Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
25/09/2014
Estudantes de SP levam 17 carros elétricos e a combustão para a Competição de Fórmula SAE

Competição reunirá mais de 700 universitários do Brasil e do Exterior, em Piracicaba/SP

O cenário não é de um Grande Prêmio de Fórmula 1, mas quem projeta e constrói as ‘máquinas’ se prepara para um dia chegar lá. São as equipes de universitários que já testam os carros, em suas instituições de ensino, para a 11ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE, de 17 a 19 de outubro, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba/SP. Só do Estado são 17 equipes – 12 com carros a combustão e 5 elétricos.

Ao todo, participam da competição de engenharia 37 equipes (mais de 700 estudantes). Na categoria combustão, são 29. Além das 12 paulistas, haverá 5 de Minas Gerais, 4 do Rio de Janeiro, 2 do Rio Grande do Sul e 2 de Santa Catarina. Paraíba, Bahia, Distrito Federal e Itália – novidade na competição – serão representados por 1 equipe cada. Entre as 8 da categoria elétrica, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina têm uma equipe cada, além de 5 paulistas.

Carros – Veterana, a equipe V8 Racing, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), levará um Fórmula SAE a combustão, com motor CBR 600RR, transmissão por correntes, diferencial com bloqueio por discos de escorregamento, suspensões independentes e peças laminadas em fibra de carbono e de vidro. “O nosso protótipo tem o objetivo de ser leve, rápido e confiável. Para isso, procuramos utilizar matérias-primas com densidade baixa, como alumínio aeronáutico e laminação de fibras, além de sempre apresentar novas tecnologias”, afirma Alexandre Camilo, capitão da equipe, 8ª colocada em 2013 entre 31 equipes inscritas na categoria.

Bicampeã da Fórmula SAE® Lincoln (Nebraska-EUA), categoria elétrica, a equipe Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas, levará veículo 100% elétrico com chassi tubular de aço e uso de materiais como alumínio aeronáutico e kevlar. “Estes materiais são leves e altamente resistentes”, afirma Felipe Corsetti Fantelli, capitão da equipe, também campeã nacional em 2013. O carro recebeu várias alterações no chassi, suspensão e freios, que garantiram redução de peso. “Foram feitas, ainda, mudanças na parte elétrica para aumentar a confiabilidade e melhorar o aproveitamento das baterias e otimizar torque do motor”, diz Fantelli, sem detalhar inovações do carro, que ganhou sistema de controle, desenvolvido pela equipe.

De São Paulo, participam ainda, na categoria combustão, as equipes Poli Racing, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP); Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI; Fórmula Unip, da Universidade Paulista (Unip); Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá); EEL–Racing, da Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP); EESC USP Fórmula SAE, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/ USP); FEB Racing, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru; Fênix Racing, da Unesp de Ilha Solteira; Unesp Racing, da Unesp de Guaratinguetá; Fórmula Route UFSCar, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e FSAE-Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na categoria elétrica estarão em Piracicaba as equipes Fórmula FEI Elétrico, da FEI; Fórmula UNIP Elétrico, da Unip; B'Energy Racing, da Facens; e EESC-USP Tupã, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/ USP).

Categorias – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados com motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de, pelo menos, 22 km com potência para atingir velocidade superior a 100 km/h. O recarregamento das baterias, em carga lenta, será feito em área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásico.

EUA – Ao final da competição, duas equipes da categoria combustão e uma da categoria elétrico, que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas, poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2015, nos Estados Unidos: 13 a 16 de maio, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na Categoria Combustão), e 17 a 20 de junho, na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Categoria Combustão e primeira colocada na elétrica).

A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br –, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro tipo Fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

História – Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria, nos Estados Unidos.

A categoria carro elétrico faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, também, do Brasil. O objetivo é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.

“As competições estudantis da SAE BRASIL são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a colocar em prática o conhecimento técnico adquirido em salas de aula. No programa, os estudantes também tomam contato com a gestão do projeto em todos os aspectos. É uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro”, analisa Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Para Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, as competições estudantis da associação são laboratórios de inovação onde a criatividade é estimulada para a superação de obstáculos por meio de soluções técnicas que os estudantes encontram e desenvolvem. “Elas representam aprendizado extracurricular sem igual” diz.


11ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE
Data: de 17 a 19 de outubro de 2014
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) - rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba
Dia 17 (sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilttable e ruído (noise) – das 9h às 16h;
Dia 18 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade e auto cross – 9h às 16h
Dia 19 (domingo) – Enduro de resistência – das 9h às 12h

11ª COMPETIÇÃO SAE BRASIL-PETROBRAS DE FÓRMULA SAE
17 a 19 de outubro – ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – Piracicaba-SP

Total de equipes inscritas: 37 – sendo 29 (categoria Combustão) e 8 (categoria Elétrico)
Total de instituições de ensino representadas: 28
7 Estados + DF + Itália
(Em 2013, foram 37 equipes – 31 na categoria Combustão e 6 na categoria Elétrico)


EQUIPES FÓRMULA COMBUSTÃO

REGIÃO SUL

Rio Grande do Sul (2 equipes / 2 instituições)
Faculdade de Tecnologia Tec Brasil (FTEC) – Equipe Fórmula Tec
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Equipe Fórmula UFSM

Santa Catarina (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Equipe Fórmula UFSC
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) – Equipe Fórmula UNO

REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais (5 equipes / 5 instituições)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itajubá – Equipe Cheetah Racing
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itabira – Equipe Iron Racers
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – Equipe Fórmula CEFAST
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Equipe Fórmula UFMG
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) – Equipe FSAE UFSJ

Rio de Janeiro (4 equipes / 3 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) – Equipe Alpha de Fórmula SAE
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Equipes Buffalo e Ufformula
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Equipe Ícarus UFRJ de Fórmula SAE

São Paulo (12 equipes / 12 instituições)
Grande São Paulo:
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) – Equipe Poli Racing
Centro Universitário da FEI (FEI) – Equipe Fórmula FEI
Universidade Paulista (Unip) – Equipe Fórmula Unip
Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá) – Equipe Mauá Racing

Interior:
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – Equipe V8 Racing
Escola de Engenharia de Lorena (EEL/ USP) – Equipe EEL–Racing
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/ USP) – Equipe EESC USP Fórmula SAE
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Bauru – Equipe FEB Racing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Ilha Solteira – Equipe Fênix Racing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Guaratinguetá – Equipe Unesp Racing
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Equipe Fórmula Route UFSCar
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Equipe FSAE-Unicamp

REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – Equipe Apuama Racing

REGIÃO NORDESTE
Bahia (1 equipe / 1 instituição)
Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec – Equipe Fast Track

Paraíba (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Equipe Fórmula UFPB

EXTERIOR
Itália (1 equipe / 1 instituição)
Alma Mater Studiorum – Università di Bologna – Equipe UniBo Motorsport


EQUIPES FÓRMULA ELÉTRICO

REGIÃO SUL

Santa Catarina (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Equipe Fórmula UFSC Elétrico

REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itajubá – Equipe Cheetah E-Racing

Rio de Janeiro (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Equipe Faraday Racing

São Paulo (5 equipes / 5 instituições)
Grande São Paulo:
Centro Universitário da FEI (FEI) – Equipe Fórmula FEI Elétrico
Universidade Paulista (Unip) – Equipe Fórmula UNIP Elétrico

Interior:
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – Equipe B'Energy Racing
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/ USP) – Equipe EESC-USP Tupã
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Equipe Unicamp E-racing



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Michele Alves – michele.alves@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308