Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/09/2015
Fórum IQA debaterá importância da qualidade na retomada da economia

Em sua terceira edição, encontro reunirá especialistas da cadeia automotiva no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo, dia 21 de setembro

“A Qualidade na Retomada do Crescimento – Como Concorrer nos Mercados Nacional e Internacional”. Esse será o mote do 3º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, que reunirá especialistas dos segmentos de autopeças, montadoras, governo e entidades setoriais para análise e definição de estratégias sobre os novos caminhos da qualidade no Brasil pós-crise. O encontro será realizado no dia 21 de setembro, a partir das 7h30, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo.

Promovido pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor, e reconhecido como a principal plataforma brasileira de discussão sobre a qualidade na cadeia automotiva, o Fórum IQA da Qualidade Automotiva tem entre seus principais objetivos o incentivo ao avanço de programas voltados para qualidade e certificação de componentes utilizados por montadoras e mercado de reposição.

Para Ingo Pelikan, presidente do IQA, a definição de estratégias neste momento é essencial para que novas fronteiras de produtividade sejam ultrapassadas, com ganhos na consolidação da produção local e novos patamares de excelência de produtos, visando à competitividade nos mercados internacionais.

“A retomada dos negócios após a crise se dará sob expressiva concorrência global, isso exigirá componentes e veículos mais sofisticados, precedidos de investimentos em PD & Inovação e aliados a elevados padrões de qualidade. Esse é um contexto em que as exportações terão papel destacado na recuperação da indústria local que só conseguirá o equilíbrio se for competitiva”, analisa o presidente do IQA.

Essas e outras discussões farão parte da programação do fórum, que terá a participação de todos os segmentos do setor automotivo. “Embora tenhamos uma diversidade de temas e segmentos envolvidos na programação, todos os elos trilham o mesmo caminho para que a qualidade made in Brazil possa seguir crescendo no setor automotivo”, diz Ingo Pelikan, presidente do IQA.

Programação do 3º Fórum IQA da Qualidade Automotiva:

8h30 – Abertura com Ingo Pelikan, presidente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

8h45 – Palestra “A Qualidade na Montadora – Em Busca de Padrões de Excelência Internacionais”, com Richard Schwarzwald, diretor da Qualidade Assegurada da Volkswagen.

9h15 – Painel “A Qualidade na Cadeia de Autopeças – A Evolução dos Padrões de Qualidade na Cadeia de Produção”, com Flávio Mateus, diretor executivo da Schaeffler; e Bruno Neri, gerente da Qualidade Corporativa da Bosch.

9h55 – Palestra “Receitas para a Indústria Ganhar Competitividade – Qualidade para Avançar no Mercado Internacional”, com Martin Bodewig, diretor da Roland Berger.

11h – Palestra “A Qualidade na Retomada do Crescimento – O Valor da Qualidade para a Indústria Local se Recuperar”, com Rogério Rezende, vice-presidente da Anfavea.

11h30 – Palestra “As Lições da Fábrica Jeep”, com Amin Alidina, diretor LATAM da Qualidade da Fiat Chrysler Automobiles Group.

12h10 – Palestra “O Ponto de Vista do Inmetro – Qualidade e Certificação na Cadeia de Produção e Distribuição Automotiva”, com Paulo Roberto Coscarelli de Carvalho Jr., Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro.

12h50 – Palestra “Qualidade no Segmento de Distribuição – O Papel das Concessionárias de Veículos na Área da Qualidade”, com Valdner Papa, diretor de Relações com o Mercado da Fenabrave.

14h20 – Painel “Avanços da Qualidade no Mercado de Reposição – Os Esforços para Disciplinar o Pós-venda e Estabelecer Novos Padrões de Qualidade”, com Ana Paula Cassorla, vice-presidente da Andap; Antonio Fiola, presidente do Sindirepa; Elias Mufarej, conselheiro do Sindipeças; e Francisco Wagner de La Torre, presidente do Sincopeças. Moderação de Edson Brasil, vice-presidente de Vendas e Marketing do Grupo Arteb.

15h10 – Palestra “A Equação da Qualidade Automotiva – Os Pontos Essenciais nos Programas da Qualidade”, com Letícia Costa, diretora da Prada Assessoria.

15h50 – Palestra “As Políticas do MDIC na Área da Qualidade – O Avanço da Qualidade nos Programas do Governo”, com Rodrigo Machado Bolina, coordenador-geral das Indústrias de Máquinas Agrícolas e Rodoviárias, da Secretaria de Desenvolvimento da Produção, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

16h30 – Encerramento.



3º FÓRUM IQA DA QUALIDADE AUTOMOTIVA
Data: 21 de setembro, a partir das 7h30.
Local: Centro de Convenções Milenium – rua Dr. Bacelar, 1.043, São Paulo, SP.
Informações e inscrições: www.iqa.org.br
E-mail: forumdaqualidade@automotivebusiness.com.br
Telefones: 11 5095-8882 | 5095-8884 | 5095-8889



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefone: (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308