Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
01/08/2014
ARTIGO - Os veículos do futuro

* Por Flavio Sakai

A quantidade cada vez maior de veículos nas ruas, a aceleração da evolução das tecnologias de comunicação sem fio (2G, 3G, 4G, ...), o aumento do conteúdo embarcado nos carros (GPS, GPRS, Bluetooth, WiFi, RFID, etc...) e o crescente hábito dos usuários em relação ao uso destas tecnologias em casa, nos automóveis e no trabalho, mostram um caminho à primeira vista complexo.

De fato, vista de maneira isolada e sem a devida integração toda essa evolução pode nos levar ao caos tecnológico na área da mobilidade e na indústria automotiva. Agora mais do que nunca há que se considerar a necessidade de voltarmos os olhos para a mobilidade e tecnologias a ela ligadas, para assegurarmos a continuidade do crescimento da indústria.

E como ocorrerá esta revolução? De fato os veículos estão deixando de ser apenas elementos sobre rodas na medida em que efetivamente são conectados ao mundo exterior por tecnologias originalmente embarcadas nos próprios automóveis, por soluções de radiofrequência que identificam os veículos ou via smartphone do motorista.

Informações cada vez mais atualizadas de trânsito estão chegando aos smartphones, navegadores e sistemas de controles de trânsito das cidades. O uso dessas informações e de mapas ricos de informações permitirá a redução do tempo de deslocamento, do desperdício de combustível e dos níveis de emissões de poluentes.
Tudo isso pelo processamento de Terabytes (e esta unidade já se torna pequena para o ponto em que estamos) de dados que serão transmitidos por redes sem fio.

Os veículos trocarão informações entre si e com o ambiente externo. Novos conceitos de interface homem-máquina, mapas de alta precisão, sensores (radares, sistemas infravermelhos, câmeras fotográficas) associados a algoritmos rapidamente processados farão com que usuários possam conviver com o aparente aumento da complexidade tecnológica dentro do veículo, visto que este será cada vez mais autônomo e terá como missão, não só o deslocamento, mas garantir a segurança do usuário.

Os carros poderão “tomar decisões” como “abrir passagem” de maneira sincronizada, ordenada para um veículo de emergência médica, reconhecê-lo automaticamente não pela sirene e sim por identificação eletrônica.

Dentro do veículo o usuário poderá se sentir quase que “em casa”, ou “no escritório” ou “com os amigos”, em função de serviços baseados em soluções de conectividade que estarão à sua disposição. Emails, podcasts e mensagens que chegam ao smartphone começarão a ser lidos pelo próprio carro em língua nativa.

Todas essas “maravilhas” trazem impactos e levantam debates sobre a segurança do veículo e, principalmente, sobre a segurança do usuário. Os carros passarão a ser “computadores ambulantes”, e a quantidade de processamento aumenta muito rapidamente.

Um carro conectado à internet pode sofrer ataques de hackers? Mas ele não é autônomo? Como tornar tudo isto seguro?

De fato, este futuro não está distante. Boa parte das tecnologias e a infraestrutura, necessárias para esta revolução estão disponíveis, e os próximos passos já estão sendo dados. Esses e outros aspectos serão debatidos por especialistas no painel Telemática e Infotainment do Congresso SAE BRASIL, de 30 de setembro a 2 de outubro, em São Paulo.


*Flavio Sakai, diretor de Marketing e Vendas da Harman, é chairperson do Comitê de Telemática e Infotainment do Congresso SAE BRASIL 2014




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9.7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308