Para disseminar o conhecimento tecnológico da mobilidade disponível no setor ferroviário, será realizado amanhã (14), o Fórum SAE BRASIL de Tecnologia Ferroviária. O encontro será realizado no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, em Campinas, São Paulo.
Organizado pela seção Campinas da SAE BRASIL, o fórum reunirá profissionais atuantes no setor da mobilidade urbana em torno da discussão entre fabricantes, operadores e autoridades governamentais, especializados no sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que abordarão questões, como operação, tecnologia e planejamento de expansão deste sistema, bem como a melhoria da mobilidade decorrente de sua implantação.
“Apesar de bastante ignorado no Brasil nos últimos tempos, principalmente no que diz respeito ao transporte de passageiros, o setor ferroviário é de suma importância como opção de modal para cidades de grande densidade demográfica, como Campinas, por exemplo”, avalia o chairman do Simpósio e secretário de Transportes de Campinas, Carlos Barreiro.
Para o secretário a ausência de investimentos no setor para que o faça ser mais bem aproveitado no Brasil acontece porque, basicamente, o que faltam são projetos que assegurem um adequado retorno financeiro aos investidores, pois, mesmo no setor de infraestrutura (viária, neste caso) é possível contarmos com investimentos privados.
Vicente Abate, diretor de Transportes da SAE BRASIL e coordenador do fórum, acredita que o encontro será uma excelente oportunidade para discutir a crescente demanda por VLT nas médias e grandes cidades brasileiras.
“Num momento em que projetos de VLT, já consagrados em dezenas de cidades da Europa, América do Norte e Ásia, se concretizam em diversas cidades brasileiras, proporcionando elevado conforto e segurança, além de custos reduzidos e baixos impactos de emissões ao meio ambiente, é importante discutirmos como esse modal de transporte afetará a nossa economia e a mobilidade das pessoas”, avalia Abate.
Para Barreiro o simpósio quer transmitir uma mensagem de otimismo e muito trabalho, de forma planejada. “O Brasil tem primado pela ausência de bom planejamento, principalmente na esfera pública e isto tem que ser mudado a curtíssimo prazo”, finaliza.
Apresentações – O encontro contará com três painéis que discutirão o VLT no âmbito dos fabricantes, operadores e do governo. “Focamos as apresentações em consonância com a estratégia definida pela SAE BRASIL, pois enxergamos este fórum como uma grande oportunidade para reforçar o transporte ferroviário no portfólio da entidade”, explica Abate.
Programação
14h - PAINEL DOS FABRICANTES: O VLT DE ÚLTIMA GERAÇÃO
Objetivo: mostrar a visão dos fabricantes na aplicação de novas tecnologias em tração, alimentação, conforto, segurança e eficiência energética.
Moderador: Manoel Mendes, diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Ferroviárias (CEPEFER).
Convidados:Luiz Fernando Ferrari, diretor Comercial do Setor Transporte da ALSTOM; Ricardo Sanchez, gerente Comercial, da CAF Brasil; e Juan José Sanchís, vice-presidente de Marketing da Vossloh.
15h30 - PAINEL DOS OPERADORES: EXCELÊNCIA NA OPERAÇÃO DO VLT
Objetivo: debater os desafios dos operadores no atendimento à demanda dos usuários, pontualidade, regularidade, confiabilidade e segurança.
Moderador: Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos
Convidado: Joaquim Lopes da Silva, presidente da EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, VLT Baixada Santista.
17h30 - PAINEL DO GOVERNO: O PAPEL DO GOVERNO NA IMPLEMENTAÇÃO E EXPANSÃO DO SISTEMA DE VLT
Objetivo: discutir o planejamento, modelos de licitação e financiamentos do sistema.
Moderador: Carlos Alberto Bandeira Guimarães, professor da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP.
Convidados: Carlos Barreiro, secretário municipal de Transportes de Campinas/SP; Joaquim Lopes da Silva, presidente da EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, VLT Baixada Santista; Carlos Maranhão Gomes de Sá, presidente do Grupo Executivo do VLT da Secretaria Estadual de Desenvolvimento da RM de Goiânia; e Alexandre Sansão, Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (a confirmar).
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