Universitários de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul fazem os últimos ajustes em cinco carros tipo Fórmula, projetados e construídos em suas instituições de ensino, para a 11ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE. A competição de engenharia será de 17 a 19 de outubro, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba, São Paulo. As cinco equipes - duas gaúchas e três catarinenses – vão competir com outras 32, num total de 727 estudantes. Pela primeira vez a competição terá equipe da Itália.
Ao final, as duas equipes da categoria combustão e uma da categoria elétrica que obtiverem as melhores pontuações, na soma geral das provas, poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2015, nos Estados Unidos: 13 a 16 de maio, na Formula SAE Michigan (1ª colocada na categoria combustão), e 17 a 20 de junho, na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (2ª colocada na categoria combustão e 1ª colocada na categoria elétrica). Em Michigan, o Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes na categoria combustão. Na elétrica, é bicampeão.
Entre as 37 equipes inscritas, 29 são de carros a combustão – 12 de São Paulo, 5 de Minas Gerais e 4 do Rio de Janeiro, 2 do Rio Grande do Sul e 2 de Santa Catarina. Paraíba, Bahia, o Distrito Federal e Itália serão representados por 1 equipe cada. Na categoria elétrica, são oito as equipes inscritas - 5 de São Paulo, 1 de Minas Gerais, 1 do Rio de Janeiro e 1 de Santa Catarina.
Santa Catarina – Estreante, a equipe Fórmula UNO, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó e na categoria combustão, já testa o carro, que tem chassi tubular de aço 1020. Para a fabricação da estrutura, a equipe construiu uma máquina que corta os tubos com ângulo e encaixe que facilita o processo de montagem. Além da carenagem de fibra de vidro, o motor é de 4 cilindros e 600cc. “Como é o primeiro ano de competição, a equipe projetou um veículo livre de falhas mecânicas, capaz de terminar todas as provas”, diz o capitão Lucas Ricardo Miotto.
O Estado catarinense será representado, ainda, por duas equipes da Universidade Federal de Santa Catarina, a Fórmula UFSC (categoria combustão) e a Fórmula UFSC Elétrico.
Rio Grande do Sul – Veterana, a equipe Fórmula UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria, trabalha na construção de monoposto para a categoria combustão. O veículo possui motor CBR 600 RR, injeção eletrônica Motec, suspensão do tipo duplo A, rodas com aro de 13 polegadas, chassi do tipo spaceframe tubular e carenagem de fibra de vidro. “A principal inovação é a utilização de um kit aerodinâmico composto de asas dianteiras e traseiras, que auxiliarão na dinâmica do protótipo”, afirma o capitão Felipe José Scholz, que está confiante e tem como meta alcançar as primeiras cinco colocações. “Para isso, trabalhamos para aumentar a pontuação nas provas de projeto, custos e business presentation, essenciais para uma boa pontuação”, completa Scholz. Outra representante gaúcha é a equipe Fórmula Tec, da Faculdade de Tecnologia Tec Brasil, categoria combustão.
Categorias – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados com motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de, pelo menos, 22 km com potência para atingir velocidade superior a 100 km/h. O recarregamento das baterias, realizado em carga lenta, será feito em área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásico.
EUA – Ao final da competição, duas equipes da categoria combustão e uma da categoria elétrica, que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas, poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2015, nos Estados Unidos: 13 a 16 de maio, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na Categoria Combustão), e 17 a 20 de junho, na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na categoria combustão e primeira colocada na elétrica).
A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br –, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro tipo Fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
História – Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria, nos Estados Unidos.
A categoria carro elétrico faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, também, do Brasil. O objetivo principal da Categoria Carro Elétrico é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.
“As competições estudantis da SAE BRASIL são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a colocar em prática o conhecimento técnico adquirido em salas de aula. No programa, os estudantes também tomam contato com a gestão do projeto em todos os seus aspectos. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro”, analisa Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
Para Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, as competições estudantis da SAE BRASIL são laboratórios de inovação onde a criatividade é estimulada para a superação de obstáculos por meio de soluções técnicas que os estudantes encontram e desenvolvem. “Elas representam um aprendizado extracurricular sem igual” avalia.
11ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE
Data: de 17 a 19 de outubro de 2014
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo/ECPA – rod.SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba/SP
Dia 17 (sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilttable e ruído (noise) – das 9h às 16h;
Dia 18 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade e auto cross – 9h às 16h
Dia 19 (domingo) – Enduro de resistência – das 9h às 12h |