Caxias do Sul sediará entre os dias 7 e 9 de maio o 8º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia. O encontro bienal reunirá apresentações de 18 trabalhos técnicos, dois debates com especialistas e uma exposição com tecnologias de 32 empresas do setor. Destinado aos profissionais de toda cadeia automotiva de veículos comerciais e implementos rodoviários, o Colloquium será realizado no Centro de Convenções do Hotel Intercity (av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333).
O Colloquium abre dia 7 com test drive de caminhões Mercedes-Benz acoplados a semirreboques da Randon, no campo de provas das Empresas Randon. Mais tarde Thomas Gillespie, PhD, pesquisador científico da Universidade de Michigan e uma das principais referências mundiais na área de suspensão, fará a palestra “Efeitos da Dinâmica Veicular em Veículos Comerciais”.
Debates - Entre os 18 trabalhos técnicos que apresentarão pesquisas feitas por engenheiros brasileiros e estrangeiros, que atuam em empresas e na academia, haverá também dois debates para o setor de implementos rodoviários.
No dia 8 os especialistas se reunirão para debater “Tendências de composições rodoviárias para transporte de carga”, em que a discussão irá transitar sobre a legislação atual do ponto de vista dos fabricantes de implementos, caminhões e órgãos governamentais. O objetivo é visualizar possíveis cenários que nortearão o desenvolvimento e comercialização das composições rodoviárias necessárias para atender a demanda dos próximos anos.
No dia 9 a discussão será em torno do tema “Balança embarcada”. O objetivo é avaliar o uso da tecnologia no Brasil, seu desenvolvimento e disseminação. Segundo Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL e moderador deste debate, ainda há muito desconhecimento acerca desse equipamento. “É preciso que o mercado saiba tudo sobre esse item, avalie seus benefícios e potencial para melhorar o mercado, e busque implantá-lo em seus produtos”, avalia.
De acordo com o executivo, o uso de balança em caminhões, implementos e em veículos de transporte de passageiros, permitirá evitar a sobrecarga e consequentemente trará mais segurança às rodovias. “É importante destacar que o sobre peso é algo muito perigoso, mas também, colocar um veículo com carga abaixo de sua capacidade na estrada é perda de dinheiro, já que o custo de um caminhão é bem alto para o transportador. Por isso, a implantação desse equipamento permitirá um transporte mais eficaz e preciso”, afirma Mastrobuono.
Exposição - O Colloquium abrigará, ainda, a Mostra de Engenharia, com 32 empresas, que mostrarão suas tecnologias e novidades para os próximos anos. Os expositores serão: Altair Engineering do Brasil, Amparts, Bins Indústria de Artefatos de Borracha, Braslux Indústria de Auto Peças, CBMM, Chevron Brasil Lubrificantes, Cobre Fácil Coberturas, Continental, Durametal, Empresas Randon, ESSS, Ftec, Forbal, Frum Tecnologia em Freios, Gaff Brasil, GBR Parts, Haldex do Brasil, HBM Spectris, Hidro Jet/Microinox, Menegotti – Divisão Menfund, Mercedes-Benz do Brasil, Rassini-NHK Automotive, Ruukki, Schulz S.A., SKF, SSAB, Tenneco Automotive Brasil, Timken, Vallourec, Vinícola Cavalleri e VirtualCAE / CarSIM / TRY Testes .
Importante para fomentar o desenvolvimento de tecnologias no setor, o Colloquium que é organizado pela Seção Regional Caxias do Sul, da SAE BRASIL, espera reunir 450 participantes, entre especialistas, acadêmicos e profissionais da área. O objetivo é a troca de experiências e a discussão de trabalhos técnicos recentes, fruto de pesquisas e inovações para a indústria da mobilidade. “Além de discussões técnicas, queremos estimular contatos, já que por lá estarão presentes todos os níveis profissionais do setor o que proporcionará um networking completo”, diz Esequiel Armiliato.
O Colloquium conta com patrocínio da AcelorMittal, Anfir, CBMM, Empresas Randon, Haldex do Brasil, Magma, Menegotti – Divisão Menfund, Mercedes-Benz do Brasil, Rassini-NHK Automotive, Ruukki, SSAB, Valourec e General Bearing Corporation.
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