Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/10/2014
37 carros Fórmula SAE competem em Piracicaba até domingo ​

Estudantes de engenharia do Brasil e do Exterior levarão 29 veículos a combustão e oito elétricos ao Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo

Começa hoje a 11ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE, que é composta por carros a combustão e elétricos, projetados por estudantes de engenharia. Nesta edição, mais de 700 universitários do Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, além da Itália, se inscreveram na competição, que segue até domingo, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP). No total, são 37 equipes - 29 de carros a combustão e 8 elétricos.

As equipes brasileiras representam 27 instituições de ensino de sete Estados, além do Distrito Federal. São Paulo conta com 17 equipes inscritas, seguido por Minas Gerais com seis e Rio de Janeiro com cinco. Santa Catarina será representada por três equipes enquanto o Rio Grande do Sul tem duas equipes. Distrito Federal, Paraíba e Bahia têm uma equipe cada. Além destas, a competição conta pela primeira vez com equipe da Itália.

Em Piracicaba, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) até viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) e passarão por provas dinâmicas. No domingo, haverá a prova mais disputada: o enduro de resistência de 22 km, numa pista travada e difícil para os carros e pilotos.

Categorias – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados com motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de, pelo menos, 22 km com potência para atingir velocidade superior a 100 km/h. A recarga das baterias, realizada em carga lenta, será feito em área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.

EUA – Ao final da competição, duas equipes da Categoria Combustão e uma da Categoria Carro Elétrico, que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas, poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2015, nos Estados Unidos: 13 a 16 de maio, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na Categoria Combustão), e 17 a 20 de junho, na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Categoria Combustão e primeira colocada na Elétrica).

A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br–, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro tipo Fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

História– Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria, nos Estados Unidos.

A Categoria Carro Elétrico faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, também, do Brasil. O objetivo principal da Categoria Carro Elétrico é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.

“As competições estudantis da SAE BRASIL são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a colocar em prática o conhecimento técnico adquirido em salas de aula. No programa, os estudantes também tomam contato com a gestão do projeto em todos os seus aspectos. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro”, analisa Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, as competições estudantis da SAE BRASIL são laboratórios de inovação onde a criatividade é estimulada para a superação de obstáculos por meio de soluções técnicas que os estudantes encontram e desenvolvem. “Elas representam um aprendizado extracurricular sem igual” avalia.


Equipes - Categoria Combustão

Região Nordeste

Paraíba
Fórmula UFPB, da Universidade Federal da Paraíba
Bahia
FastTrack, da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec

Região Sudeste

São Paulo
V8 Racing, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).
Poli Racing, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI.
Fórmula Unip, da Universidade Paulista (Unip).
Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá).
EEL– Racing, da Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP).
EESC USP Fórmula SAE, da Escola de Engenharia de São Carlos.
FEB Racing, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru.
Fênix Racing, da Unesp de Ilha Solteira.
Unesp Racing, da Unesp de Guaratinguetá.
Fórmula Route UFSCar, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
FSAE-Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Rio de Janeiro
UFFórmula, da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Alpha, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet).
Ícarus, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Buffalo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Minas Gerais
Iron Racers, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).
Cheetah Racing, da UNIFEI campus Itajubá.
Fórmula FSAE-UFSJ, da Universidade Federal de São João del Rei.
Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet).
Fórmula UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Região Sul

Santa Catarina
Fórmula UNO, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
Fórmula UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Rio Grande do Sul
Fórmula UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria.
Fórmula Tec, da Faculdade de Tecnologia Tec Brasil.

EXTERIOR

Itália (1 equipe / 1 instituição)
Alma Mater Studiorum – Università di Bologna – EquipeUniBo Motorsport


Categoria Elétrica
Fórmula UFSC Elétrico (SC), da Universidade Federal de Santa Catarina
Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas (SP)
Fórmula FEI Elétrico, da FEI (SP)
Fórmula UNIP Elétrico, da Unip (SP)
B'Energy Racing, da Facens (SP)
EESC-USP Tupã, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/ USP) (SP)
Faraday Racing da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Cheetah E-Racing, da UNIFEI (MG)

11ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE

Data: de 17 a 19 de outubro de 2014
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) - rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP

Dia 17 (sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilttable e ruído (noise) – das 9h às 16h;
Dia 18 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade e auto cross– 9h às 16h
Dia 19 (domingo) – Enduro de resistência – das 9h às 12h



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Michele Alves – michele.alves@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / 99658-5828 / 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308