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 Release
08/05/2014
Carros tipo Fórmula construídos por universitários competem nos EUA

Futuros engenheiros participam de duas competições nos EUA: Fórmula SAE Michigan, de 14 a 17 de maio; e Fórmula SAE Lincoln, de 18 a 21 de junho

Cerca de 30 estudantes de engenharia do Brasil fazem os últimos ajustes nos três carros Fórmula SAE – um elétrico e dois a combustão – projetados e construídos dentro das faculdades para participarem de duas competições de Engenharia, realizadas pela SAE INTERNATIONAL, em maio e junho, nos EUA. Ao todo mais de 100 carros das Américas, Europa e Ásia participam das competições.

A equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI, participa da Fórmula SAE Michigan, de 14 a 17 de maio, no Brooklyn, Michigan, enquanto as equipes Unicamp E-Racing (elétrico), da Universidade de Campinas, e Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia participam da Fórmula SAE Lincoln, de 18 a 21 de junho, em Lincoln, Nebraska.

Fórmula FEI – Denominado RS8, o protótipo construído por universitários da FEI obteve melhorias no pacote aerodinâmico com a construção em fibra de carbono, que reduziu o tempo de volta em 3,8%. Outro ponto forte está no sistema de transmissão, com novo diferencial, que permite melhor ajuste na parte dinâmica. “Agora temos maior força de contato pneu/solo, com isso excelente desempenho longitudinal do carro, principalmente em condições de chuva”, diz Renato Durães Fontana, capitão da equipe e estudante do 8º semestre de Engenharia Mecânica.

Outro destaque do carro é o sistema elétrico que passou por diversas mudanças, como adição de controle de tração inteligente. O chicote elétrico foi feito em parceria com a empresa Kroschu. “A boa relação peso/potência, confiabilidade e manobrabilidade são os pontos mais fortes do nosso carro”, conta o capitão da equipe.

A outra equipe que representará o Brasil na categoria Combustão será a Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia.

Protótipo elétrico – Os integrantes da equipe Unicamp E-Racing, atual campeã da competição internacional, construíram um carro totalmente desenvolvido em base de estudos feitos com testes e simulações, e que conseguiu 985 dos 1000 pontos da competição em 2013. “O uso dessas ferramentas nos ajudou a desenvolver um carro bem preparado, e na competição internacional que tem equipes até do MIT, a nossa chance é bem maior”, conta Danilo A. Oliveira, integrante da equipe.

Para a construção do protótipo os estudantes de Campinas optaram pela fibra sintética de aramida na carenagem, material leve e resistente. O carro é movido por motor elétrico alimentado por 76 baterias de LiFePO4, chegando a 300 volts e 120 CV (85 kilowatts) de potência, limite estabelecido pelo regulamento. Com carga de 2h nas baterias é possível rodar 25 km. O carro pesa 250 kg e atinge velocidade máxima de 170 km/h.

As equipes Fórmula FEI, Mauá Racing e Unicamp E-Racing ganharam o direito de representar o Brasil na Fórmula SAE Michigan e Fórmula SAE Lincoln após conquistarem o primeiro e segundo lugares, respectivamente, nas categorias combustão, e primeiro lugar na categoria elétrica durante a Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, ocorrida em novembro de 2013, em Piracicaba, SP.

Fórmula SAE - ESPECIALIZAÇÃO - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos devem ser tracionados com motores elétricos alimentados a partir de baterias de até 600 volts (esse limite varia de acordo com o País onde é realizada a competição). A construção dos veículos devem obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International e sob a orientação de um professor.

Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho. Já a categoria Elétrica faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia.

“O objetivo maior do conhecimento tecnológico está no processo de inovação e de introdução de novas tecnologias para sua utilização sistêmica, com fins econômicos e sociais. É essa a filosofia que a SAE BRASIL adota em suas competições estudantis, que desafiamos estudantes de engenharia à ousadia e à criatividade aplicadas aos projetos desenvolvidos por eles”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.




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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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