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 Release
28/10/2014
Amanhã (29), em Porto Alegre, SAE BRASIL debate integração de tecnologias com práticas de gestão

Simpósio SAE BRASIL de Excelência em Manufatura e Logística 2014 reunirá especialistas e executivos na Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul)

Discutir os desafios para a integração de tecnologias com as melhores práticas de gestão em manufatura e logística é o objetivo do Simpósio SAE BRASIL de Excelência em Manufatura e Logística 2014, que será realizado amanhã (dia 29), na Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre.

Organizado pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL, dirigida por Daniel Zacher, o encontro reunirá executivos e especialistas das áreas de logística, supply chain e manufatura, que farão apresentações de experiências de sucesso na aplicação de práticas alicerçadas em tecnologia – seguidas por sessões de debate. Ricardo Cassel é o chairperson da programação de Manufatura e Carlos Eduardo Panitz, de Logística.

Segundo Panitz, é comum nas empresas o uso de práticas de gestão sem o domínio da aplicação da tecnologia. “Muitas vezes, os profissionais de manufatura e logística dominam a aplicação do conceito de gestão, mas têm dificuldade de desdobrar como uma tecnologia pode habilitá-lo”, afirma.

Uma tecnologia mal inserida em modelos de gestão como o Lean Manufacturing (manufatura enxuta), por exemplo, pode se tornar um entrave em vez de potencializador do desempenho. “Implementar princípios Lean em processos logísticos ou de manufatura requer que o set-up de sistemas transacionais como ERP's (Enterprise Resource Planning), WMS (Warehouse Management Systems) e MES (Manufacturing Execution Systems) esteja também configurado para esse objetivo. E isso nem sempre é o que se vê. Para várias práticas de negócios, a tecnologia avançou mais rapidamente do que os profissionais foram preparados para tirar o proveito que elas podem trazer”, avalia o engenheiro.

Panitz enfatiza que são três os principais caminhos para a integração de tecnologias com práticas de gestão. “Primeiro, é preciso desmitificar a tecnologia para os executivos. Ela não pode ser vista como um 'bicho de sete cabeças' ou 'ciência de foguetes'; Segundo, tecnologia não garante resultado se não atender as premissas e os requisitos do modelo de gestão que ela suportará; Terceiro, na seleção de um parceiro de tecnologia, o foco principal deve ser a aderência ao negócio, mesmo que isso implique no uso de plataformas tecnológicas mais diversificadas”, aponta.

Outro passo, segundo Panitz, é entender quais tecnologias e modelos de referência já estão disponíveis no mercado que suportam determinados conceitos de gestão. “Caso contrário, a empresa corre o risco tentar 'reinventar a roda'”, afirma. Para o engenheiro, é, ainda, imprescindível ter contato com empresas que já superaram o desafio para conhecer cases de sucesso. “É importante fazer benchmarking e entender o que fez a diferença para um caso ter sido bem sucedido”, diz.

Quando alcançada, a sinergia resulta em benefícios. “A integração entre tecnologia e modelos de gestão permite romper 'trade-offs' (dilemas) e alavancar resultados expressivos em produtividade, redução de inventário e tempo de resposta ao mercado. A empresa também garante um processo robusto na medida em que ele é suportado pela tecnologia e não apenas pelo conhecimento informal e empírico dos funcionários”, aponta.

Programação – O encontro possui dois painéis. O primeiro, “Tecnologia e Inovação Alavancando Processos no Chão de Fábrica”, com Sérgio de Faria Bica, presidente da Unique Rubber Technologies; Telmo Machado Costa, gerente de Manufatura da General Motors – Planta Gravataí; e Juarez Costa, vice-presidente do Grupo de Excelência Operacional – América do Sul da Dana Indústrias.

O outro painel, “O Desafio de Integrar Tecnologia com Melhores Práticas na Logística e no Supply Chain”, contará com a contribuição de especialistas como Alfredo Lorenzoni, gerente de Compras e Logística da Fras-le; e Rodrigo Canto, gerente de Supply Chain da GKN Driveline.

Durante a programação, haverá também homenagem ao engenheiro Roberto Tinoco, ex-diretor da fábrica da General Motors em Gravataí (RS), que receberá o “Prêmio Paulo Regner de Excelência em Manufatura”. Em seguida, haverá ainda a entrega do troféu “Prêmio SAE BRASIL de Inovação em Logística”, que visa valorizar pesquisadores e profissionais de mercado de logística e supply chain por meio da premiação de cases que apresentem melhores elementos de inovação na área.

“Os simpósios da SAE BRASIL representam oportunidades para atualização e discussão de temas técnicos conectados com as demandas de uma sociedade ávida por mais segurança, conforto e qualidade de vida”, aponta Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, acrescenta que nestes encontros promovidos pela associação os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, fornecida por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses encontros são oportunidades únicas para o necessário networking profissional”, diz.

O simpósio recebe patrocínio da GKN e da General Motors, além de apoio institucional da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos).

PROGRAMAÇÃO:

13h10 –
Solenidade de abertura.
13h20 – PAINEL “TECNOLOGIA E INOVAÇÃO ALAVANCANDO PROCESSOS NO CHÃO DE FÁBRICA”, com Sérgio de Faria Bica, presidente da Unique Rubber Technologies; Telmo Machado Costa, gerente de Manufatura da General Motors – Planta Gravataí; e Juarez Costa, vice-presidente do Grupo de Excelência Operacional – América do Sul da Dana Indústrias. Debate mediado por Ingomar Goltz, diretor de Manufatura da AGCO do Brasil.
15h10 – PRÊMIO PAULO REGNER DE EXCELÊNCIA EM MANUFATURA
Homenagem a Roberto Tinoco, ex-diretor da General Motors Gravataí (RS).
15h50 – APRESENTAÇÃO DOS MELHORES CASES – PRÊMIO SAE BRASIL DE INOVAÇÃO EM LOGÍSTICA
Premiação.
Case “Implantação da Ferramenta Heijunka na Planta da AGCO Ibirubá”.
Case “Implementação de uma Central de Controle de Transporte no Fluxo Outbound das Fábricas John Deere no Brasil”.
16h25 – PAINEL “O DESAFIO DE INTEGRAR TECNOLOGIA COM MELHORES PRÁTICAS NA LOGÍSTICA E NO SUPPLY CHAIN”, com Alfredo Lorenzoni, gerente de Compras e Logística da Fras-le; e Rodrigo Canto, gerente de Supply Chain da GKN Driveline. Debate mediado por Luiz Eduardo Tettamanzy, diretor de Operações da Harman do Brasil.
17h45 – Sessão de encerramento.


Simpósio SAE BRASIL de Excelência em Manufatura e Logística 2014
Dia 29 de outubro de 2014, das 13h às 18h.
FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul) – Sala D1-100
Avenida Assis Brasil, 8787, Porto Alegre



Mais informações à imprensa:
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Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
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Telefones: (11) 4435-0000 / 9 4984-9581

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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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