Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/05/2014
Amanhã (14) SAE BRASIL reúne especialistas em Campinas para debater o VLT- Veículo Leve sobre Trilhos

Entidade promove encontro para discutir melhorias na mobilidade, perspectivas para o futuro e necessidades do mercado

Para disseminar o conhecimento tecnológico da mobilidade disponível no setor ferroviário, será realizado amanhã (14), o Fórum SAE BRASIL de Tecnologia Ferroviária. O encontro será realizado no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, em Campinas, São Paulo.

Organizado pela seção Campinas da SAE BRASIL, o fórum reunirá profissionais atuantes no setor da mobilidade urbana em torno da discussão entre fabricantes, operadores e autoridades governamentais, especializados no sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que abordarão questões, como operação, tecnologia e planejamento de expansão deste sistema, bem como a melhoria da mobilidade decorrente de sua implantação.

“Apesar de bastante ignorado no Brasil nos últimos tempos, principalmente no que diz respeito ao transporte de passageiros, o setor ferroviário é de suma importância como opção de modal para cidades de grande densidade demográfica, como Campinas, por exemplo”, avalia o chairman do Simpósio e secretário de Transportes de Campinas, Carlos Barreiro.

Para o secretário a ausência de investimentos no setor para que o faça ser mais bem aproveitado no Brasil acontece porque, basicamente, o que faltam são projetos que assegurem um adequado retorno financeiro aos investidores, pois, mesmo no setor de infraestrutura (viária, neste caso) é possível contarmos com investimentos privados.

Vicente Abate, diretor de Transportes da SAE BRASIL e coordenador do fórum, acredita que o encontro será uma excelente oportunidade para discutir a crescente demanda por VLT nas médias e grandes cidades brasileiras.

“Num momento em que projetos de VLT, já consagrados em dezenas de cidades da Europa, América do Norte e Ásia, se concretizam em diversas cidades brasileiras, proporcionando elevado conforto e segurança, além de custos reduzidos e baixos impactos de emissões ao meio ambiente, é importante discutirmos como esse modal de transporte afetará a nossa economia e a mobilidade das pessoas”, avalia Abate.

Para Barreiro o simpósio quer transmitir uma mensagem de otimismo e muito trabalho, de forma planejada. “O Brasil tem primado pela ausência de bom planejamento, principalmente na esfera pública e isto tem que ser mudado a curtíssimo prazo”, finaliza.

Apresentações – O encontro contará com três painéis que discutirão o VLT no âmbito dos fabricantes, operadores e do governo. “Focamos as apresentações em consonância com a estratégia definida pela SAE BRASIL, pois enxergamos este fórum como uma grande oportunidade para reforçar o transporte ferroviário no portfólio da entidade”, explica Abate.

Programação
14h - PAINEL DOS FABRICANTES: O VLT DE ÚLTIMA GERAÇÃO
Objetivo: mostrar a visão dos fabricantes na aplicação de novas tecnologias em tração, alimentação, conforto, segurança e eficiência energética.
Moderador: Manoel Mendes, diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Ferroviárias (CEPEFER).
Convidados:Luiz Fernando Ferrari, diretor Comercial do Setor Transporte da ALSTOM; Ricardo Sanchez, gerente Comercial, da CAF Brasil; e Juan José Sanchís, vice-presidente de Marketing da Vossloh.

15h30 - PAINEL DOS OPERADORES: EXCELÊNCIA NA OPERAÇÃO DO VLT
Objetivo: debater os desafios dos operadores no atendimento à demanda dos usuários, pontualidade, regularidade, confiabilidade e segurança.
Moderador: Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos
Convidado: Joaquim Lopes da Silva, presidente da EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, VLT Baixada Santista.

17h30 - PAINEL DO GOVERNO: O PAPEL DO GOVERNO NA IMPLEMENTAÇÃO E EXPANSÃO DO SISTEMA DE VLT
Objetivo: discutir o planejamento, modelos de licitação e financiamentos do sistema.
Moderador: Carlos Alberto Bandeira Guimarães, professor da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP.
Convidados: Carlos Barreiro, secretário municipal de Transportes de Campinas/SP; Joaquim Lopes da Silva, presidente da EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, VLT Baixada Santista; Carlos Maranhão Gomes de Sá, presidente do Grupo Executivo do VLT da Secretaria Estadual de Desenvolvimento da RM de Goiânia; e Alexandre Sansão, Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (a confirmar).




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308