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 Release
17/04/2014
Equipe brasileira é quarta colocada na SAE AeroDesign East Competition

Estudantes de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo disputaram a competição de engenharia nos EUA com equipes das Américas, Europa, Ásia e África

São Paulo – A equipe Uirá, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei - MG), foi a quarta colocada na categoria Regular e a primeira no ranking de maior peso transportado (12,85kg) na SAE AeroDesign East Competition, encerrada no último domingo (13) em Marietta, Georgia, EUA. Ainda na Classe Regular, a Urubus, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), conquistou a sexta posição na classificação geral, liderada pela equipe da Warsaw University of Technology, de Varsóvia, Polônia, e foi a quinta colocada em maior peso transportado da competição norte-americana.

Na Classe Micro, a equipe a EESC USP Mike, da Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (EESC USP), foi a quinta colocada. A primeira na categoria foi a Twin Cities, da University of Minnesota (Minnesota-EUA).

Na Classe Advanced, a equipe AeroRio da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), ficou na décima posição. A liderança da categoria ficou com a University of Akron (Ohio-EUA).

A SAE AeroDesign East Competition teve início dia 11 com 75 equipes inscritas de instituições de ensino das Américas, Europa, África (Egito) e Ásia. Para participar, as equipes projetaram e construíram aeronaves radio controladas, capazes de transportar cargas.

Recompensa e brilhantismo – Representar o Brasil na SAE AeroDesign East Competition foi o prêmio das equipes brasileiras por alcançarem as melhores pontuações na prova nacional 15ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada em São José dos Campos (SP), em 2013. As equipes Uirá e Urubus foram respectivamente primeiro e segundo lugares na Classe Regular, enquanto a equipe EESC USP Mike e a AeroRio Advanced classificaram-se em primeiro lugar, nas categorias Micro e Advanced.

Nos Estados Unidos, as equipes brasileiras registram histórico relevante de classificações na SAE AeroDesign East Competition: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro primeiros lugares na Classe Advanced e um primeiro lugar na Classe Micro.

“As competições estudantis da SAE são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a colocar em prática o conhecimento técnico adquirido em salas de aula. No programa, os estudantes também tomam contato com a gestão do projeto em todos os seus aspectos. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro”, diz Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

REGULAMENTO - Classe Advanced - Não existem restrições geométricas às aeronaves nem ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas não exceda 7.54cc (7.538cm3 ou 0.46in3). A distância máxima de decolagem é medida por um sistema eletrônico embarcado. Um dos grandes desafios criados em 2013 e mantidos na regra de 2014 foi o lançamento de uma carga humanitária (simulando o lançamento de alimentos etc) em uma área específica. Esta carga devia ser lançada por um segundo piloto que visualiza a área de lançamento utilizando-se de sistema de visão remota instalado na aeronave de forma que seja possível lançar a carga no alvo. Nesta categoria podem participar também estudantes de pós-graduação.

Classe Regular - A novidade na regra de 2014 para a Classe Regular é a obrigatoriedade do uso de motores elétricos, porém com o uso de um limitador de potência de 1000 watts (o que padroniza a potência dos motores utilizados). O regulamento estabelece limite máximo para as dimensões das aeronaves (somatório da altura, envergadura e comprimento não pode ser maior que 175in (4.45m)), e o compartimento de carga é também padronizado (4 x 4 x 10in (10,1 x 10,1 x 25,4cm)). As aeronaves da Classe Regular devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada de 61m (200ft). É vetado o uso de materiais compostos (Fibra de carbono ou vidro) na estrutura da aeronave.

Classe Micro - Não há restrições geométricas aos projetos, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa comercial de 60.9 x 45.7 x 20.3cm (24 x 18 x 8in). Nessa categoria as aeronaves devem usar motores elétricos e decolar via lançamento manual ou com sistema de elásticos. Desde o Aero Design East 2011 o uso de barras de chumbo não é mais permitido. Nesse caso, a carga deve ser composta de barras metálicas (aço) ou material similar à escolha da equipe. O compartimento de carga para a Classe Micro deve possuir as dimensões mínima de 2 x 2 x 5in (5 x 5 x 12,7cm).


Crédito fotos: Equipes




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