A equipe UFPR Baja SAE, da Universidade Federal do Paraná, sagrou-se campeã da Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul 2015, encerrada neste domingo (22), na Dana Indústrias, em Gravataí (RS). A equipe alcançou a melhor posição na classificação geral das provas estáticas e dinâmicas, com 730,75 pontos. Em segundo lugar ficou a equipe UDESC Velociraptor Baja SAE, da Universidade do Estado de Santa Catarina, que obteve 642,53 pontos; seguida pela equipe Baja de Galpão, da Universidade de Santa Cruz do Sul, do Rio Grande do Sul, com 642,25 pontos.
A competição, que teve início na sexta-feira (20), registrou o comparecimento de 21 equipes, de 24 inscritas, totalizando aproximadamente 300 participantes presentes, do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de Mato Grosso do Sul.
Além das três primeiras colocações, a competição de carros off-road, projetados e construídos por universitários de engenharia, destacou as melhores equipes nas provas estáticas e dinâmicas, aplicadas por juízes, engenheiros da indústria da mobilidade:
Apresentação de Projeto – equipe UFPR Baja SAE, da Universidade Federal do Paraná;
Conforto do Operador – equipe UFPR Baja SAE;
Aceleração – equipe UFSC Baja Lince, da Universidade Federal de Santa Catarina;
Velocidade – equipe UFSC Baja Lince;
Tração – equipe Pato Baja, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;
Manobrabilidade – equipe UDESC Velociraptor Baja SAE, da Universidade do Estado de Santa Catarina;
Suspension & Traction – equipe UDESC Velociraptor Baja SAE;
Enduro – equipe UFPR Baja SAE;
Equipe Revelação – equipe Baja Guaicurus, da Universidade Federal da Grande Dourados, do Mato Grosso do Sul.
NACIONAL – A Etapa Sul constituiu oportunidade para a troca de conhecimentos entre as equipes e o aperfeiçoamento dos veículos off-road, que irão disputar a competição nacional, realizada anualmente no primeiro semestre, em Piracicaba, interior de São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.
Além da Etapa Sul, a SAE BRASIL realizou durante o ano mais duas competições regionais, também preparatórias para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS: a Etapa Sudeste, de 17 e 18 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo; e a Etapa Nordeste, de 6 a 8 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia.
CARROS – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
“Desenvolver nos futuros engenheiros as principais capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos, é o grande objetivo dos programas estudantis da SAE BRASIL”, ressalta o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL. |