Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/08/2015
ARTIGO - Qualidade em tempos de crise

*Marcelo Martin

O mercado automotivo brasileiro passa por uma fase extremamente crítica sem precedentes recentes. Até pouco tempo éramos o 4º maior produtor mundial deixando para trás grandes potências como Espanha, Canadá e França. Recordes de vendas e produção de veículos eram sucessivamente batidos, onde previsões sustentavam cenário de até 3 milhões de unidades. Hoje retornamos aos níveis de vendas de 2007 e não há até este momento qualquer palpite para um cenário mais otimista para o próximo ano.

Neste contexto, as parcerias tecnológicas tornam-se fundamentais, sobretudo no apoio aos novos projetos e lançamentos de veículos, bem como na garantia de produção dos volumes necessários. Contudo, seria de se supor que baixos volumes de produção em conjunto com um mercado retraído pudessem esconder eventuais problemas nos veículos comercializados, quer seja em qualidade ou confiabilidade, em decorrência de problemas estruturais. Ao mesmo tempo, existe também a necessidade real de garantir lucratividade mesmo com baixo volume de vendas. Por este motivo, os critérios de qualidade dos veículos passam por um momento de grande importância, visto tratar-se de questão estratégica na hora de decidir a compra.

O mercado consumidor, com um grande volume de oferta de modelos e versões com os mais variados tipos de acabamento, assumiu importância determinante no direcionamento de ações necessárias à qualidade final do produto, impactando toda a cadeia produtiva. A performance dos processos produtivos passa a ser então o grande desafio dos profissionais de Engenharia nas empresas.

Desenvolver e implementar processos mais robustos e prover agilidade no gerenciamento de dados é tarefa que demanda inúmeros estudos de produtividade, também nos controles de garantia de qualidade dos produtos. Por isso, cabe perguntar como atender aos constantes desafios de baixos volumes de produção, produzindo com qualidade cada vez maior e ganhos financeiros capazes de retroalimentar a cadeia com rentabilidade nas operações.

O que as empresas devem praticar para tornar esta equação mais eficiente possível e, assim, ser fator determinante de competitividade? Investir em tecnologia para garantir a qualidade e/ou desenvolver processos mais robustos sem prejuízo nos indicadores? Como viabilizar a garantia de qualidade em ambiente de baixo investimento, redução de despesas, queda nos volumes de produção? Como se preparar para a retomada do crescimento?

Este tema estará na pauta dos painéis do Comitê Manufatura, Qualidade e Logística do Congresso SAE BRASIL 2015, dia 24 de setembro, em São Paulo, com a apresentação de executivos envolvidos com esta equação que falarão de suas visões para a superação desses desafios para que as empresas tenham papel importante no mercado global e garantam espaços vitais para crescimento.


* Marcelo Martin é coordenador do Painel Qualidade do Congresso SAE BRASIL 2015

24º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASILde Tecnologia da Mobilidade

“Produtividade e Tecnologia: A nova revolução na indústria da mobilidade”
Data: 22 a 24 de setembro - das 8h30 às 20h30
Local: Expo Center Norte, Pavilhão Azul – rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP

Painel Qualidade – Tema:“Qualidade Eletrônica x Qualidade Manual”
24 de setembro, 9h – Auditório Jaçanã 1



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308