Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/09/2015
Neste sábado (dia 5), São José dos Campos/ SP receberá Competição SAE BRASIL Demoiselle

Competição desafia estudantes do ensino médio a construir aeromodelos de pequeno porte; Vence o monoplano que voar pelo maior tempo em uma área delimitada

Projetar e construir aeromodelos com uma só hélice, movida pela torção de um elástico, para voarem pelo maior tempo possível no interior de um ginásio. Esse é o desafio de quase 100 estudantes do ensino médio que participarão da Competição SAE BRASIL Demoiselle 2015, no Ginásio Poliesportivo da ADC Embraer, em São José dos Campos/ SP, dia 5 de setembro, das 11h às 17h.

Na terceira edição, a competição conta com 10 equipes inscritas, de 10 escolas públicas e privadas dos Estados de São Paulo e, pela primeira vez, do Espírito Santo e da Bahia. Estreiam representantes de Salvador (BA), Santos (SP), São Mateus (ES) e Taubaté (SP). Ainda participam Jacareí (SP) e São José dos Campos.

A cidade sede será representada por cinco equipes, entre as quais a Ayr Picanço, da Escola Estadual Ayr Picanço, bicampeã na competição por ter realizado voo de 130.5 segundos na edição passada e voo de 41.9 segundos na anterior. De São José dos Campos, também participarão as equipes Blue Sky, da Escola Estadual Professor Juvenal Machado de Araújo; Tucano, do Colégio Embraer Juarez Wanderley; Aerotec, da ETEC São José dos Campos; e ETEP Birds, do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Recursos Humanos.

A equipe Cajaléu, do Colégio Rezende Rezende, será a representante de Jacareí. Santos contará com a equipe Colégio do Carmo. Já Taubaté será representada pela equipe Aerocjn, do Colégio Jardim das Nações. Salvador contará com a equipe Fox, da Escola de Engenharia Eletro-Mecânica da Bahia. Já São Mateus terá como representante a equipe Ifênix, do Instituto Federal do Espírito Santo.

Patrocinada pelo Instituto Embraer e pela UNIP (Universidade Paulista), a competição visa despertar o fascínio pela aviação e o interesse pela engenharia, especialmente a aeronáutica.

Projetos – Conforme regulamento disponível no site www.saebrasil.org.br, os monoplanos de pequeno porte, não controlados, devem pesar no mínimo 7g e ter no máximo 40cm de envergadura projetada da asa (distância da ponta de uma asa à outra) e 28cm de envergadura projetada do estabilizador horizontal (superfície horizontal traseira), além de estrutura capaz de suportar a força que o elástico faz ao ser torcido por várias centenas de voltas até o lançamento, realizado à mão.

Para a construção, é permitido o uso de materiais de baixo custo: madeira, papel, filme plástico, cola, fibra de carbono e fibra de vidro, além de linha, arame, tubo plástico e elásticos para prender os principais componentes do aeromodelo. Diante do desafio, os estudantes precisam trabalhar em equipe para pesquisar as melhores soluções e técnicas existentes, além de realizar vários testes, inclusive de voo.

Durante a competição, cada equipe terá intervalo de 50 minutos para realizar, no mínimo, três voos na área delimitada. Vence o projeto que voar por maior tempo. Além de receberem troféu, os integrantes da equipe vencedora poderão acompanhar, na área vip, a 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, agendada para 29 de outubro a 1º de novembro de 2015, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos, SP. Para a segunda e a terceira colocações serão entregues troféus.

Demoiselle – O termo “Demoiselle” é uma homenagem da SAE BRASIL ao segundo avião projetado e construído por Alberto Santos Dumont, menos conhecido que o 14 Bis, mas cuja concepção estrutural é considerada excepcional, vindo a influenciar, no começo do século 20, toda a então indústria da aviação, especialmente a europeia.

Demais competições – A SAE BRASIL realiza mais três competições estudantis, estas voltadas para estudantes de graduação em engenharia: a Baja SAE, que estimula o projeto e a construção de veículos off-road; a SAE AeroDesign, em que estudantes projetam e desenvolvem aeronaves em escala reduzida; e a Fórmula SAE, que estimula o projeto e a construção de carros tipo fórmula a combustão ou elétricos. As três competições seguem os padrões da SAE International e as equipes vencedoras têm conquistado brilhante espaço para o Brasil no Exterior.

“As competições estudantis da SAE BRASIL desafiam os jovens a colocar em prática o que aprenderam na sala de aula e muito mais, pelo exercício da gestão de projeto em todos os seus aspectos”, analisa Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Programação:

11h – 12h - Recepção das equipes

12h – 13h - Verificação dos projetos e medição dos modelos

13h – 13h50 - Abertura da 1ª janela para voos oficiais

14h – 14h50 - Abertura da 2ª janela para voos oficiais

15h – 15h50 - Abertura da 3ª janela para voos oficiais

16h – 16h30 - Apuração dos resultados

16h30 – 16h50 - Divulgação dos resultados e entrega da premiação

16h50 – 17h00 - Encerramento da competição 2015


Competição SAE BRASIL Demoiselle 2015
Data: 5 de setembro de 2015, das 11h às 17h.
Local: Ginásio Poliesportivo da ADC Embraer – avenida Brigadeiro Faria Lima, 2170, Jd.Aeroporto, São José dos Campos/ SP



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308