A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, venceu a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste, neste domingo, 31 de agosto, no Campo de Provas da CNH, Distrito Industrial de Sarzedo, região metropolitana de Belo Horizonte, MG. A competição de carros off-road projetados e construídos por estudantes de engenharia, reuniu 30 equipes de 29 instituições de ensino superior da região Sudeste do País. A segunda colocada foi a equipe FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, SP.
A terceira colocação ficou para a equipe Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), seguida pela equipe Komiketo, da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). A equipe Piratas do Vale Bardahl, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Guaratinguetá, foi a quinta colocada.
A competição, que teve início dia 29 de agosto, apontou a melhor equipe em cinco quesitos e os estudantes da UFMG venceram em quatro deles: Enduro de Resistência, Arrancada, Projeto e Suspension & Traction. O quinto quesito foi de Melhor Equipe Novata, concedido para a equipe NPRace, do Centro Universitário Newton Paiva, também de Minas Gerais.
Foram dois dias de avaliações de Segurança e Motor, além de provas dinâmicas que envolveram aceleração, tração, desempenho de dirigibilidade e o Enduro que testa a resistência num terreno acidentado e com muita dificuldade, tudo supervisionado por juízes engenheiros da indústria da mobilidade.
A Etapa Sudeste, suportada pela Seção Minas Gerais, é um etapa preparatória para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, a competição nacional que representa importante palco para novos talentos da engenharia automotiva brasileira e é realizada no primeiro semestre, em Piracicaba, São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.
Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realizará neste segundo semestre mais duas competições regionais, que são também preparatórias para o certame nacional: a Etapa Nordeste, de 7 a 9 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia; e a Etapa Sul, de 14 a 16 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.
Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
“A introdução de novas tecnologias e sua aplicação sistêmica para finalidades sociais e econômicas é a filosofia que norteia as competições de engenharia da SAE BRASIL, com as quais visamos estimular os estudantes para a inovação e ajudá-los na qualificação exigida pela indústria”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
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