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 Release
13/08/2014
SAE BRASIL discute em Curitiba (PR) o Proconve P7 e motores Diesel

Em sua 11ª edição, o Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel será realizado nos dias 2 e 3 de setembro

A voz do cliente, dois anos e meio de Proconve P7, e agora? A resposta será levantada em um dos painéis do 11º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que será realizado no Teatro Positivo, em Curitiba, nos dias 2 e 3 de setembro. O encontro, que terá Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, no comando, vai discutir a fundo o Proconve P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) no âmbito de motores Diesel.

No fórum, o debate terá como ponto de partida o ano de 2012, quando a indústria de veículos comerciais pesados passou a fabricar veículos com motores Proconve P7. “Eram veículos mais complexos, com tecnologia inédita no País, forma de operação diferenciada, motores com novas características de torque e potência, intervalos de manutenção estendidos e novas necessidades de treinamento para operação e manutenção”, afirma Gilberto Leal, membro do fórum.

Em 2012 ainda foram introduzidos no Brasil o Diesel S10, com baixo teor de enxofre, e o Arla 32, fluido automotivo que requer manuseio especial. Eram novos produtos, com alta e complexa tecnologia, que apresentavam aumento de preço. “Para nós, é fundamental saber como os problemas foram solucionados e o que deve ser feito para não repetir o problema com a introdução de produtos ainda mais complexos e caros, mas menos poluentes”, diz Leal.

Neuto Reis, diretor técnico executivo da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), um dos palestrantes, afirma que o segmento pagou o preço pela economia. “Houve ligeira economia no consumo de combustível, que, a meu ver, não foi suficiente para compensar o aumento do custo operacional. Houve aumento nos preços do diesel e dos caminhões”, diz. Agora o que se espera é retomar o fôlego. “Houve antecipação de compras e, posteriormente, queda de mercado em função do Euro V”, avalia.

Segundo Reis, a expectativa é de mais redução de consumo. “É necessária a renovação de nossa frota, cuja idade média é de 16 anos, para reduzirmos custos operacionais e o número de acidentes no trânsito. Não adianta vender mais caminhões se não houver a renovação da frota e o governo federal precisa estar disposto a dar incentivos como bônus ou isenções de impostos, o que já é aplicado em Estados como São Paulo e Minas Gerais. Qualquer que seja a política é preciso que seja federal”, considera.

Também participarão do debate Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Operações da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), e Eduardo Tows, gerente nacional de Manutenção da Viação Sorriso. A moderação será de Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

2 DE SETEMBRO
9h30 – Cerimônia de abertura com Gilberto Leal, coordenador da comissão de conteúdo do fórum.
10h – Palestra com Philipp Schiemer, chairperson do fórum e presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

PAINEL: A VOZ DO CLIENTE – DOIS ANOS E MEIO DE PROCONVE P7, E AGORA?
10h45 – Debate com Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Operações da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro); Eduardo Tows, gerente nacional de Manutenção da Viação Sorriso, e Neuto G. Reis, diretor técnico executivo da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). Moderação com Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

PAINEL: ECONOMIA E MERCADO
13h15 – “Cenários: Transportes 2025 na América Latina”, com David Wong, diretor da AT Kearney; “Cenário: Economia e Financiamentos no Setor de Transportes”, com Fabiana D’Atri, economista sênior do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco; e “Cartilha do INOVAR-AUTO e Políticas Governamentais”, com Antonio Megale, presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).
14h45 – Debate moderado por Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea.

PAINEL: O MOTOR DIESEL EM EVOLUÇÃO E SUAS INOVAÇÕES
16h – “Passenger Car Diesel SULEV Emission”, com Daniel Martinek, engenheiro de Desenvolvimento do Produto Senior da AVL; “Fuel Consumption Reduction Through Low Friction Liners & Rings”, com Eduardo Nocera, gerente de Tecnologia do Produto da Mahle; “Os Novos Motores de Alta Eficiência”, com Rafael Torres, gerente executivo da Cummins; e “Sistema de Pós Tratamento de Emissões HI-eSCR Desenvolvido pela FPT Industrial”, com Gustavo Teixeira, analista de Produto da FPT Industrial.
18h – Debate moderado por Gilberto Leal, coordenador da comissão de conteúdo do fórum.


3 DE SETEMBRO
PAINEL: O MOTOR DIESEL, INOVAÇÕES E CONTROLE DE EMISSÕES
8h30 – “Como Desenvolver com Inovação em Tempo Recorde?”, com Filipe Cassapo, gerente de Inovação do Senai no Paraná; “Novas Tecnologias para Atendimento de Euro VI”, com Rogério Souza, gerente técnico da Johnson Matthey Brasil; “Euro VI – Os Desafios para o Atendimento em Aplicações com Baixas Temperaturas dos Gases de Exaustão”, com Cláudio Furlan, supervisor de Desenvolvimento do Produto e Novos Negócios da Umicore; e “Understanding Euro VI Emission Control Catalyst Systems and Technology”, com Kevin Hallstrom, gerente de Assuntos Regulatórios e Assistência Técnica da Basf.
10h30 – Debate moderado por Gilberto Leal, coordenador da comissão de conteúdo do fórum.

SESSÃO ESPECIAL: APROVE DIESEL
11h40 – “Um ano de APROVE Diesel”, com Vicente Pimenta, gerente de Relações Governamentais, Assuntos Corporativos e Novos Negócios da Delphi.
12h20 – Cerimônia de encerramento com Dalton Daumolis, gerente do fórum.


11º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel
Dias 2 e 3 de setembro
Teatro Positivo–rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Curitiba, Paraná



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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