Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/05/2014
Amanhã (20) SAE BRASIL discute os desafios da indústria no atual cenário econômico, em Piracicaba, SP

Nona edição do Simpósio SAE BRASIL de Manufatura será realizada amanhã, na Universidade Metodista de Piracicaba

Frente ao grande desafio das empresas se manterem competitivas e superarem as constantes adversidades econômicas será realizado o 9º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura de Classe Mundial, no dia 20 de maio, na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 157).

Com o tema Em Busca das Melhores Práticas, o encontro promovido pela Seção São Carlos-Piracicaba da SAE BRASIL discutirá os desafios que a indústria enfrentará para aprimorar sua capacidade de elaborar processos mais eficientes e inovadores em resposta às necessidades contínuas de produzirem mais e melhor, em menos tempo, com custos reduzidos e menos impactos ambientais.

De acordo com Gyorgy Henyei Jr., chairman do simpósio, o conceito de manufatura de classe mundial fomenta a preocupação nas empresas em desenvolverem ações de responsabilidade social e sustentabilidade como chaves para alcançarem novo patamar de inovação tecnológica e de crescente competitividade.

Programação – Com a competitividade acirrada, é preciso buscar destaque e procurar novas formas de melhorar o desempenho da produção. Segundo Henyei Jr. o termo manufatura em inglês (manufacturing) é muito mais abrangente do que pensamos, pois aborda também as relações da empresa dentro de toda a cadeia produtiva. “Pensando nisso resolvemos trazer a proposta de ampliarmos o nosso conceito sobre essa palavra e trazer para o encontro uma discussão além da linha de produção da empresa”, comenta.

O executivo explica que o termo manufatura de classe mundial (WCM – Word Class Manufacturing) – é um conceito em que diversos pilares fazem parte de uma grande rede de princípios que devem ser aplicadas em todos os setores da empresa. “É um processo muito amplo aonde toda empresa quer chegar”, diz.

Dentro do tema proposto, o simpósio será norteado por palestras sobre capacitação, “start up” de instalações industriais, MPT (Manutenção Total Preventiva), segurança e ergonomia nas empresas. “Essas são pontos que se não diagnosticados impactam diretamente na capacidade produtiva de uma empresa”, avalia o chairman.

“Teremos especialistas no assunto que irão compartilhar com os participantes suas experiências e conhecimentos das melhores práticas adotadas no mercado”, destaca.

Painel estudantil - Além das palestras, haverá apresentação de trabalhos estudantis na primeira parte do dia. “Essa é uma excelente oportunidade para que os estudantes de engenharia tenham contato com a prática da profissão. O fato de participarem de um evento assim ajuda a desenvolverem as técnicas que aprendem na faculdade aplicando-as na vida real”, explica Henyei Jr.

“Os simpósios da SAE BRASIL promovem o debate sobre áreas específicas da mobilidade com foco na ciência, na tecnologia e na inovação, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social brasileiro”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.



Programação Painel Estudantil
14h10 - Palestra: "Princípios Lean que sustentam uma operação de produção de baixo custo". Sr. Pedro Claudinei Perin.
14h50 - 1° Trabalho: "APLICAÇÃO DO VALUE STREAM MAPPING E DA SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE TOMADA DE DECISÃO NA GESTÃO DE OPERAÇÕES". Autores: Caroline Alcalde Pimentel, Rodrigo Ferro e Patrícia Fernanda Santos.
15h15 - 2° Trabalho: “USO DO PENSAMENTO LEAN PARA OTMIZAÇÃO DE PROCESSOS NA INDÚSTRIA DE ÓLEO E GÁS”. Autores: Eduardo Andreotti Bodra, Ivan Massao Miura e Jônatas Vanzolini Gallego.
15h40 - 3° Trabalho: “UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA DO LEAN MANUFACTURING- QCO PARA REDUÇÃO DE TEMPO DE TROCA DE FERRAMENTA”. Autores: Karen Dariana Lopes Diniz, Norival Tenelli Junior e Paulo Eduardo do Couto.
16h05 - 4° Trabalho: “PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO BASEADO NAS FERRAMENTAS DE MANUFATURA ENXUTA: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DO LEAN OFFICE EM UMA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS”. Autores: Denis Henrique Peres, Michele A.S. Moreira e Regiane F. Beraguas.
16h30 - 5° Trabalho: “AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ATENDIMENTO EM UMA LOJA DE TELEFONIA CELULAR POR MEIO DA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE TEORIA DAS FILAS E SIMULAÇÃO”. Autores: Robinson José Catalini e Rodrigo Ferro.
16h55 - Encerramento.


Programação Simpósio
18h10 - Palestra: “Manufatura de Classe Mundial”, com Paulo Sérgio Toshio Yida, vice-presidente da Solving Efeso Consultoria.
19h – Palestra: “Desafios e perspectivas da manufatura sob o paradigma da produção sustentável”, com João Amato Neto, professor titular e chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica de São Paulo.
19h30 - Palestra: “Melhores práticas - fábrica da General Motors do Brasil em Joinville”, com Sonia Teresa de Castro Coimbra Campos, diretora de Operações de Manufatura - Plantas de São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes da General Motors do Brasil.
20h30 - Palestra: “Liderança Lean”, com Marcelo Laranjeira, coordenador corporativo do programa TPM da Robert Bosch Latino América.
21h - Palestra: “Aplicação do Lean em segurança do trabalho”, com Laudelino Cavenaghi Junior , supervisor de EHS da Caterpillar Brasil.
21h30 – Debate com os palestrantes moderado por Paulo Sérgio Toshio Yida.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar - sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308