Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
01/09/2014
Estudantes da UFMG vencem a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste

Competição encerrou neste domingo, 31 de agosto, em Sarzedo, Minas Gerais

A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, venceu a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste, neste domingo, 31 de agosto, no Campo de Provas da CNH, Distrito Industrial de Sarzedo, região metropolitana de Belo Horizonte, MG. A competição de carros off-road projetados e construídos por estudantes de engenharia, reuniu 30 equipes de 29 instituições de ensino superior da região Sudeste do País. A segunda colocada foi a equipe FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, SP.

A terceira colocação ficou para a equipe Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), seguida pela equipe Komiketo, da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). A equipe Piratas do Vale Bardahl, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Guaratinguetá, foi a quinta colocada.

A competição, que teve início dia 29 de agosto, apontou a melhor equipe em cinco quesitos e os estudantes da UFMG venceram em quatro deles: Enduro de Resistência, Arrancada, Projeto e Suspension & Traction. O quinto quesito foi de Melhor Equipe Novata, concedido para a equipe NPRace, do Centro Universitário Newton Paiva, também de Minas Gerais.

Foram dois dias de avaliações de Segurança e Motor, além de provas dinâmicas que envolveram aceleração, tração, desempenho de dirigibilidade e o Enduro que testa a resistência num terreno acidentado e com muita dificuldade, tudo supervisionado por juízes engenheiros da indústria da mobilidade.

A Etapa Sudeste, suportada pela Seção Minas Gerais, é um etapa preparatória para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, a competição nacional que representa importante palco para novos talentos da engenharia automotiva brasileira e é realizada no primeiro semestre, em Piracicaba, São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.

Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realizará neste segundo semestre mais duas competições regionais, que são também preparatórias para o certame nacional: a Etapa Nordeste, de 7 a 9 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia; e a Etapa Sul, de 14 a 16 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“A introdução de novas tecnologias e sua aplicação sistêmica para finalidades sociais e econômicas é a filosofia que norteia as competições de engenharia da SAE BRASIL, com as quais visamos estimular os estudantes para a inovação e ajudá-los na qualificação exigida pela indústria”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Fotos: RICARDO SANTOS



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Michele Alves – michele.alves@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308