes quanto às de aço carbono, com redução considerável no volume de material aplicado.

Rio Grande do Sul – Veterana na competição, da qual participa desde 2006, a equipe Sinuelo FAHOR (Faculdade Horizontina) tem 22 estudantes e apostou na confiabilidade do projeto, chamado Baja Sinuelo V. “Investimos em um produto que tenha a capacidade de resistir às provas sem dano ao veículo, modificamos componentes no sistema de freios para facilitar a frenagem e alteramos a relação de transmissão para maior velocidade, entre outras várias pequenas, mas, importantes modificações”, diz Renan Carlos Weber, 21 anos, 9° Semestre Engenharia Mecânica. O projeto do Baja Sinuelo V começou em 2013 e deu à FAHOR a 27ª colocação na classificação geral na competição em 2015, entre 76 equipes.

Paraná – Estreante na competição nacional, a equipe Procobaja (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio) participou do Baja pela primeira vez em 2015, na Etapa Regional Sul. “Nossa maior motivação é acreditar no potencial que temos, e não medimos esforços para que esse carro saísse do projeto”, diz Caio Guizelini Ferreira da Silva, 22 anos, 2°ano de Engenharia Mecânica. Focada em aspectos de dirigibilidade, aerodinâmica e integridade estrutural do carro, a equipe desenvolveu estudos sobre componentes da suspensão e direção, design e estrutura do veículo, por meio de recursos de softwares de simulação. “Mudamos completamente a geometria da direção do carro e também a suspensão, além do chassi, com distância entre eixos menor”, revela Caio. Para ele a maior dificuldade da equipe foi a indisponibilidade de itens necessários para a construção do protótipo: “Usamos a Internet para comprar por conta da distância que estamos dos grandes centros comerciais”, diz.

Santa Catarina – Quinta colocada em 2015 a equipe Udesc Velociraptor Baja SAE (Universidade do Estado de Santa Catarina) apostou em mudanças na suspensão do carro para permitir maior amplitude de ajustes, e na redução de massa pela aplicação de novos materiais como policarbonato e aços de alta resistência. Para o aprimoramento da estrutura do protótipo a equipe usou um novo software para chegar à “geometria ótima” com base em parâmetros e condições de contorno pré-definidas. “A melhora progressiva da equipe é um grande motivador, porém o principal objetivo é o conhecimento agregado”, aponta Matheus Rizzieri, 22 anos, 4º ano de Engenharia Mecânica.

O Baja – O Baja SAE é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capaz de transportar pilotos com até 1,90 m de altura e até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, responsáveis pela viabilidade econômica do projeto.

“As competições estudantis da SAE BRASIL desafiam os jovens a praticar o que aprenderam na sala de aula e muito mais, pelo exercício da gestão de projeto em todos os seus aspectos”, analisa Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Equipes na 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Total: 74 equipes inscritas • 19 Estados mais DF • 68 instituições de ensino


CENTRO-OESTE (1 estado + DF – 3 equipes – 3 instituições)

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 30)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) – equipe UFMTBaja SAE (carro 48)

Mato Grosso do Sul (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – equipe Baja Guaicurus (carro 69)



NORDESTE (7 Estados – 13 equipes – 11 instituições)

Alagoas (1 equipe / 1 instituição)
Faculdade Pitágoras Maceió – equipe Bode Guerreiro Baja (carro 68)

Bahia (1 equipe /1 instituição)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira Baja (carro 63)

Paraíba (4 equipes / 3 instituições)
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 73)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – equipes UFPBaja Inebriável (carro 42) e UFPBaja Inobliterável (carro 43)
Universidade Federal Campina Grande (UFCG) – equipe ParahyBaja (carro 72)

Pernambuco (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Fed. de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 (carro 2) e Mangue Baja 2 (carro 3)
Universidade de Pernambuco (UPE) – equipe Corisco (carro 17)

Rio Grande do Norte (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – equipe Car-Kará (carro 10)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – equipe Cactus Baja (carro 14)

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – equipe Bumba Meu Baja (carro 57)

Piauí (1 equipe / 1 instituição)
Instituto Federal do Piauí (IFPI) – equipe IFPI Baja SAE (carro 55)


NORTE (2 Estados – 3 equipes – 3 instituições)

Amazonas (1 equipe / 1 instituição)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – equipe Baja UEA (carro 56)

Pará ( 2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – equipe Bajara UFOPA (carro 70)
Universidade Federal do Pará (UFPA) – equipe Baja Tucuruí (carro 71)


SUDESTE (4 Estados – 44 equipes – 40 instituições)

São Paulo
Grande São Paulo – (12 equipes / 10 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 (carro 4) e FEI Baja 2 (carro 5)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 - MLR (carro 12) e Mauá STR (carro 13)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe ITA Baja (carro 18)
Instituto Presbiteriano Mackenzie – equipe Mack Gear (carro 53)
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP)– equipe Poli Atlas (carro 16)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo – equipe Fatecnólogos (carro 49)
Universidade Estadual Paulista – Unesp – equipe Pac Baja (carro 34)
Universidade Federal do ABC (UFABC) – equipe Baja UFABC (carro 37)
Universidade Paulista (UNIP) – equipe Gulin (carro 65)
Universidade São Judas Tadeu (USJT) – equipe Bajiganga (carro 59)


São Paulo / Interior – (11 equipes / 10 instituições)
Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) – equipe EEP Baja (carro 50)
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESCUSP) – equipes EESC USP 1 (carro 7) e EESC USP 2 (carro 8)
Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Facens Baja Mud Racing (carro 62)
Fundação Hermínio Ometto – equipe FhoBaja (carro 61)
Universidade Estadual Paulista – Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 11)
Universidade Estadual de Campinas - Campinas – equipe Unicamp Baja SAE (carro 15)
Universidade Estadual de Campinas – Limeira – equipe Torque Baja (carro 52)
Universidade Estadual Paulista - Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha Baja (carro 35)
Universidade Federal de São Carlos – equipe Genau Baja UFSCar (carro 46)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 33)


Minas Gerais – (10 equipes / 10 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFAST) – equipe Cefast Baja (carro 9)
Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG) – equipe Baja-Unifeg (carro 66)
Centro Universitário Newton Paiva – equipe camaleão (54)
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Juiz de Fora – equipe Corsários (carro 47)
Universidade Federal de Itajubá – equipe Saci (carro 26)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 1)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – equipe Inconfidentes Baja (carro 51)
Universidade Federal de São João del Rei ( UFSJ) – equipe Komiketo Baja UFSJ (carro 20)
Universidade Federal de Viçosa (UFV) – equipe UFVbaja-Pererecas (carro 64)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Zebu Baja – UFTM (carro 36)


Espírito Santo – (3 equipes / 3 instituições)
Faculdades Integradas Espírito Santenses – equipe Faesa Baja (carro 45)
Instituto Federal do Espírito Santo (IFEP) – equipe SamaBaja (carro 39)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – equipe Vitória Baja (carro 21)




Rio de Janeiro (8 equipes /7 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CFETRJ) – equipes Mud Runner 1 (carro 40) e Mud Runner 2 (carro 41)
Instituto Politécnico UERJ – equipe Caledônia Racing (carro 74)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – equipe Reptiles Baja (carro 25)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Minerva Baja UFRJ (carro 32)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Macaé – equipe Ali Babaja (carro 58)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – equipe Tuffão Baja SAE (carro 23)
Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda – equipe UFF Baja (carro 44)


SUL (3 Estados – 11 equipes – 11 instituições)

Santa Catarina (2 equipes / 2 instituições)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipe Udesc Velociraptor (carro 6)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – equipe UFSC Baja SAE (carro 24)


Rio Grande do Sul (6 equipes / 6 instituições)
Centro Universitário Univates – equipe Baja Univates Team (carro 38)
Faculdade Horizontina – equipe Sinuelo Fahor (carro 28)
Universidade de Passo Fundo (UPF) – equipe Mas Baja Tchê (carro 31)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 19)
Universidade Federal do Rio Grande (UFRG) – equipe Baja Furg (carro 67)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – equipe Bombaja UFSM (carro 27)

Paraná (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – equipe UFPR Baja SAE (carro 22)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Curitiba (UTFPR) – equipe Imperador UTFPR (carro 29)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Campus Cornélio Procópio) – equipe Procobaja (carro 60)




22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
31 de março a 03 de abril de 2016
Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

31 de março
8h30 às 9h30 – Briefing da competição
12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios

01º de abril
9h às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios
9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos

02 de abril
9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos
11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança
11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto
11h30 às 18h30 – Repescagem de freios
16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos
19h – Briefing com pilotos

03 de abril
9h15 – Formação da largada
10h às 14h – Enduro de resistência
15h – Encerramento



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa – Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
luana@companhiadeimprensa.com.br

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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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