Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
25/09/2015
Philipp Schiemer presidirá o Congresso SAE BRASIL 2016

Anúncio foi feito nesta quinta-feira, 24, em São Paulo, durante encerramento do Congresso SAE BRASIL 2015, no Expo Center Norte

São Paulo – Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz, será o próximo presidente do Congresso SAE BRASIL em 2016. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) por Roberto Cortes, presidente do evento este ano e CEO da MAN Latin America, durante cerimônia de encerramento em que participaram líderes da indústria da mobilidade e o presidente da SAE BRASIL, Frank Sowade.

Os três dias de apresentações do Congresso SAE BRASIL, o maior fórum de engenharia da mobilidade da América Latina, fecharam com o tradicional Painel dos Presidentes, que contou com apresentações de José Eduardo Luzzi, presidente da Navistar Mercosul; P. O. Svedlund, presidente da Scania Latin America; Celso Placeres, diretor da Volkswagen do Brasil; Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil; e Wilson Bricio, presidente da ZF, mediados por Gábor Deák, conselheiro da SAE BRASIL.

Os executivos foram unânimes em apontar a produtividade, palavra-chave do Congresso este ano, como ferramenta imprescindível para enfrentar a crise pela qual passa o País. Destacaram ainda a manutenção de investimentos pelas empresas, especialmente em pesquisa e desenvolvimento, para manter a competitividade.

Celso Placeres anunciou investimentos da Volkswagen do Brasil, de R$ 5,6 bilhões até 2018, e destacou que a empresa trabalha forte em tecnologias para aumentar a produtividade das fábricas. “Implantamos uma nova linha de prensas que trocam ferramentas em 5 minutos e também processos digitais de simulação, além de workshops para o desenvolvimento do nosso capital humano”, revelou. O executivo visualiza o futuro da indústria com a otimização de todos os processos digitais integrados, desde o desenvolvimento do produto até a logística.

Koji Kondo, da Toyota, disse que a empresa trabalha para aumentar a nacionalização de produtos prevista no Inovar-Auto e aposta na flexibilidade da produção para níveis compatíveis com a demanda de mercado.

Wilson Bricio, da ZF, destacou a aquisição da TRW como marco para a atualização tecnológica de que a companhia, que comemora 100 anos de existência, precisa para enfrentar o que nomeou a nova fase da indústria brasileira. “Com essa estratégia nos tornamos o terceiro maior fornecedor de autopeças do mercado, dobramos o faturamento e passamos a atender a área de veículos leves”, ressaltou. Bricio disse ainda que os principais desafios para a competitividade passam pelas megatendências: digitalização, indústria 4.0, mudanças climáticas, urbanização, guerra por talentos, novos materiais, bioenergia e direção autônoma.

“Nunca a produtividade foi tão relevante para a indústria nacional” afirmou José Eduardo Luzzi, da Navistar, que aposta na manufatura enxuta para aumentar a eficiência na fábrica, com aumento de valor agregado pela eliminação de desperdícios ocultos e evidentes no processo produtivo. “Isso é feito com ciência, metodologia, conhecimento e educação”, disse. Para o executivo, o aumento da produtividade não depende só da automação.

P. O. Svedlund, da Scania, afirmou que a competição é a resposta para a produtividade. “Para ser um campeão é necessário um mercado aberto e investimentos em P & D” sentenciou. Svedlund destacou ainda que medidas protecionistas são incompatíveis com a produtividade e que o futuro da indústria está na eficiência energética.

BALANÇO – Com público de 8.900 visitantes, o Congresso SAE BRASIL 2015 debateu entre os dias 22 e 24 de setembro o tema “Produtividade e Tecnologia: A nova revolução na indústria da mobilidade” apresentado em 23 painéis e fóruns: Engenheiros-chefe, Internacional e Presidentes (painéis âncoras), 4º Fórum R&D, e os painéis Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Compras, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário, Logística, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, Veículos Elétricos e Híbridos.

DESTAQUES TECNOLÓGICOS – Referendada pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL, a tradicional pesquisa com visitantes da Mostra, que este ano reuniu inovações de 61 empresas, elegeu três destaques entre os expositores que apresentaram tecnologias aplicáveis ao mercado brasileiro: as empresas Bosch, Eaton e Scania.

O Congresso SAE BRASIL também apresentou 144 trabalhos inéditos de engenharia (papers), de autores nacionais e estrangeiros, durante os três dias de realização.

HOMENAGENS – Jaime Ardila, presidente da General Motors para a América do Sul, recebeu o Prêmio SAE BRASIL 2015. Outras personalidades também foram homenageadas pela SAE BRASIL em suas áreas de atuação. São elas:

Aeroespacial - Eduardo Marson, presidente da Helibrás;
Combustíveis e Emissões - Mário Massagardi, vice-presidente de Vendas e Engenhara da Bosch;
Educação de Engenharia - Fernando Malvezzi, coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia Automobilística do Instituto Mauá de Tecnologia;
Ferroviário - Cyro Laurenza, diretor técnico da Critério Estudos Especiais e Conteúdo;
Inovação Tecnológica - Fellipe Saldanha Garcia, co-fundador e CEO da Kartfly;
Internacional - Horst Bergmann, consultor sênior da FEV;
Manufatura - Roberto Bastian, ex-diretor de Operações Mercedes-Benz do Brasil e sócio diretor da Customer;
Materiais – Ed Juarez Thaiss, consultor técnico da CBMM;
Projeto do Produto - Ricardo Simões de Abreu, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahle;
Qualidade - Rubens Vaz, Quality & Launch director da Ford;
Sustentabilidade - Arthur Signorini, gerente de Sustentabilidade Honda South America.

“Com o tema Produtividade e Tecnologia: A nova revolução da Indústria da Mobilidade, o Congresso SAE BRASIL 2015 analisou a fundo questões técnicas relevantes nos setores da mobilidade, além de assuntos cobrindo outras áreas, como a tributária e de infraestrutura logística, imprescindíveis para a competitividade brasileira no cenário internacional”, diz Frank Sowade.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi - susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308