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 Release
05/10/2015
Equipes da USP de São Carlos e da FEI vencem a SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula

Competição de estudantes de engenharia foi realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, em Piracicaba, São Paulo

As equipes paulistas EESC USP Fórmula, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, e Fórmula FEI Elétrico, do Centro Universitário da FEI, venceram respectivamente nas categorias Combustão e Elétrico a 12ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE. A competição, que durou três dias, encerrou-se neste domingo, 4 de outubro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP, com a participação de 42 equipes, entre 49 inscritas.

A equipe de São Carlos comemorou muito o resultado. Com frase “o campeão voltou”, a equipe lembrou o pódio do primeiro ano da competição. “Tínhamos muita certeza de que íamos conseguir ganhar e ganhamos. Estamos muito felizes”, disse Matheus Braga, capitão da equipe, composta por 88 integrantes. A segunda colocada na Categoria Combustão foi a equipe RS Racing, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), seguida pela equipe V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Essa foi a primeira vez que a equipe gaúcha chegou entre os finalistas da competição, fato comemorado por todos os presentes.

Categoria Elétrico – Pela primeira vez na liderança da categoria, a equipe Formula FEI Elétrico também festejou o resultado. “Conseguimos! Há três anos a gente vinha acumulando a segunda colocação. Foi o resultado de muito esforço”, comemorou Guilherme Luís Paulo, membro da equipe de São Bernardo. A equipe superou diversos problemas que surgiram durante a competição, a ponto de quase não conseguir preparar o veículo para o Enduro. A equipe Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas, foi a segunda colocada na categoria Elétrico. Em terceiro lugar ficou a equipe EESC USP Tupã, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Com o resultado, a equipe EESC USP Fórmula ganhou o direito de representar o Brasil entre 11 e 14 de maio de 2016 na Formula SAE Michigan. As equipes RS Racing e Fórmula FEI Elétrico poderão representar o País na Formula SAE Lincoln, em Nebraska, de 15 a 18 de junho de 2016. As duas competições são realizadas pela SAE INTERNATIONAL, nos Estados Unidos, em que participam equipes de diversos países e onde o Brasil tem conquistado ótimas colocações entre os Top Ten.

Em Piracicaba, o Comitê Técnico também homenageou as melhores equipes por prova:

Categoria Combustão:
 Aceleração – equipe FSAE Unicamp (percorreu 75 metros em 4,04 segundos e atingiu 110 km/h).
 Apresentação – equipe FSAE Unicamp.
 Autocross – equipe EESC USP (1020 m em 1 minuto e 14 segundos).
 Custo e Manufatura – equipe EESC USP.
 Projeto – equipe EESC USP.
 Economia de combustível – equipe RS Racing.
 Enduro – equipe RS Racing (completou 22 voltas em 33 minutos).
 Skid-Pad (teste de aceleração lateral do veículo) – equipe EECS USP Fórmula.

Categoria Elétrico:
 Aceleração – equipe Unicamp E-Racing (percorreu 75 metros em 4,116 segundos e atingiu 102 km/h).
 Apresentação e Marketing – equipe Unicamp E-Racing.
 Custo e Manufatura – equipe Fórmula FEI Elétrico.
 Eficiência energética – empate técnico entre FEI e Unicamp E-Racing.
 Design – equipe Unicamp E-Racing.
 Enduro – equipe Fórmula FEI Elétrico (completou 22 voltas em 32 minutos).
 Autocross – equipe Fórmula FEI Elétrico (1020 m em 1 minuto e 14 segundos).
 Skid-Pad (teste de aceleração lateral do veículo) – equipe Fórmula FEI Elétrico.

Foram três dias de provas estáticas e dinâmicas aplicadas por juízes da indústria da mobilidade, no autódromo do ECPA, que atraiu um público de mais de 2 mil pessoas.

Tecnologias – Entre as inovações apresentadas nos carros, o Comitê Técnico observou grande evolução das equipes. A busca por materiais alternativos, como o uso no painel de resina biodegradável obtida a partir do óleo de mamona. Fibra de coco foi tendência nos carros, assim como a aplicação do aço de alta resistência no chassi.

O uso da simulação computadorizada é cada vez mais crescente para otimizar o peso dos carros, que também apresentaram-se ainda mais seguros. Exemplo foi que 28 carros, entre os 37 Fórmula SAE que chegaram ao ECPA, foram aprovados para o Enduro, um circuito de 22 km dividido em duas baterias de 11 km e dois pilotos, em que os carros tinham de completar 22 voltas no total.

Na Categoria Elétrica, o uso de baterias de tração removíveis por fator de segurança também foi novidade. Outra criatividade foi a aplicação de dois motores, acoplados a cada roda traseira, exigindo diferencial eletrônico para gerenciar o correto giro destas rodas nas curvas.

“As competições estudantis da SAE BRASIL são uma ferramenta fundamental para o fomento da engenharia e porta de entrada para o mercado de trabalho, pois despertam o interesse de empresas do setor e também dos jovens, que não raro saem das provas com estágio garantido”, aponta Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Crédito das fotos: Flávio Moraes



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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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