Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
JORNALISTA

Antecipe seu credenciamento para o Congresso SAE BRASIL

Acesse: http://icongresso.sae.itarget.com.br/evento/1042auth

 Release
12/09/2014
ARTIGO - Qual será o futuro do automóvel?

*Por Ricardo Takahira

Qual será o futuro dos carros? Serão elétricos? Híbridos? Estarão todos conectados? Poderão sozinhos nos levar e buscar aonde queremos? Tudo que estiver no seu interior ou à sua volta será sentido, identificado e compartilhado, inclusive ele mesmo? Com certeza essa realidade será aumentada em todos os sentidos.

É impressionante a revolução que vem acontecendo na engenharia automotiva, talvez a maior desde o advento dos motores a combustão ciclos Diesel e Otto. No limiar de uma nova revolução que envolve grandes vertentes - a dos veículos conectados, a dos veículos autônomos, e a da inevitável integração de elétricos e autônomos, a vedete é a TecnoIogia da Informação (TI).

No novo front as engenharias mecânica, elétrica e mecatrônica se aliam como nunca à TI com o desafio de conectar sistemas embarcados ao ambiente para transmissão e recebimento de dados em tempo real. O objetivo das tecnologias é agregar possibilidades ao próprio veículo, como a de encontrar a vaga e estacionar sozinho, ou descobrir caminhos alternativos no trânsito. Essas são realidades disponíveis comercialmente nos dias de hoje, integradas ao infotainment e também no sistema de navegação do veiculo, além de tablets e smartphones.

Há muito mais: a econavegação visando HMI (Human Machine Interface) para mudar o comportamento na direção (Eco_Drive) em conjunto com aspectos de trânsito e situações de tráfego em tempo real (Eco_Route) e, ainda, um dos pilares atuais da indústria automotiva visando os incentivos do Inovar Auto, as tecnologias aliadas à eficiência energética para consumo menor de combustível e redução nas emissões de CO2, tais como a diminuição do número de cilindros do motor (ou o desligamento dos mesmos), injeção direta e sistemas de Start–stop.

Definidas as regras para o uso de veículos autônomos nas ruas, os projetos sairão do conceito e irão para aplicações em nichos especiais assim como ocorre hoje com os veículos híbridos e elétricos, praticamente sem incentivo no País. Entretanto, são culturais as barreiras mais difíceis de quebrar, e é isso mesmo o que tem feito montadoras em âmbito mundial a analisarem cuidadosamente o mercado futuro e o perfil das novas gerações de consumidores.

O sonho do primeiro carro na nova juventude já não é a maior prioridade. A potência, cilindrada e ronco do motor impressionam menos que a eficiência energética, emissões e conectividade, e até mesmo o desejo de ter a propriedade de um veículo vem aos poucos substituído pela ideia de sistemas de uso compartilhado, já em prática em vários continentes.

Não são poucos os especialistas dedicados à avaliação do grau de maturidade do consumo que citam o modelo americano, em que o contrato de leasing é dominante, como uma predisposição da sociedade para a adoção da transferência da propriedade do veículo para o comodato.

Voltando à visão futurista e análise de tendência do road map tecnológico automotivo, fazer um veículo com conteúdo eletrônico embarcado e powertrain elétrico é muito mais fácil implementar um controle computacional para fazer o veículo andar. Na aeronáutica, essa tecnologia é utilizada há vários anos. Assim, quero reforçar que muito mais desafiador que fazer o veículo andar, é fazê-lo parar, reduzir, e desviar diante de situações imprevisíveis indicadas nos mapas digitais e GPS de alta precisão.

É ai que entra a Engenharia da Computação ou TI, com seus radares a laser 360°, sistemas de radar automotivo, Adaptative Cruise Control, Autonomous Cruise Control System com uso de vários sensores e tecnologias, como câmeras de vídeo stereo, ultrassom e, futuramente, tecnologias Vehicle to Mobiles, que usam sistemas wireless como bluethooth, wi-fi e, quem sabe, NFC, ou links ópticos do habitáculo veicular. Algumas dessas aplicações estão presentes nas competições internacionais estudantis e projetos acadêmicos que nascem na engenharia de computação e são integrados à automação e agregados aos veículos.

No Brasil há iniciativas nessa área, mas ainda falta interesse cooperativo entre a iniciativa privada e a academia ou, quem sabe, receie-se pelos resultados das pesquisas. Seja como for, o conteúdo tecnológico já é motivo de decisão de compra e, quem sabe, será decisão de uso do serviço nos projetos das marcas dos veículos em todo o mundo.

O grande desafio desse futuro será conciliar ciclos de vida e de desenvolvimento de produtos tão distintos com culturas organizacionais e agilidades, ainda mais distintas, em um único modelo de negócio. Explico: automóvel, tempo de vida 10 anos, ciclo de desenvolvimento 1 a 2 anos; dispositivos móveis, tempo de vida 2 anos , desenvolvimento em cadeia a cada seis meses, no mínimo; aplicativos multiplataformas, tempo de vida de 1 dia a 1 ano, algumas semanas de desenvolvimento. Vai ser um futuro de muito trabalho.

Este assunto está na pauta do Congresso SAE BRASIL, que será realizado de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.


*Ricardo Takahira é engenheiro e chairperson do Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos do Congresso SAE BRASIL

23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Tema: “Construindo a mobilidade inteligente – Os veículos do futuro”
Data: 30 de setembro a 2 de outubro - das 8h30 às 20h30
Local: Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho – rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP

Painel Veículos Elétricos e Híbridos
Tema: 'Carro Elétrico: Veiculo do Futuro ou Presente?"
1º de outubro, 14h, Auditório Santana1




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi - susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308