Mais de 250 estudantes de engenharia de 15 instituições de ensino superior do Nordeste, que em comum acalentam o sonho de ingressar na indústria aeronáutica, realizam os últimos ajustes em 19 aviões radiocontrolados construídos com vistas a 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, a ser realizada entre 29 de outubro e 1º de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP.
As 19 equipes nordestinas, oriundas da Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, integram as 95 inscritas nesta edição, 89 brasileiras e seis estrangeiras. No total, somam quase 1,3 mil participantes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos, que representarão 71 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e do Exterior (Venezuela e México).
Nesta edição, a competição contará com 22 equipes de São Paulo, 18 de Minas Gerais e sete do Rio de Janeiro. Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão representados por seis equipes cada. Paraná e Rio Grande do Norte contam com cinco; Pernambuco, Piauí e Bahia aparecem com três cada; Distrito Federal, Mato Grosso, Maranhão e Paraíba possuem duas; Amazonas, Espírito Santo e Sergipe têm uma equipe cada. Entre as estrangeiras, há cinco da Venezuela e uma do México.
RIO GRANDE DO NORTE – Formada por 15 estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Campus Mossoró, a veterana PegAzuls AeroDesign retorna à competição depois de alcançar a 32ª posição da Classe Regular na edição passada. Desta vez, a equipe investe em monoplano de asa alta, com fuselagem semi monocoque, trem de pouso triciclo, configuração tractor e empenagem convencional. Construída com madeira balsa, fibra de carbono, honeycomb de fibra kevlar e tecnil, a aeronave é capaz de transportar 13,6 kg, distribuídos em 12 chapas de aço carbono 1020, e alcançar a velocidade de 30 m/s. “Além de apresentar ótima eficiência estrutural e bom desempenho, a nossa aeronave é de fácil fabricação por ser feita de encaixes”, destaca Prince Carvalho, estudante do quinto semestre de Ciência e Tecnologia e o capitão da equipe.
PARAÍBA – Estreante, a equipe ParahyAsas Micro, formada por 10 estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), levará um monoplano com asa retangular e sem enflechamento, empenagem em U e fuselagem feita a partir de estrutura treliçada. Projetado para transportar 43 bolinhas de tênis, o avião foi construído com fibra de carbono, madeira balsa e compensado aeronáutico, materiais que conferiram resistência e baixo peso ao protótipo. “Confiabilidade é a principal característica da nossa aeronave, que foi feita com robustez necessária para suportar todos os esforços durante os voos”, afirma Arthur Correia, estudante do quinto período de Engenharia Elétrica e capitão da equipe. A UFCG ainda será representada pela veterana ParahyAsas, inscrita na Classe Regular.
PIAUÍ – Com 14 estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a equipe Delta do Piauí disputará a competição, na Classe Regular, com monoplano de asa alta reta-trapezoidal, propulsor do tipo tractor e empenagem convencional, capaz de transportar 12,5 kg em placas de aço e atingir velocidade máxima de 21,5 m/s. “O atual projeto se destaca pela ótima eficiência estrutural devido ao uso de materiais leves, o que proporciona à aeronave carregar uma carga cinco vezes maior que o seu peso vazio”, explica Christian Machado, estudante do terceiro ano de Engenharia Mecânica, capitão da equipe. Do Estado ainda participarão as equipes Sol do Equador e Sol do Equador Micro, ambas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).
Aeronaves – A competição abrange três categorias: Classe Regular, Classe Advanced e Classe Micro. Entre as novidades do regulamento deste ano está a distância máxima de decolagem, de 70m, independentemente da categoria. Antes era de 61m. Este limite será utilizado pela primeira vez na competição, representando o maior limite de toda história da SAE BRASIL AeroDesign. Na Classe Regular, as aeronaves poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo, e deverão respeitar uma limitação de área projetada (vista superior), cuja somatória não poderá exceder 0,9 m². Serão permitidas apenas aeronaves monomotores – o motor deverá ser selecionado entre os quatro indicados no regulamento.
Na Classe Advanced, os aviões também poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo. A única restrição de projeto é o peso vazio da aeronave, que não poderá exceder 3kg. A escolha do tipo de motor (combustão ou elétrico) e do número de motores é totalmente livre. Nesta edição, como estímulo ao uso de motores elétricos, a bateria poderá ser considerada como carga útil.
Na Classe Micro, as aeronaves deverão transportar bolas de tênis em compartimento fechado, não podendo estar presas entre si. Todos os aviões deverão carregar a mesma carga em todos os voos: 43 bolinhas. A pontuação de voo será dada de acordo com o peso vazio da aeronave e o número de voos realizados com sucesso. Para esta categoria não existem restrições de geometria ou do número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave desmontada em caixa de 0,175m³.
Provas – As avaliações serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2016, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.
A competição conta com patrocínio do Grupo Airbus, Boeing, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce, Saab e United Technologies. Além disso, desfruta do apoio de instituições governamentais: DCTA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Prefeitura de São José dos Campos. “Os programas estudantis da SAE BRASIL são uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro, pois introduzem a aplicação prática e sistêmica da tecnologia, desafiam a criatividade e a inovação, além de estimular o trabalho em equipe”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
Dia 29 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no Prédio de Eletrônica e Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Dias 30, 31 e 1º – das 7h30 às 18h – Competição de vôo no Aeroporto do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima, ao lado do MAB, em São José dos Campos/ SP. |