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 Release
13/08/2014
SAE BRASIL debate em Curitiba (PR) controle de emissões no motor Diesel

Em sua 11ª edição, Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel será realizado nos dias 2 e 3 de setembro

Discutir as tendências tecnológicas para o controle de emissões no Brasil, com vistas à preparação para o Proconve P8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), é o objetivo do painel “O Motor Diesel, Inovações e Controle de Emissões”, que integrará o 11º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel. O encontro, que será realizado no Teatro Positivo, em Curitiba, nos dias 2 e 3 de setembro, tem como chairperson Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

Segundo Gilberto Leal, moderador do painel e membro da comissão organizadora do fórum, ainda não está claro quando o Proconve P8, versão brasileira para o Euro 6, entrará em vigor. “Caso seja obrigatória a introdução a partir de 2020, por exemplo, a indústria terá praticamente cinco anos para se preparar. Será um desafio e tanto, pois não somente novos sistemas de pós-tratamento serão necessários, mas motores de elevada e complexa tecnologia”, avalia.

“Novas Tecnologias para Atendimento de Euro VI” é o título da palestra de Rogério Souza, gerente técnico da Johnson Matthey Brasil. “Esperamos que o P8 seja igual ou muito parecido com o Euro 6, por isso falarei sobre os desafios de fazer a conversão de NOx em baixas temperaturas e, ainda, vou mostrar tecnologias que permitirão vencer os desafios impostos pelas novas legislações”, adianta o palestrante.

Rogério Souza também discutirá sobre combustível. “Apesar de o Euro 5 e o Euro 6 serem desenvolvidos para diesel de baixo teor de enxofre, o diesel de alto teor ainda está disponível no mercado. Nossa tecnologia deve levar em conta o uso desse diesel pelo usuário final”, avalia ao dizer que, como ainda há tempo para entrada do P8 no Brasil, é importante discutir os pontos que devem ser melhorados.

Inovação – “Como Desenvolver com Inovação em Tempo Recorde?” será a temática de Filipe Cassapo, gerente de Inovação do Senai Paraná. Segundo o engenheiro, é preciso reconhecer que todas as indústrias, em particular a engenharia, estão sendo desafiadas a responder a um contexto global de mudanças extremamente velozes e imprevisíveis. “Muitas tecnologias estão surgindo a todo o momento, em todos os lugares do mundo. São mudanças radicais que alteram as regras do jogo”, afirma.

Para Cassapo, o Brasil se atrasou na capacidade de se posicionar diante desse mundo de rápidas mudanças. “O investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação é muito baixo no Brasil – corresponde a apenas 1,5% do PIB. Já países como Coreia, Israel e Alemanha investem mais de 3% do PIB”, aponta. Outro dado é referente à inserção de profissionais com mestrado e doutorado na indústria brasileira. “Enquanto no Brasil 25% dos pesquisadores estão em atividades industriais e empresariais, na Coreia são mais de 75% e nos Estados Unidos, mais de 80%”, diz.

Para compensar o atraso, na visão de Cassapo, é preciso perseguir de forma rápida e intensa a capacidade de desenvolvimento com inovação. “O conceito central é “Lean Startup”, que pode ser traduzido para “Empreendimento Inovador Enxuto”. Na palestra, vou apresentar ferramentas, práticas e exemplos concretos que demonstram como podemos ser velozes e leves na implementação de inovação com agregação de valor aos negócios das empresas do setor automotivo”, adianta.

Também participam deste painel Kevin Hallstrom, gerente de Assuntos Regulatórios e Assistência Técnica da Basf, com a palestra “Understanding Euro VI Emission Control Catalyst Systems and Technology”, e Cláudio Furlan, supervisor de Desenvolvimento do Produto e Novos Negócios da Umicore, com a apresentação “Euro VI – Os Desafios para o Atendimento em Aplicações com Baixas Temperaturas dos Gases de Exaustão”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

2 DE SETEMBRO
9h30 – Cerimônia de abertura com Gilberto Leal, coordenador da comissão de conteúdo do fórum.
10h – Palestra com Philipp Schiemer, chairperson do fórum e presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

PAINEL: A VOZ DO CLIENTE – DOIS ANOS E MEIO DE PROCONVE P7, E AGORA?
10h45 – Debate com Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Operações da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro); Eduardo Tows, gerente nacional de Manutenção da Viação Sorriso, e Neuto G. Reis, diretor técnico executivo da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). Moderação com Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

PAINEL: ECONOMIA E MERCADO
13h15 – “Cenários: Transportes 2025 na América Latina”, com David Wong, diretor da AT Kearney; “Cenário: Economia e Financiamentos no Setor de Transportes”, com Fabiana D’Atri, economista sênior do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco; e “Cartilha do INOVAR-AUTO e Políticas Governamentais”, com Antonio Megale, presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).
14h45 – Debate moderado por Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea.

PAINEL: O MOTOR DIESEL EM EVOLUÇÃO E SUAS INOVAÇÕES
16h – “Passenger Car Diesel SULEV Emission”, com Daniel Martinek, engenheiro de Desenvolvimento do Produto Senior da AVL; “Fuel Consumption Reduction Through Low Friction Liners & Rings”, com Eduardo Nocera, gerente de Tecnologia do Produto da Mahle; “Os Novos Motores de Alta Eficiência”, com Rafael Torres, gerente executivo da Cummins; e “Sistema de Pós Tratamento de Emissões HI-eSCR Desenvolvido pela FPT Industrial”, com Gustavo Teixeira, analista de Produto da FPT Industrial.
18h – Debate moderado por Gilberto Leal, coordenador da comissão de conteúdo do fórum.


3 DE SETEMBRO
PAINEL: O MOTOR DIESEL, INOVAÇÕES E CONTROLE DE EMISSÕES
8h30 – “Como Desenvolver com Inovação em Tempo Recorde?”, com Filipe Cassapo, gerente de Inovação do Senai no Paraná; “Novas Tecnologias para Atendimento de Euro VI”, com Rogério Souza, gerente técnico da Johnson Matthey Brasil; “Euro VI – Os Desafios para o Atendimento em Aplicações com Baixas Temperaturas dos Gases de Exaustão”, com Cláudio Furlan, supervisor de Desenvolvimento do Produto e Novos Negócios da Umicore; e “Understanding Euro VI Emission Control Catalyst Systems and Technology”, com Kevin Hallstrom, gerente de Assuntos Regulatórios e Assistência Técnica da Basf.
10h30 – Debate moderado por Gilberto Leal, coordenador da comissão de conteúdo do fórum.

SESSÃO ESPECIAL: APROVE DIESEL
11h40 – “Um ano de APROVE Diesel”, com Vicente Pimenta, gerente de Relações Governamentais, Assuntos Corporativos e Novos Negócios da Delphi.
12h20 – Cerimônia de encerramento com Dalton Daumolis, gerente do fórum.


11º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel
Dias 2 e 3 de setembro
Teatro Positivo–rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Curitiba, Paraná



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

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 Perfil da empresa

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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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